Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244304 |
Resumo: | Atualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exame |
id |
UNSP_c17798b9751f4b441fdc3a70bfda9340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244304 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEMA case study in the 3rd grade of high school using ENEM questionsUn estudio de caso en el 3º grado de secundaria utilizando preguntas del ENEMUne étude de cas en 3ème année du secondaire utilisant des questions ENEMEnsino MédioEstatísticaENEMHigh schoolStatisticAtualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exameCurrently, society is surrounded by such a large amount of information that it is not impossible to think about how useful Statistics is and how this science is becoming one of the most important skills to be able to learn, as one of the most important skills to make decisions. This situation has led Statistics to a prominent place in the students' curriculum, requiring a new look at its teaching. It is in this context that this paper emphasizes the importance of studying Statistics in High School, verify the frequency with which its contents appear in the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam - ENEM) and also its relevance to the other Mathematics contents. With this in mind, this paper presents the results of a qualitative research, in which a case study was conducted with students from the 3rd grade of high school (3ª série do Ensino Médio) in a public school in the city of Ibitinga - SP. It has been verified, through some activities, how well prepared the students are for the ENEM. This verification included some studies involving an analysis of the class, using the results obtained in a first diagnostic test and a second diagnostic test. These results were also associated with the performance of these students on the ENEM exam, understanding possible factors that influence them not to have an auspicious result in this examNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Buzolin, Prescila Glaucia Christianini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Felipe Lacorte de2023-07-03T10:54:07Z2023-07-03T10:54:07Z2023-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-25T18:06:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:02:20.136568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM A case study in the 3rd grade of high school using ENEM questions Un estudio de caso en el 3º grado de secundaria utilizando preguntas del ENEM Une étude de cas en 3ème année du secondaire utilisant des questions ENEM |
title |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
spellingShingle |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM Souza, Felipe Lacorte de Ensino Médio Estatística ENEM High school Statistic |
title_short |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
title_full |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
title_fullStr |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
title_sort |
Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM |
author |
Souza, Felipe Lacorte de |
author_facet |
Souza, Felipe Lacorte de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Buzolin, Prescila Glaucia Christianini [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Felipe Lacorte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Estatística ENEM High school Statistic |
topic |
Ensino Médio Estatística ENEM High school Statistic |
description |
Atualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exame |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-03T10:54:07Z 2023-07-03T10:54:07Z 2023-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244304 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128450025750528 |