Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidugli, Priscila Meireles
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192484
Resumo: O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso.
id UNSP_c0d48418e29a8eeedda09dcfebe4e02a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192484
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticosContributions of behavior analysis to the acquisition of reading and writing in populations with different diagnosesEnsino individualizadoNecessidades educacionais especiaisAnálise do comportamento aplicadaIndividualized teachingSpecial educational needsApplied behavior analysisO programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso.The systematic and computerized teaching program Learning to Read and Write in Small Steps® (ALEPP®), created based on the paradigm of equivalence relations. It´s goal a basic repertoire of reading and writing with different levels of complexity, the efficiency of which has been replicated in different research centers. Tests in applied situations and in variations with different diagnostic characteristics point to its effectiveness, meeting a wide number of diagnoses and special teaching needs. Study 1 deals with a literature review, tracking how different versions of the program and their evolution, from a printed presentation to a current computerized presentation. The results pointed out for ALEPP®, in its different modules, have the potential to reproduce reading and writing repertoires in different contexts. While the gap was verified, despite its potential, ALEPP® was not used on a large scale in schools, except for INCT research. Study 2 refers to applied research, with the objective of verifying Module 1 of the ALEPP® ® software in children with different diagnoses and learning conditions, frequent in a resource room of the Municipal Public School of Elementary Education, with complaints of delay in the acquisition of reading and writing repertoires. The results show that, despite the initial diversified impact, the participants managed to finish two teaching units, reaching a percentage above 80% in reading and dictation post-tests. This data indicates that the ALEPP® teaching curriculum can be used as a supplementary activity in resource rooms.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guidugli, Priscila Meireles2020-05-06T18:50:40Z2020-05-06T18:50:40Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19248400093040233004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:23:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:23:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
Contributions of behavior analysis to the acquisition of reading and writing in populations with different diagnoses
title Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
spellingShingle Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
Guidugli, Priscila Meireles
Ensino individualizado
Necessidades educacionais especiais
Análise do comportamento aplicada
Individualized teaching
Special educational needs
Applied behavior analysis
title_short Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
title_full Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
title_fullStr Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
title_full_unstemmed Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
title_sort Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
author Guidugli, Priscila Meireles
author_facet Guidugli, Priscila Meireles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidugli, Priscila Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino individualizado
Necessidades educacionais especiais
Análise do comportamento aplicada
Individualized teaching
Special educational needs
Applied behavior analysis
topic Ensino individualizado
Necessidades educacionais especiais
Análise do comportamento aplicada
Individualized teaching
Special educational needs
Applied behavior analysis
description O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-06T18:50:40Z
2020-05-06T18:50:40Z
2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192484
000930402
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/192484
identifier_str_mv 000930402
33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650093395476480