Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192484 |
Resumo: | O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso. |
id |
UNSP_c0d48418e29a8eeedda09dcfebe4e02a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192484 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticosContributions of behavior analysis to the acquisition of reading and writing in populations with different diagnosesEnsino individualizadoNecessidades educacionais especiaisAnálise do comportamento aplicadaIndividualized teachingSpecial educational needsApplied behavior analysisO programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso.The systematic and computerized teaching program Learning to Read and Write in Small Steps® (ALEPP®), created based on the paradigm of equivalence relations. It´s goal a basic repertoire of reading and writing with different levels of complexity, the efficiency of which has been replicated in different research centers. Tests in applied situations and in variations with different diagnostic characteristics point to its effectiveness, meeting a wide number of diagnoses and special teaching needs. Study 1 deals with a literature review, tracking how different versions of the program and their evolution, from a printed presentation to a current computerized presentation. The results pointed out for ALEPP®, in its different modules, have the potential to reproduce reading and writing repertoires in different contexts. While the gap was verified, despite its potential, ALEPP® was not used on a large scale in schools, except for INCT research. Study 2 refers to applied research, with the objective of verifying Module 1 of the ALEPP® ® software in children with different diagnoses and learning conditions, frequent in a resource room of the Municipal Public School of Elementary Education, with complaints of delay in the acquisition of reading and writing repertoires. The results show that, despite the initial diversified impact, the participants managed to finish two teaching units, reaching a percentage above 80% in reading and dictation post-tests. This data indicates that the ALEPP® teaching curriculum can be used as a supplementary activity in resource rooms.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guidugli, Priscila Meireles2020-05-06T18:50:40Z2020-05-06T18:50:40Z2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19248400093040233004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:23:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192484Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:31.762281Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos Contributions of behavior analysis to the acquisition of reading and writing in populations with different diagnoses |
title |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
spellingShingle |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos Guidugli, Priscila Meireles Ensino individualizado Necessidades educacionais especiais Análise do comportamento aplicada Individualized teaching Special educational needs Applied behavior analysis |
title_short |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
title_full |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
title_fullStr |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
title_full_unstemmed |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
title_sort |
Contribuições da análise do comportamento para a aquisição de leitura e escrita em populações com diferentes diagnósticos |
author |
Guidugli, Priscila Meireles |
author_facet |
Guidugli, Priscila Meireles |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guidugli, Priscila Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino individualizado Necessidades educacionais especiais Análise do comportamento aplicada Individualized teaching Special educational needs Applied behavior analysis |
topic |
Ensino individualizado Necessidades educacionais especiais Análise do comportamento aplicada Individualized teaching Special educational needs Applied behavior analysis |
description |
O programa sistemático e informatizado de ensino Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos® (ALEPP®), foi criado com base no paradigma das relações de equivalência. Sua finalidade é estabelecer repertório básico de leitura e escrita com diferentes níveis de complexidade, cuja eficiência tem sido replicada em diferentes centros de pesquisa. As intervenções em situações aplicadas e em populações com diferentes características de diagnóstico apontam sua efetividade, atendendo um amplo número de diagnósticos e necessidades especiais de ensino. O Estudo 1 trata-se de uma revisão de literatura, rastreando as diferentes versões do programa e sua evolução, desde a apresentação impressa até a apresentação informatizada e online atual. Os resultados apontam que o ALEPP® em seus diferentes módulos, tem potencial para ensinar repertórios de leitura e escrita em diferentes contextos. Enquanto lacuna verificou-se que apesar de seu potencial, o ALEPP® não tem sido utilizado em larga escala nas escolas, exceto para pesquisas do INCT/ECCE (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino). O Estudo 2 refere-se a uma pesquisa aplicada, com o objetivo de verificar a eficácia do Módulo 1 do software ALEPP® em crianças com diferentes diagnósticos e condições de aprendizagem, que frequentaram uma sala de recursos de uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, com queixas de atraso na aquisição de repertórios de leitura e escrita. Os resultados apontam que apesar do repertório inicial diversificado, os participantes conseguiram terminar duas unidades de ensino, chegando a percentuais acima de 80% nos pós testes de leitura e ditado. Tal dado indica que o currículo de ensino do ALEPP® pode ser utilizado como atividade suplementar nas salas de recurso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-06T18:50:40Z 2020-05-06T18:50:40Z 2020-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192484 000930402 33004056085P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192484 |
identifier_str_mv |
000930402 33004056085P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129315994337280 |