O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/157304 |
Resumo: | O presente trabalho aponta algumas das principais técnicas idiomáticas do berimbau brasileiro, e demonstra como estes elementos foram usados na elaboração de três composições para conjunto de berimbaus. A pesquisa foi instigada pela vivência prática com este instrumento em diferentes contextos musicais, o que resultou na possibilidade de utilizar os conhecimentos técnicos aprendidos na Capoeira e em alguns trabalhos da MPB, para serem ferramentas composicionais em obras para grupos de câmara. Por decorrência deste processo foi necessário identificar e definir alguns dos recursos idiomáticos mais comuns do instrumento. Para ilustrar e melhor compreender sobre o idiomatismo do berimbau, recorremos a transcrições de gravações fonográficas de importantes instrumentistas da Capoeira e da música popular brasileira. |
id |
UNSP_c165399a316746845d2abe89ca45b662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/157304 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativasThe use of the berimbau idiomatic elements in collaborative compositional experimentsBerimbauIdiomatismoCapoeiraMúsica Popular BrasileiraBerimbauIdiomatismCapoeiraBrazilian Popular MusicO presente trabalho aponta algumas das principais técnicas idiomáticas do berimbau brasileiro, e demonstra como estes elementos foram usados na elaboração de três composições para conjunto de berimbaus. A pesquisa foi instigada pela vivência prática com este instrumento em diferentes contextos musicais, o que resultou na possibilidade de utilizar os conhecimentos técnicos aprendidos na Capoeira e em alguns trabalhos da MPB, para serem ferramentas composicionais em obras para grupos de câmara. Por decorrência deste processo foi necessário identificar e definir alguns dos recursos idiomáticos mais comuns do instrumento. Para ilustrar e melhor compreender sobre o idiomatismo do berimbau, recorremos a transcrições de gravações fonográficas de importantes instrumentistas da Capoeira e da música popular brasileira.The present work points out some of the main idiomatic techniques of the Brazilian berimbau, and demonstrates how these elements were used in the elaboration of three compositions for the berimbaus ensemble. The research was instigated by the practical experience with this instrument in different musical contexts, which resulted in the possibility of using the technical knowledge learned in Capoeira and in some works of MPB, to be used as compositional tools in works for chamber groups. As a result of this process it was necessary to identify and define some of the most common idiomatic resources of the instrument. To illustrate and better understand the berimbau's idiomaticity, we have resorted to transcriptions of phonographic recordings of important instrumentalists from Capoeira and popular Brazilian music.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, Fernando de Souza [UNESP]2018-10-11T23:52:18Z2018-10-11T23:52:18Z2018-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15730400090893433004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-01T06:19:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:59.222478Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas The use of the berimbau idiomatic elements in collaborative compositional experiments |
title |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
spellingShingle |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas Miranda, Fernando de Souza [UNESP] Berimbau Idiomatismo Capoeira Música Popular Brasileira Berimbau Idiomatism Capoeira Brazilian Popular Music |
title_short |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
title_full |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
title_fullStr |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
title_full_unstemmed |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
title_sort |
O uso de elementos idiomáticos do berimbau em experimentações composicionais colaborativas |
author |
Miranda, Fernando de Souza [UNESP] |
author_facet |
Miranda, Fernando de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Stasi, Carlos Eduardo Di [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Fernando de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Berimbau Idiomatismo Capoeira Música Popular Brasileira Berimbau Idiomatism Capoeira Brazilian Popular Music |
topic |
Berimbau Idiomatismo Capoeira Música Popular Brasileira Berimbau Idiomatism Capoeira Brazilian Popular Music |
description |
O presente trabalho aponta algumas das principais técnicas idiomáticas do berimbau brasileiro, e demonstra como estes elementos foram usados na elaboração de três composições para conjunto de berimbaus. A pesquisa foi instigada pela vivência prática com este instrumento em diferentes contextos musicais, o que resultou na possibilidade de utilizar os conhecimentos técnicos aprendidos na Capoeira e em alguns trabalhos da MPB, para serem ferramentas composicionais em obras para grupos de câmara. Por decorrência deste processo foi necessário identificar e definir alguns dos recursos idiomáticos mais comuns do instrumento. Para ilustrar e melhor compreender sobre o idiomatismo do berimbau, recorremos a transcrições de gravações fonográficas de importantes instrumentistas da Capoeira e da música popular brasileira. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-11T23:52:18Z 2018-10-11T23:52:18Z 2018-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/157304 000908934 33004013066P3 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/157304 |
identifier_str_mv |
000908934 33004013066P3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129042156617728 |