Integração de pistas em tarefa de percepção de fala de fricativas desvozeadas em crianças com e sem transtorno fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Mayara Ferreira de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204837
Resumo: Introdução: McGurk e McDonald inauguraram uma nova perspectiva para o entendimento sobre a percepção de fala, reportando a importância da informação visual associada às pistas de ordem acústica nesse processo. Desde então, estudos apontam para a natureza multimodal no processo de percepção de fala. Embora se verifique a presença de estudos voltados para identificação de integração de pistas no processo de percepção de fala, ainda são poucos os estudos que avaliam a integração de pistas audiovisuais em crianças com Transtorno Fonológico (doravante TF). Objetivo: O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho de crianças com e sem TF na tarefa de percepção multimodal envolvendo pistas auditivas e visuais em fricativas desvozeadas. Assumindo que o transtorno fonológico poderia estar associado a uma capacidade prejudicada de integrar a informação fonológica de duas fontes de modalidade, supõe-se que crianças com TF apresentem pior desempenho e maior tempo de reação na tarefa de integração de pistas auditivas e visuais em relação às crianças sem TF. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Protocolo nº15416819.6.0000.5406. Participaram do estudo 30 crianças, subdivididas em dois grupos: Grupo experimental (GE), composto por 15 crianças diagnosticadas com transtorno fonológico com acometimento na classe das fricativas; e Grupo controle (GC), composto por 15 crianças com desenvolvimento típico de fala. Os estímulos apresentados consistiram em gravações em áudio e vídeo da produção de sílabas com padrão silábico simples: /f/, /s/ e / ʃ / no contexto da vogal / a /. Foi utilizado o software Opensesame(5) para a elaboração da tarefa de percepção multimodal, envolvendo a apresentação de estímulos apenas por via auditiva; (2) apresentação dos estímulos apenas por via visual; e (3) apresentação simultânea dos estímulos auditivos e visuais de forma congruente; (4) apresentação simultânea dos estímulos auditivos e visuais de maneira incongruente. Na análise, foram consideradas as porcentagens de respostas corretas e o respectivo tempo de reação nas diferentes condições de apresentação dos estímulos, enquanto para os estímulos incongruentes, foi considerada a porcentagem de preferência perceptiva e o respectivo tempo de reação. Resultados: Considerando a porcentagem de respostas corretas, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito estatisticamente significante para o grupo, para as condições de apresentação dos estímulos, assim como para interação entre grupo*condição. O teste Post-hoc de Duncan´s mostrou pior acurácia para a condição de apresentação visual isolada somente para o (GE). Na análise do estímulo audiovisual incongruente, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito significante para as condições e para a interação entre grupo*condições. O teste Post Hoc de Duncan´s mostrou, para o (GE), menor porcentagem de respostas para condição auditiva e maiores porcentagens para a condição visual e ilusão perceptual. Em relação ao tempo de reação, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito significativo para grupo e condição. Crianças com TF apresentaram maior tempo de reação em relação às crianças típicas. O teste Post-Hoc de Duncan’s mostrou maior tempo de reação para condição visual em ambos os grupos. Conclusão: Crianças com TF apresentaram pior desempenho e maior tempo de reação na tarefa de percepção multimodal, sugerindo dificuldades na integração das informações fonológicas de fontes bimodais. A condição visual mostrou-se como a mais difícil para ambos os grupos.
