Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Felipe Lacorte de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244304
Resumo: Atualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exame
id UNSP_c17798b9751f4b441fdc3a70bfda9340
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEMA case study in the 3rd grade of high school using ENEM questionsUn estudio de caso en el 3º grado de secundaria utilizando preguntas del ENEMUne étude de cas en 3ème année du secondaire utilisant des questions ENEMEnsino MédioEstatísticaENEMHigh schoolStatisticAtualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exameCurrently, society is surrounded by such a large amount of information that it is not impossible to think about how useful Statistics is and how this science is becoming one of the most important skills to be able to learn, as one of the most important skills to make decisions. This situation has led Statistics to a prominent place in the students' curriculum, requiring a new look at its teaching. It is in this context that this paper emphasizes the importance of studying Statistics in High School, verify the frequency with which its contents appear in the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam - ENEM) and also its relevance to the other Mathematics contents. With this in mind, this paper presents the results of a qualitative research, in which a case study was conducted with students from the 3rd grade of high school (3ª série do Ensino Médio) in a public school in the city of Ibitinga - SP. It has been verified, through some activities, how well prepared the students are for the ENEM. This verification included some studies involving an analysis of the class, using the results obtained in a first diagnostic test and a second diagnostic test. These results were also associated with the performance of these students on the ENEM exam, understanding possible factors that influence them not to have an auspicious result in this examNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Buzolin, Prescila Glaucia Christianini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Felipe Lacorte de2023-07-03T10:54:07Z2023-07-03T10:54:07Z2023-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244304porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-25T18:06:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:02:20.136568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
A case study in the 3rd grade of high school using ENEM questions
Un estudio de caso en el 3º grado de secundaria utilizando preguntas del ENEM
Une étude de cas en 3ème année du secondaire utilisant des questions ENEM
title Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
spellingShingle Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
Souza, Felipe Lacorte de
Ensino Médio
Estatística
ENEM
High school
Statistic
title_short Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
title_full Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
title_fullStr Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
title_full_unstemmed Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
title_sort Um estudo de caso na 3ª série do Ensino Médio utilizando questões do ENEM
author Souza, Felipe Lacorte de
author_facet Souza, Felipe Lacorte de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buzolin, Prescila Glaucia Christianini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Felipe Lacorte de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Estatística
ENEM
High school
Statistic
topic Ensino Médio
Estatística
ENEM
High school
Statistic
description Atualmente a sociedade vive rodeada por uma quantidade de informações tão grande que não se pode deixar de pensar o quanto a Estatística é útil e o quanto esta ciência vem configurando-se como uma das competências mais importantes para se tomar decisões. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, exigindo um novo olhar sobre o seu ensino. É neste contexto que este trabalho vem ressaltar a importância de estudar Estatística no Ensino Médio, verificar a frequência com que seus conteúdos aparecem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também a sua relevância para com os outros conteúdos de Matemática. Pensando nisso, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um estudo de caso com alunos da 3a série do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Ibitinga – SP, cujo objetivo foi verificar, a partir de algumas atividades, o quanto os alunos estão preparados para o ENEM. Esta verificação incluiu alguns estudos envolvendo uma análise de desempenho da turma, utilizando os resultados obtidos em um primeiro teste diagnóstico e em um segundo teste diagnóstico. Esses resultados também foram associados com o desempenho desses alunos na prova do ENEM, entendendo possíveis fatores que influenciam os mesmos a não terem um resultado auspicioso neste exame
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-03T10:54:07Z
2023-07-03T10:54:07Z
2023-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244304
url http://hdl.handle.net/11449/244304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128450025750528