Aprendizagem de relações ordinais por meio de treino de uma única sequência de estímulos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Grauben José Alves de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Corrêa, Diogo Rodrigues, Souza, Carlos Barbosa Alves de, Prado, Paulo Sérgio Teixeira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722010000400011
http://hdl.handle.net/11449/28863
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a formação de classes ordinais a partir do ensino de uma única sequência de estímulos sob controle da numerosidade. Participaram cinco crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Os estímulos foram formas abstratas referentes à numerosidade de 1 a 5. Usou-se um procedimento de ensino por sobreposição de estímulos. Todos os participantes alcançaram o critério de acerto na linha de base. Nos testes de transitividade e conectividade, os cincos participantes responderam prontamente. Houve generalização para duas novas classes ordinais. Nos testes de manutenção três participantes apresentaram responder consistente e um dos participantes respondeu parcialmente. Este estudo é uma contribuição para o estabelecimento de uma análise funcional da aprendizagem de repertórios numéricos.
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