Análise dos efeitos de uma proposta de ensino a respeito da contribuição das mulheres para a Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basilio, Leticia Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181798
Resumo: As discriminações presentes em nossa sociedade, como os estereótipos de gênero, representam um grande obstáculo à democratização, uma vez que definem os papéis que devem ser exercidos por homens e mulheres, limitando a participação das mulheres em áreas científicas e em nossa civilização como um todo. A ausência de referências femininas na Ciência pode acabar por reforçar a ideia estereotipada a respeito dos cientistas, que geralmente são imaginados pelos estudantes como homens. Discussões relativas a temática são fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária. Para isso, a utilização da História da Ciência no ensino pode ser considerada uma aliada por possibilitar a compreensão da Ciência como algo não neutro, determinada por interesses da sociedade vigente e influenciada por aspectos sociais, políticos e econômicos, dando aos estudantes subsídios para que possam refletir acerca do meio em que vivem. Assim, a presente pesquisa possui caráter qualitativo e tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta de ensino acerca da contribuição das mulheres para a Ciência nas noções de alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a primeira etapa do estudo consistiu na realização de entrevista individual com os participantes, com o objetivo de investigar suas ideias a respeito do fazer científico, de cientistas e quais características atribuem a eles. Posteriormente, foi desenvolvida uma sequência didática de intervenção, com o intuito de evidenciar a influência dos aspectos históricos-sociais na construção da Ciência, discutir sobre as contribuições das mulheres para a Ciência e as possíveis causas de sua menor participação em relação aos homens. Na terceira etapa, a partir de questionários individuais, foram coletadas as percepções dos estudantes no que se refere aos efeitos da proposta didática desenvolvida. Também foi realizado um grupo focal, para que os participantes pudessem refletir coletivamente e ampliar suas ideias a respeito da temática. Foi realizada ainda, uma análise dos documentos oficiais mais recentes em relação a presença da temática mulheres na Ciência. A última etapa refere-se a análise dos dados, que se deu por meio da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível constatar que os estudantes não possuíam referência de cientistas mulheres, uma vez que apenas uma aluna entre os 23 participantes soube mencionar o nome de uma cientista, sendo ela Marie Curie. Os demais estudantes citaram apenas cientistas homens (Albert Einstein, Newton, Galileu, Darwin, Wallace e Freud) ou afirmaram não se lembrar de nenhum nome. No que se refere às entrevistas, foi possível constatar que os participantes possuem uma noção rasa de Ciência e algumas vezes confundem a Ciência com a disciplina Ciências, mencionando os seus professores responsáveis por essa matéria como cientistas. Durante o desenvolvimento da sequência didática, ficou evidente a participação predominante dos alunos em relação às alunas dessa turma, fato que pode estar relacionado com a maior segurança que eles sentem em expor suas opiniões sem medo de estarem errados, por serem incentivados desde cedo a serem ativos, reflexivos e autônomos, enquanto as meninas são educadas para serem obedientes, passivas e heterônomas. Ainda, os participantes parecem estar num momento de transição de pensamentos em relação as questões de gênero, demonstrando-se desconstruídos sobre certos assuntos e deixando transparecer em algumas situações preconceitos talvez ainda não reconhecidos. Com base nos dados coletados durante o desenvolvimento da sequência didática, no grupo focal e nos questionários, depreendemos que o desenvolvimento da sequência didática foi positivo, por proporcionar reflexões críticas acerca do fazer científico. Os(as) alunos(as) demonstraram ter ampliado a quantidade de referências de cientistas mulheres, assim como as ideias relativas ao local de atuação de cientistas. Além de terem apresentado modificações nas ideias icônicas sobre pessoas que trabalham em áreas científicas.
