Compósitos à base de gesso incorporados com resíduos de borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151166 |
Resumo: | O gesso é o material sintético construtivo mais antigo que se tem notícia, e sua ampla utilização é devido as suas boas propriedades termoacústicas e de resistência ao fogo. No Brasil, seu emprego concentra-se em forros, revestimentos e paredes divisórias, conhecidas como gesso acartonado. Todavia, o gesso é um material sobre o qual existe pouco conhecimento ao nível da investigação. E este projeto se propõe a estudar mais esse material, através da confecção de compósitos a base de gesso com a incorporação de borracha de pneus, tornando-o assim um material sustentável. A borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus inservíveis tem ampla aplicação em pesquisas com concretos e argamassas; porém pouco se sabe sobre sua aplicação no gesso. Para atingir o objetivo proposto nesse trabalho serão feitos ensaios de microscopia eletrônica de varredura, resistência à ruptura na flexão, resistência à compressão, dureza superficial, absorção de água, densidade superficial de massa, consistência (mini-slump) e comportamento térmico. Dessa maneira, é possível afirmar que a incorporação de borracha pode ser interessante para a produção de placas de gesso, uma vez que pode incorporar um resíduo sem destino totalmente adequado, produzindo placas com características semelhantes das já utilizadas e ainda contribuindo em aspectos como densidade, dureza superficial e isolamento térmico. Sendo assim, dentre as granulometrias utilizadas neste estudo, a borracha grossa pode ser considerada a que teve melhor desempenho, uma vez que apresentou características de ser mais trabalhável, menos absorvente e mais isolante termicamente, além de apresentar resistências à compressão e a flexão adequadas para sua utilização (não estrutural), menores mossas e maior leveza do material. |
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Compósitos à base de gesso incorporados com resíduos de borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneusGypsum composite incorporated with rubber residues from the tire recovery processCompósitos de gessoBorracha de pneusCaracterização físico-mecânicaComportamento térmicoMaterial alternativo de construçãoGypsum compositeTire rubberPhysical and mechanical characterizationThermal behaviorAlternative building materialO gesso é o material sintético construtivo mais antigo que se tem notícia, e sua ampla utilização é devido as suas boas propriedades termoacústicas e de resistência ao fogo. No Brasil, seu emprego concentra-se em forros, revestimentos e paredes divisórias, conhecidas como gesso acartonado. Todavia, o gesso é um material sobre o qual existe pouco conhecimento ao nível da investigação. E este projeto se propõe a estudar mais esse material, através da confecção de compósitos a base de gesso com a incorporação de borracha de pneus, tornando-o assim um material sustentável. A borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus inservíveis tem ampla aplicação em pesquisas com concretos e argamassas; porém pouco se sabe sobre sua aplicação no gesso. Para atingir o objetivo proposto nesse trabalho serão feitos ensaios de microscopia eletrônica de varredura, resistência à ruptura na flexão, resistência à compressão, dureza superficial, absorção de água, densidade superficial de massa, consistência (mini-slump) e comportamento térmico. Dessa maneira, é possível afirmar que a incorporação de borracha pode ser interessante para a produção de placas de gesso, uma vez que pode incorporar um resíduo sem destino totalmente adequado, produzindo placas com características semelhantes das já utilizadas e ainda contribuindo em aspectos como densidade, dureza superficial e isolamento térmico. Sendo assim, dentre as granulometrias utilizadas neste estudo, a borracha grossa pode ser considerada a que teve melhor desempenho, uma vez que apresentou características de ser mais trabalhável, menos absorvente e mais isolante termicamente, além de apresentar resistências à compressão e a flexão adequadas para sua utilização (não estrutural), menores mossas e maior leveza do material.Gypsum is the oldest constructive synthetic material ever heard, and their widespread use is due to its good thermoacoustic properties and fire resistance. In Brazil, its use is focused on linings, coating and partitions, known as drywall. However, the gypsum is a material on which there is little knowledge in terms of research. And this project aims to study more this material through the production of composite gypsum with tire rubber incorporation, thus making it a sustainable material. The rubber from the retreading process scrap tires has wide application in research on concrete and mortar; but little is known about its application in gypsum. In order to reach the objective proposed in this work, scanning electron microscopy, flexural strength, compressive strength, surface hardness, water absorption, bulk density, consistency (mini-slump) and thermal behavior will be performed. In this way, it is possible to affirm that the incorporation of rubber can be interesting for the production of gypsum boards, since it can incorporate a residue without destination completely, producing plates with characteristics similar to those already used and still contributing in aspects such as density, surface hardness and thermal insulation. Thus, among the granulometries used in this study, the thick rubber can be considered the one that had better performance, since it presented characteristics of being more workable, less absorbent and more thermally insulating, besides presenting resistance to compression and flexion adequate for its use (non-structural), smaller dents and greater lightness of the material.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2015/17658-4Universidade Estadual Paulista (Unesp)Akasaki, Jorge Luís [UNESP]Fioriti, Cesar Fabiano [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Nayra Alberici [UNESP]2017-07-19T19:11:12Z2017-07-19T19:11:12Z2017-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15116600088927833004099084P583167293801173230000-0001-5461-4495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-13T06:09:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151166Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:09:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O gesso é o material sintético construtivo mais antigo que se tem notícia, e sua ampla utilização é devido as suas boas propriedades termoacústicas e de resistência ao fogo. No Brasil, seu emprego concentra-se em forros, revestimentos e paredes divisórias, conhecidas como gesso acartonado. Todavia, o gesso é um material sobre o qual existe pouco conhecimento ao nível da investigação. E este projeto se propõe a estudar mais esse material, através da confecção de compósitos a base de gesso com a incorporação de borracha de pneus, tornando-o assim um material sustentável. A borracha proveniente do processo de recauchutagem de pneus inservíveis tem ampla aplicação em pesquisas com concretos e argamassas; porém pouco se sabe sobre sua aplicação no gesso. Para atingir o objetivo proposto nesse trabalho serão feitos ensaios de microscopia eletrônica de varredura, resistência à ruptura na flexão, resistência à compressão, dureza superficial, absorção de água, densidade superficial de massa, consistência (mini-slump) e comportamento térmico. Dessa maneira, é possível afirmar que a incorporação de borracha pode ser interessante para a produção de placas de gesso, uma vez que pode incorporar um resíduo sem destino totalmente adequado, produzindo placas com características semelhantes das já utilizadas e ainda contribuindo em aspectos como densidade, dureza superficial e isolamento térmico. Sendo assim, dentre as granulometrias utilizadas neste estudo, a borracha grossa pode ser considerada a que teve melhor desempenho, uma vez que apresentou características de ser mais trabalhável, menos absorvente e mais isolante termicamente, além de apresentar resistências à compressão e a flexão adequadas para sua utilização (não estrutural), menores mossas e maior leveza do material. |
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