Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Simone Borges [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ36.htm
http://hdl.handle.net/11449/148235
Resumo: O processo de envelhecimento humano vem sendo tratado de maneira mais séria e crítica pela comunidade científica, como também pela sociedade contemporânea que acompanha o declínio da taxa de natalidade e o aumento da população idosa. Nesse sentido, investigaremos quais procedimentos poderiam auxiliar na desmistificação do processo de envelhecimento humano, incluindo os preconceitos e os temores tão cultivados pela sociedade ao longo dos séculos. Além disso, analisaremos as implicações do envelhecimento no desenvolvimento e na manutenção da memória, assim como das habilidades cognitivas a ela relacionadas. Daremos especial ênfase aos aspectos presentes no meio ambiente e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, aspectos esses discutidos pela teoria sóciocultural apresentada por Vygotsky. Para essa atividade utilizaremos a leitura como elo de ligação para a busca de novos conhecimentos a partir de conhecimentos já existentes, aspecto esses relacionados às habilidades cognitivas dos idosos. O contexto da pesquisa é a Universidade Aberta à 3ª Idade – UNATI – UNESP - Marília, onde foi instituído um grupo de leitura no qual são realizadas práticas de leitura livre e reflexiva, das quais extraímos os dados que são gravados em áudio, para posterior transcrição e análise. Através dessa experiência com o grupo, com reuniões semanais durante o 2º semestre de 2001 e o 1º semestre de 2002, nos foi possível verificar um aumento significativo na participação das alunas no tocante às discussões, uma vez que as participantes revelaram, ao longo das atividades, uma maior liberdade em exporem suas opiniões frente aos textos, frente aos outros colegas e até mesmo frente às antigas opiniões cultivadas por elas mesmas. Até o presente momento, as leituras em grupo também despertaram antigas lembranças de períodos da história de vida das participantes e até mesmo do desenvolvimento da cidade de Marília, sendo possível a reconstrução de fatos históricos e de momentos decisivos no desenvolvimento da cidade, possibilitando o desenvolvimento das habilidades cognitivas das participantes da oficina de leitura.
id UNSP_c0fd7766691c5d22a338dd92660053b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148235
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimentoO processo de envelhecimento humano vem sendo tratado de maneira mais séria e crítica pela comunidade científica, como também pela sociedade contemporânea que acompanha o declínio da taxa de natalidade e o aumento da população idosa. Nesse sentido, investigaremos quais procedimentos poderiam auxiliar na desmistificação do processo de envelhecimento humano, incluindo os preconceitos e os temores tão cultivados pela sociedade ao longo dos séculos. Além disso, analisaremos as implicações do envelhecimento no desenvolvimento e na manutenção da memória, assim como das habilidades cognitivas a ela relacionadas. Daremos especial ênfase aos aspectos presentes no meio ambiente e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, aspectos esses discutidos pela teoria sóciocultural apresentada por Vygotsky. Para essa atividade utilizaremos a leitura como elo de ligação para a busca de novos conhecimentos a partir de conhecimentos já existentes, aspecto esses relacionados às habilidades cognitivas dos idosos. O contexto da pesquisa é a Universidade Aberta à 3ª Idade – UNATI – UNESP - Marília, onde foi instituído um grupo de leitura no qual são realizadas práticas de leitura livre e reflexiva, das quais extraímos os dados que são gravados em áudio, para posterior transcrição e análise. Através dessa experiência com o grupo, com reuniões semanais durante o 2º semestre de 2001 e o 1º semestre de 2002, nos foi possível verificar um aumento significativo na participação das alunas no tocante às discussões, uma vez que as participantes revelaram, ao longo das atividades, uma maior liberdade em exporem suas opiniões frente aos textos, frente aos outros colegas e até mesmo frente às antigas opiniões cultivadas por elas mesmas. Até o presente momento, as leituras em grupo também despertaram antigas lembranças de períodos da história de vida das participantes e até mesmo do desenvolvimento da cidade de Marília, sendo possível a reconstrução de fatos históricos e de momentos decisivos no desenvolvimento da cidade, possibilitando o desenvolvimento das habilidades cognitivas das participantes da oficina de leitura.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paiva, Simone Borges [UNESP]2017-01-18T18:08:06Z2017-01-18T18:08:06Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ36.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148235PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-08T20:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148235Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
title Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
spellingShingle Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
Paiva, Simone Borges [UNESP]
title_short Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
title_full Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
title_fullStr Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
title_full_unstemmed Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
title_sort Um olhar sobre a influência da leitura no desenvolvimento cognitivo durante o processo de envelhecimento
author Paiva, Simone Borges [UNESP]
author_facet Paiva, Simone Borges [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Simone Borges [UNESP]
description O processo de envelhecimento humano vem sendo tratado de maneira mais séria e crítica pela comunidade científica, como também pela sociedade contemporânea que acompanha o declínio da taxa de natalidade e o aumento da população idosa. Nesse sentido, investigaremos quais procedimentos poderiam auxiliar na desmistificação do processo de envelhecimento humano, incluindo os preconceitos e os temores tão cultivados pela sociedade ao longo dos séculos. Além disso, analisaremos as implicações do envelhecimento no desenvolvimento e na manutenção da memória, assim como das habilidades cognitivas a ela relacionadas. Daremos especial ênfase aos aspectos presentes no meio ambiente e suas implicações no desenvolvimento cognitivo, aspectos esses discutidos pela teoria sóciocultural apresentada por Vygotsky. Para essa atividade utilizaremos a leitura como elo de ligação para a busca de novos conhecimentos a partir de conhecimentos já existentes, aspecto esses relacionados às habilidades cognitivas dos idosos. O contexto da pesquisa é a Universidade Aberta à 3ª Idade – UNATI – UNESP - Marília, onde foi instituído um grupo de leitura no qual são realizadas práticas de leitura livre e reflexiva, das quais extraímos os dados que são gravados em áudio, para posterior transcrição e análise. Através dessa experiência com o grupo, com reuniões semanais durante o 2º semestre de 2001 e o 1º semestre de 2002, nos foi possível verificar um aumento significativo na participação das alunas no tocante às discussões, uma vez que as participantes revelaram, ao longo das atividades, uma maior liberdade em exporem suas opiniões frente aos textos, frente aos outros colegas e até mesmo frente às antigas opiniões cultivadas por elas mesmas. Até o presente momento, as leituras em grupo também despertaram antigas lembranças de períodos da história de vida das participantes e até mesmo do desenvolvimento da cidade de Marília, sendo possível a reconstrução de fatos históricos e de momentos decisivos no desenvolvimento da cidade, possibilitando o desenvolvimento das habilidades cognitivas das participantes da oficina de leitura.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:08:06Z
2017-01-18T18:08:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ36.htm
http://hdl.handle.net/11449/148235
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ36.htm
http://hdl.handle.net/11449/148235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128133726994432