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Para isso, a utilização da História da Ciência no ensino pode ser considerada uma aliada por possibilitar a compreensão da Ciência como algo não neutro, determinada por interesses da sociedade vigente e influenciada por aspectos sociais, políticos e econômicos, dando aos estudantes subsídios para que possam refletir acerca do meio em que vivem. Assim, a presente pesquisa possui caráter qualitativo e tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta de ensino acerca da contribuição das mulheres para a Ciência nas noções de alunos e alunas do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a primeira etapa do estudo consistiu na realização de entrevista individual com os participantes, com o objetivo de investigar suas ideias a respeito do fazer científico, de cientistas e quais características atribuem a eles. Posteriormente, foi desenvolvida uma sequência didática de intervenção, com o intuito de evidenciar a influência dos aspectos históricos-sociais na construção da Ciência, discutir sobre as contribuições das mulheres para a Ciência e as possíveis causas de sua menor participação em relação aos homens. Na terceira etapa, a partir de questionários individuais, foram coletadas as percepções dos estudantes no que se refere aos efeitos da proposta didática desenvolvida. Também foi realizado um grupo focal, para que os participantes pudessem refletir coletivamente e ampliar suas ideias a respeito da temática. Foi realizada ainda, uma análise dos documentos oficiais mais recentes em relação a presença da temática mulheres na Ciência. A última etapa refere-se a análise dos dados, que se deu por meio da Análise de Conteúdo. A partir dos resultados da pesquisa, foi possível constatar que os estudantes não possuíam referência de cientistas mulheres, uma vez que apenas uma aluna entre os 23 participantes soube mencionar o nome de uma cientista, sendo ela Marie Curie. Os demais estudantes citaram apenas cientistas homens (Albert Einstein, Newton, Galileu, Darwin, Wallace e Freud) ou afirmaram não se lembrar de nenhum nome. No que se refere às entrevistas, foi possível constatar que os participantes possuem uma noção rasa de Ciência e algumas vezes confundem a Ciência com a disciplina Ciências, mencionando os seus professores responsáveis por essa matéria como cientistas. Durante o desenvolvimento da sequência didática, ficou evidente a participação predominante dos alunos em relação às alunas dessa turma, fato que pode estar relacionado com a maior segurança que eles sentem em expor suas opiniões sem medo de estarem errados, por serem incentivados desde cedo a serem ativos, reflexivos e autônomos, enquanto as meninas são educadas para serem obedientes, passivas e heterônomas. Ainda, os participantes parecem estar num momento de transição de pensamentos em relação as questões de gênero, demonstrando-se desconstruídos sobre certos assuntos e deixando transparecer em algumas situações preconceitos talvez ainda não reconhecidos. Com base nos dados coletados durante o desenvolvimento da sequência didática, no grupo focal e nos questionários, depreendemos que o desenvolvimento da sequência didática foi positivo, por proporcionar reflexões críticas acerca do fazer científico. Os(as) alunos(as) demonstraram ter ampliado a quantidade de referências de cientistas mulheres, assim como as ideias relativas ao local de atuação de cientistas. Além de terem apresentado modificações nas ideias icônicas sobre pessoas que trabalham em áreas científicas.Discrimination in our society, such as gender stereotypes, represents a major obstacle to democratization, since it defines the roles that must be exercised by men and women, limiting the participation of women in scientific areas and in our civilization as a whole. The absence of female references in science may end up reinforcing the stereotyped idea about scientists, which are generally imagined by students as men. Discussions on the theme are fundamental to building a more egalitarian society. In order to do so, the use of the History of Science in education can be considered an ally because it allows the understanding of Science as non-neutral, determined by the interests of the current society and influenced by social, political and economic aspects, giving students subsidies so that they can reflect on the environment in which they live. Thus, this research project has a qualitative character and aims to analyze the effects of a teaching proposal about the contribution of women to science in the notions of students in the 9th grade of elementary school. For this, the first stage of the study consisted in the realization of an individual interview with the participants, with the purpose of investigating their ideas about the scientific doing of scientists and what characteristics they attribute to them. Subsequently, a didactic sequence of intervention was developed with the purpose of highlighting the influence of historical-social aspects in the construction of Science, discussing the contributions of women to science and the possible causes of their lesser participation in relation to men. In the third stage, from individual questionnaires, the students perceptions regarding the effects of the didactic proposal were collected. A focus group was also held, so that the participants could reflect collectively and broaden their ideas on the subject. An analysis of the most recent official documents regarding the presence of women in Science was also carried out. The last step refers to data analysis, which was done through Content Analysis. From the results of the research, it was possible to verify that the students did not have reference of female scientists, since only one student among the 23 participants knew to mention the name of a scientist, being her Marie Curie. The other students only brought male scientists to the discussion (Albert Einstein, Newton, Galileo, Darwin, Wallace, and Freud) or claimed they did not remember a name. Regarding the interviews, it was possible to verify that the participants have a shallow notion of Science and sometimes confuse Science with the Science discipline, mentioning their professors responsible for this matter as scientists. During the development of the didactic sequence, it was evident the predominant participation of the male students over the female students of the class, a fact that may be related to the greater security they feel in exposing their opinions without fear of being wrong, for being encouraged from an early age to be active, reflexive, and autonomous, while girls are educated to be obedient, passive, and heteronomous. Still, the participants appear to be in a moment of transition of thoughts regarding gender issues, demonstrating themselves deconstructed on certain subjects and revealing in some situations perhaps unrecognized prejudices. Based on data collected during the development of the didactic sequence, in the focus group and in the questionnaires, we found that the development of the didactic sequence was positive, once it provided critical reflections about scientific doing. The students demonstrated that they had expanded the number of references from female scientists, as well as the ideas regarding their location, in addition to presenting changes to the iconic ideas about people working in scientific areas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 3300415-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Augusto, Thaís Gimenez da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Basilio, Leticia Vieira2019-04-26T13:00:32Z2019-04-26T13:00:32Z2019-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18179800091579233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-05T13:23:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181798Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:22:39.488362Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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