Programas de atendimento a pessoas com deficiência visual: sub projeto de informática adaptada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho31.htm http://hdl.handle.net/11449/148146 |
Resumo: | A iniciação na área da informática pelo uso de programas específicos e voltados para as necessidades de utilização de pessoas com deficiência visual teve início no ano de 1996, tendo por local de realização as dependências do Centro de Estudos, Assessoria e Orientação Educativa "Dante Moreira Leite" - CEAO - Unidade Auxiliar da F.C.L./ Campus de Araraquara-SP. Os objetivos do programa de informática adaptada são introduzir pessoas com deficiência visual na área da informática, visando a formação e a instrumentalização tanto de crianças como de adultos nessa tecnologia, por meio de equipamentos e programas desenvolvidos especificamente para esse público alvo; possibilitar o acesso e permanência na escolaridade comum; possibilitar o desenvolvimento de atividades profissionais; favorecer a integração social, através de uma atividade significativamente valorizada. O projeto de informática adaptada nos anos de 96 e 97 teve suas atividades desenvolvidas pela própria coordenadora, em parceria com a PARA D.V. - Associação para Apoio e Integração do Deficiente Visual, entidade filantrópica que encaminhava pessoas triadas para o atendimento. Em 1998 o projeto contou com uma estagiária - aluna do curso de Pedagogia - que se incumbiu de parte dos atendimentos. No início de 1999, firmou-se uma cooperação mais afetiva entre CEAO/FCL-CAr e PARA D.V., cabendo ao projeto propiciar os recursos humanos envolvidos, e à entidade parceira, suas dependências, equipamentos - incluindo aqui uma impressora Braille - e programas falados e dotados de magnificação de tela, bem como recursos financeiros para oferecimento de bolsas de apoio técnico às estagiárias participantes e material de consumo para viabilizar as atividades. A iniciativa é implementada sob a forma de atendimentos com periodicidade semanal, num total de 3 horas/aula, duas vezes por semana, a 20 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. As ações previstas foram definidas como aprendizado: - do teclado e operações básicas; - do DOS-VOX; - do WORLD-VOX; - do WINDOWS-VOX; - do WINDOWS por meio de ampliação de tela: ZOOMTEXT-XTRA. A iniciativa cumpre seu papel quando permite à Universidade que desempenhe sua função de extensão, incentivando a comunidade a organizar-se por si mesma no que tange à proposição de estratégias para enfrentamento de suas necessidades. |
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