Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90874
Resumo: Nesta pesquisa, foi feita uma análise em dez livros didáticos de física para o ensino médio, enfocando as atividades experimentais referentes aos conteúdos da eletricidade e magnetismo. A metodologia análise de conteúdo foi a técnica utilizada para nortear o trabablho. Foram elaborados instrumentos ou fichas de análise, que permitiram a coleta dos dados sob três níveis: estrutural, operacional e conceitual. Primeiramente, na análise estrutural, verificou-se a presença de atividades práticas e como elas se subdividem em relação aos conteúdos do eletromagnetismo. Analisou-se o tipo da atividade experimental; a presença de títulos, esquemas, figuras e/ou fotos; e a presença de uma relação de material. Os aspectos qualitativo/quantitativo e individual/coletivo também foram analisados. Posteriormente, no nível operacional, foi investigada a ação do aluno nas etapas do processo científico. Finalmente, na análise conceitual, verificou-se a presença de falhas conceituais e investigou-se o funcionamento das montagens. A segurança dos experimentos também foi avaliada. Concluiu-se discutindo as concepções de ensino e ciência implícitas nas atividades. Os dados foram organizados através de gráficos e tabelas, e a sua interpretação permitiu conhecer melhor o tipo de ensino experimental que está chegando ao aluno do ensino médio, através do livro didático
id UNSP_c222d0a9757b0a72e1e5a5b8c7f9bfa4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90874
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismoLivros didaticosEnsino médioElectricity and magnetism - Experimental activitiesNesta pesquisa, foi feita uma análise em dez livros didáticos de física para o ensino médio, enfocando as atividades experimentais referentes aos conteúdos da eletricidade e magnetismo. A metodologia análise de conteúdo foi a técnica utilizada para nortear o trabablho. Foram elaborados instrumentos ou fichas de análise, que permitiram a coleta dos dados sob três níveis: estrutural, operacional e conceitual. Primeiramente, na análise estrutural, verificou-se a presença de atividades práticas e como elas se subdividem em relação aos conteúdos do eletromagnetismo. Analisou-se o tipo da atividade experimental; a presença de títulos, esquemas, figuras e/ou fotos; e a presença de uma relação de material. Os aspectos qualitativo/quantitativo e individual/coletivo também foram analisados. Posteriormente, no nível operacional, foi investigada a ação do aluno nas etapas do processo científico. Finalmente, na análise conceitual, verificou-se a presença de falhas conceituais e investigou-se o funcionamento das montagens. A segurança dos experimentos também foi avaliada. Concluiu-se discutindo as concepções de ensino e ciência implícitas nas atividades. Os dados foram organizados através de gráficos e tabelas, e a sua interpretação permitiu conhecer melhor o tipo de ensino experimental que está chegando ao aluno do ensino médio, através do livro didáticoIn this research, it was made an analysis in ten physical textbooks of the high school level, focusing the experimental activities of the electricity and magnetism contents. The methodology analysis of contents was the technique used to the work. We made instruments to the analysis that allowed the collect of data about three levels: structural, operational and conceptual. First, in the structural analysis, it was verified the presence of experimental activities and how they are divided about contents of electromagnetism. It was analyzed the kind of the experimental activity, the presence of titles; schemes, figures or photos and material lists were verified. The aspects quantitative/qualitative and individual/collective were analyzed, too. After that, in the operational level, was researched the student's action in the stages scientific process. Finally, in the conceptual analysis was verified some conceptual problems and the manner as the experimental works. The experiments were constructed and analyzed. The safety of the experiments was verified, too. It was made a discussion about teaching and science conceptions. The data were organized in graphics and tables, that allowed to know better the kind of experimental teaching made to the studentsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grandini, Carlos Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il.application/pdfSOUZA FILHO, Moacir Pereira de. Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90874000225482souzafilho_mp_me_bauru_prot.pdf33004056079P029499838674183389240823312105954Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-21T06:22:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90874Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:23.895254Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
title Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
spellingShingle Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Livros didaticos
Ensino médio
Electricity and magnetism - Experimental activities
title_short Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
title_full Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
title_fullStr Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
title_full_unstemmed Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
title_sort Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo
author Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
author_facet Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grandini, Carlos Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didaticos
Ensino médio
Electricity and magnetism - Experimental activities
topic Livros didaticos
Ensino médio
Electricity and magnetism - Experimental activities
description Nesta pesquisa, foi feita uma análise em dez livros didáticos de física para o ensino médio, enfocando as atividades experimentais referentes aos conteúdos da eletricidade e magnetismo. A metodologia análise de conteúdo foi a técnica utilizada para nortear o trabablho. Foram elaborados instrumentos ou fichas de análise, que permitiram a coleta dos dados sob três níveis: estrutural, operacional e conceitual. Primeiramente, na análise estrutural, verificou-se a presença de atividades práticas e como elas se subdividem em relação aos conteúdos do eletromagnetismo. Analisou-se o tipo da atividade experimental; a presença de títulos, esquemas, figuras e/ou fotos; e a presença de uma relação de material. Os aspectos qualitativo/quantitativo e individual/coletivo também foram analisados. Posteriormente, no nível operacional, foi investigada a ação do aluno nas etapas do processo científico. Finalmente, na análise conceitual, verificou-se a presença de falhas conceituais e investigou-se o funcionamento das montagens. A segurança dos experimentos também foi avaliada. Concluiu-se discutindo as concepções de ensino e ciência implícitas nas atividades. Os dados foram organizados através de gráficos e tabelas, e a sua interpretação permitiu conhecer melhor o tipo de ensino experimental que está chegando ao aluno do ensino médio, através do livro didático
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-03-18
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA FILHO, Moacir Pereira de. Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/90874
000225482
souzafilho_mp_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
2949983867418338
9240823312105954
identifier_str_mv SOUZA FILHO, Moacir Pereira de. Livros didáticos de física para o ensino médio: uma análise de conteúdo das práticas de eletricidade e magnetismo. 2004. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
000225482
souzafilho_mp_me_bauru_prot.pdf
33004056079P0
2949983867418338
9240823312105954
url http://hdl.handle.net/11449/90874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129533534011392