Análise técnica do forehand no beach tennis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vertuan, Leonardo Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252041
Resumo: O beach tennis, do inglês, tênis de praia, é um esporte muito novo comparado aos outros. Esse esporte tem uma semelhança muito grande com alguns dos esportes mais tradicionais como, o tênis de campo, o vôlei de praia e o frescobol. O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravenna, na Itália. Já no Brasil, chegou apenas em 2008 no Rio de Janeiro. O objetivo no presente estudo é o de propor um instrumento por meio de checklist para avaliação da execução técnica do movimento de forehand. Após a elaboração do instrumento, duas amostras da execução do forehand por praticantes, um iniciante e outro profissional, da modalidade baseadas em imagens de vídeo foram utilizadas para uma testagem preliminar do instrumento proposto. Os resultados dessa testagem demonstraram uma pontuação próxima à máxima para o profissional e 26% pior para o amador, evidenciando a diferença entre ambos, sendo possível visualizar através do teste se o forehand é ou não proficiente.
id UNSP_c1686111c6b579efd12214ebb1c9e3c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252041
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise técnica do forehand no beach tennisTechnical analysis of the forehand in beach tennisTênis de praiaForehandAnáliseBeach tennisForehandAnalysisO beach tennis, do inglês, tênis de praia, é um esporte muito novo comparado aos outros. Esse esporte tem uma semelhança muito grande com alguns dos esportes mais tradicionais como, o tênis de campo, o vôlei de praia e o frescobol. O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravenna, na Itália. Já no Brasil, chegou apenas em 2008 no Rio de Janeiro. O objetivo no presente estudo é o de propor um instrumento por meio de checklist para avaliação da execução técnica do movimento de forehand. Após a elaboração do instrumento, duas amostras da execução do forehand por praticantes, um iniciante e outro profissional, da modalidade baseadas em imagens de vídeo foram utilizadas para uma testagem preliminar do instrumento proposto. Os resultados dessa testagem demonstraram uma pontuação próxima à máxima para o profissional e 26% pior para o amador, evidenciando a diferença entre ambos, sendo possível visualizar através do teste se o forehand é ou não proficiente.Beach tennis is a very new sport compared to others. This sport is very similar to some of the more traditional sports such as tennis, beach volleyball and racquetball. Beach tennis was created in mid-1987 in the province of Ravenna, Italy. In Brazil, it only arrived in 2008 in Rio de Janeiro. The objective of the present study is to propose an instrument using a checklist to evaluate the technical execution of the forehand movement. After developing the instrument, two samples of forehand execution by practitioners, one beginner and the other professional, based on video images, were used for preliminary testing of the proposed instrument. The results of this test demonstrated a score close to the maximum for the professional and 26% worse for the amateur, highlighting the difference between the two, making it possible to see through the test whether the forehand is proficient or not.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]Vertuan, Leonardo Silva2023-12-15T18:23:25Z2023-12-15T18:23:25Z2023-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:26:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:26:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise técnica do forehand no beach tennis
Technical analysis of the forehand in beach tennis
title Análise técnica do forehand no beach tennis
spellingShingle Análise técnica do forehand no beach tennis
Vertuan, Leonardo Silva
Tênis de praia
Forehand
Análise
Beach tennis
Forehand
Analysis
title_short Análise técnica do forehand no beach tennis
title_full Análise técnica do forehand no beach tennis
title_fullStr Análise técnica do forehand no beach tennis
title_full_unstemmed Análise técnica do forehand no beach tennis
title_sort Análise técnica do forehand no beach tennis
author Vertuan, Leonardo Silva
author_facet Vertuan, Leonardo Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hiraga, Cynthia Yukiko [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vertuan, Leonardo Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis de praia
Forehand
Análise
Beach tennis
Forehand
Analysis
topic Tênis de praia
Forehand
Análise
Beach tennis
Forehand
Analysis
description O beach tennis, do inglês, tênis de praia, é um esporte muito novo comparado aos outros. Esse esporte tem uma semelhança muito grande com alguns dos esportes mais tradicionais como, o tênis de campo, o vôlei de praia e o frescobol. O beach tennis foi criado em meados de 1987 na província de Ravenna, na Itália. Já no Brasil, chegou apenas em 2008 no Rio de Janeiro. O objetivo no presente estudo é o de propor um instrumento por meio de checklist para avaliação da execução técnica do movimento de forehand. Após a elaboração do instrumento, duas amostras da execução do forehand por praticantes, um iniciante e outro profissional, da modalidade baseadas em imagens de vídeo foram utilizadas para uma testagem preliminar do instrumento proposto. Os resultados dessa testagem demonstraram uma pontuação próxima à máxima para o profissional e 26% pior para o amador, evidenciando a diferença entre ambos, sendo possível visualizar através do teste se o forehand é ou não proficiente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T18:23:25Z
2023-12-15T18:23:25Z
2023-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252041
url https://hdl.handle.net/11449/252041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650328434835456