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Objetivo: O objetivo do presente estudo foi comparar o desempenho de crianças com e sem TF na tarefa de percepção multimodal envolvendo pistas auditivas e visuais em fricativas desvozeadas. Assumindo que o transtorno fonológico poderia estar associado a uma capacidade prejudicada de integrar a informação fonológica de duas fontes de modalidade, supõe-se que crianças com TF apresentem pior desempenho e maior tempo de reação na tarefa de integração de pistas auditivas e visuais em relação às crianças sem TF. Método: Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o Protocolo nº15416819.6.0000.5406. Participaram do estudo 30 crianças, subdivididas em dois grupos: Grupo experimental (GE), composto por 15 crianças diagnosticadas com transtorno fonológico com acometimento na classe das fricativas; e Grupo controle (GC), composto por 15 crianças com desenvolvimento típico de fala. Os estímulos apresentados consistiram em gravações em áudio e vídeo da produção de sílabas com padrão silábico simples: /f/, /s/ e / ʃ / no contexto da vogal / a /. Foi utilizado o software Opensesame(5) para a elaboração da tarefa de percepção multimodal, envolvendo a apresentação de estímulos apenas por via auditiva; (2) apresentação dos estímulos apenas por via visual; e (3) apresentação simultânea dos estímulos auditivos e visuais de forma congruente; (4) apresentação simultânea dos estímulos auditivos e visuais de maneira incongruente. Na análise, foram consideradas as porcentagens de respostas corretas e o respectivo tempo de reação nas diferentes condições de apresentação dos estímulos, enquanto para os estímulos incongruentes, foi considerada a porcentagem de preferência perceptiva e o respectivo tempo de reação. Resultados: Considerando a porcentagem de respostas corretas, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito estatisticamente significante para o grupo, para as condições de apresentação dos estímulos, assim como para interação entre grupo*condição. O teste Post-hoc de Duncan´s mostrou pior acurácia para a condição de apresentação visual isolada somente para o (GE). Na análise do estímulo audiovisual incongruente, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito significante para as condições e para a interação entre grupo*condições. O teste Post Hoc de Duncan´s mostrou, para o (GE), menor porcentagem de respostas para condição auditiva e maiores porcentagens para a condição visual e ilusão perceptual. Em relação ao tempo de reação, a Anova de Medidas Repetidas mostrou efeito significativo para grupo e condição. Crianças com TF apresentaram maior tempo de reação em relação às crianças típicas. O teste Post-Hoc de Duncan’s mostrou maior tempo de reação para condição visual em ambos os grupos. Conclusão: Crianças com TF apresentaram pior desempenho e maior tempo de reação na tarefa de percepção multimodal, sugerindo dificuldades na integração das informações fonológicas de fontes bimodais. A condição visual mostrou-se como a mais difícil para ambos os grupos.Objective:This study aimed to compare the integration of auditory and visual cues in the multimodal perception task of voiceless fricatives in children with and without PD. Assuming that phonological disorder could influence how children perform the integration of auditory-visual cues, the hypothesis is that children with PD have worse performance in the integration of auditory and visual cues since the PD could be associated with an impaired capacity to integrate phonological information from two-mode sources. Methods: This study was approved by the Research Ethics Committee (REC) of the São Paulo State University ―Júlio de Mesquita Filho‖ (Unesp), Campus of Marília, under protocol nº 15416819.6.0000.5406. Thirty children were tested, being 15 diagnosed with phonological disorder involving problems to produce fricatives (GE) and 15 with typical speech development (GC). The presented stimuli consisted of audio and video recordings of the production of syllables with simple syllabic pattern: /f/, /s/ and /ʃ/ in the context of the vowel /a/. The multimodal perception task, using the Opensesame software, involved the stimuli presentation only by auditory pathway; (2) the stimuli presentation only by visual pathway; and (3a) simultaneous presentation of the auditory and visual stimuli congruently; (3b) simultaneous presentation of the auditory and visual stimuli incongruously. In the analysis were considered the accuracy (% of correct answers), % of perceptual preference in incongruent audiovisual condition, and the reaction time through different conditions of the stimuli presentation. Results: The repeated measures Anova showed a statistically significant for group, for conditions as well as for interaction between group*conditions. Tukey´s Post-hoc test showed worst accuracy for the PD mainly in the only visual pathway compared to typical children. In the analysis of audiovisual stimuli incongruent, the repeated measures Anova showed a significant main effect for conditions and interaction between group*conditions. Tukey´s. Post-Hoc showed that both groups based on the auditory pathway in the incongruent condition, but typically children presented the highest percentage of the correct response. Concerning the reaction time, repeated measures Anova showed a statistically significant for group and conditions. Children with PD presented a longer reaction time than typical children. Tukey´s Post-hoc showed a longer reaction time for the visual condition in both groups. Conclusion: Children with PD presented worse performance and longer reaction time in the multimodal perception task, suggesting difficulties in integrating phonological information from two-mode sources.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2019/12749-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Berti, Larissa Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Mayara Ferreira de [UNESP]2021-06-01T19:12:23Z2021-06-01T19:12:23Z2021-05-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20483733004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:08:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:08:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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