Atividades experimentais no livro didático do PNLD-Física: contribuições para utilização em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mariana Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6213
Resumo: O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou, em 2009, a garantir a todos os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras o acesso ao livro didático de Física, procurando contribuir para um ensino mais igualitário. A participação de uma obra didática no PNLD está condicionada a um processo avaliativo, baseado em critérios eliminatórios, dentre os quais, a apresentação de propostas de atividades experimentais. Nessa perspectiva, optamos por uma investigação sobre as atividades experimentais nos livros do PNLD, balizada pelas seguintes questões: Para além do cumprimento de um critério eliminatório do PNLD, como são propostas as atividades experimentais no livro de Física do Ensino Médio? Há uma real intenção de melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem? As atividades propostas são factíveis de serem realizadas? O PNLD vigente, triênio (2015-2017) conta com 14 obras, em 3 volumes, e sendo assim, dentro do nosso limite de tempo para a elaboração da monografia, delimitamos a nossa investigação ao volume 1 da obra didática Física, de autoria de DOCA, Ricardo Helou, BISCUOLA, Gualter José e VILLAS BÔAS, Newton (São Paulo: Editora Saraiva), adotado no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). A justificativa para esse recorte deveu-se ao propósito de alcançar os seguintes objetivos: ampliar o acervo de recursos didáticos com ênfase na abordagem experimental do COLUNI, a partir das sugestões apresentadas no livro didático; reproduzir em número adequado os recursos materiais necessários ao uso de cada experimento com @s alun@s; elaborar sugestões para a exploração das atividades; propor outros recursos didáticos em substituição a propostas experimentais apresentadas no livro que se mostrassem inviáveis de realização no contexto da sala de aula. Os resultados obtidos na investigação indicam que, diferentemente do que preveem as atuais tendências para o ensino de Física, as propostas de atividades experimentais apresentadas no livro visam muito mais o cumprimento de critério eliminatório do PNLD do que contribuições à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Por meio da análise e reprodução dos experimentos propostos no livro, constatamos a necessidade de diversas adequações, tanto no que se refere à produção quanto à forma de exploração em sala de aula. Essa análise viabilizou a elaboração de um material didático a ser doado ao COLUNI em que consta: textos com sugestões para exploração das atividades em sala de aula, lista de materiais e procedimentos para a produção de kits experimentais; os kits em número suficiente para demonstrações ou trabalhos em grupos de alunos; vídeos
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Nessa perspectiva, optamos por uma investigação sobre as atividades experimentais nos livros do PNLD, balizada pelas seguintes questões: Para além do cumprimento de um critério eliminatório do PNLD, como são propostas as atividades experimentais no livro de Física do Ensino Médio? Há uma real intenção de melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem? As atividades propostas são factíveis de serem realizadas? O PNLD vigente, triênio (2015-2017) conta com 14 obras, em 3 volumes, e sendo assim, dentro do nosso limite de tempo para a elaboração da monografia, delimitamos a nossa investigação ao volume 1 da obra didática Física, de autoria de DOCA, Ricardo Helou, BISCUOLA, Gualter José e VILLAS BÔAS, Newton (São Paulo: Editora Saraiva), adotado no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). A justificativa para esse recorte deveu-se ao propósito de alcançar os seguintes objetivos: ampliar o acervo de recursos didáticos com ênfase na abordagem experimental do COLUNI, a partir das sugestões apresentadas no livro didático; reproduzir em número adequado os recursos materiais necessários ao uso de cada experimento com @s alun@s; elaborar sugestões para a exploração das atividades; propor outros recursos didáticos em substituição a propostas experimentais apresentadas no livro que se mostrassem inviáveis de realização no contexto da sala de aula. Os resultados obtidos na investigação indicam que, diferentemente do que preveem as atuais tendências para o ensino de Física, as propostas de atividades experimentais apresentadas no livro visam muito mais o cumprimento de critério eliminatório do PNLD do que contribuições à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Por meio da análise e reprodução dos experimentos propostos no livro, constatamos a necessidade de diversas adequações, tanto no que se refere à produção quanto à forma de exploração em sala de aula. Essa análise viabilizou a elaboração de um material didático a ser doado ao COLUNI em que consta: textos com sugestões para exploração das atividades em sala de aula, lista de materiais e procedimentos para a produção de kits experimentais; os kits em número suficiente para demonstrações ou trabalhos em grupos de alunos; vídeosThe National Textbook Program (PNLD) passed, in 2009, to guarantee all the students of the High School of the Brazilian public schools the access to the textbook of Physics, seeking to contribute to a more egalitarian teaching. The participation of a didactic work in the PNLD is conditioned to an evaluation process, based on eliminatory criteria, among which, the presentation of proposals of experimental activities. From this perspective, we opted for an investigation of the experimental activities in the PNLD books, based on the following questions: In addition to the fulfillment of an elimination criterion of PNLD, how are experimental activities proposed in the book of Physics of High School? Is there a real intention to improve the teaching and learning processes? Are the proposed activities feasible? The current PNLD, triennium (2015-2017) has 14 works, in 3 volumes, and thus, within our time limit for the preparation of the monograph, we delimited our investigation to volume 1 of the didactic work, DOCA, Ricardo Helou, BISCUOLA, Gualter José and VILLAS BÔAS, Newton (São Paulo: Editora Saraiva), adopted at the Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI). The justification for this cut was due to the purpose of achieving the following objectives: to expand the collection of didactic resources with an emphasis on the experimental approach of COLUNI, based on the suggestions presented in the textbook; reproduce in adequate numbers the material resources necessary for the use of each experiment with the students; prepare suggestions for the exploration of activities; propose other didactic resources in substitution of experimental proposals presented in the book that proved impracticable in the context of the classroom. The research results indicate that, unlike current trends in physics teaching, the proposals for experimental activities presented in the book aim much more to comply with the elimination criteria of the PNLD than to contribute to the improvement of teaching and learning processes. By means of the analysis and reproduction of the experiments proposed in the book, we verified the necessity of several adaptations, both with regard to the production and the way of exploitation in the classroom. This analysis enabled the elaboration of a didactic material to be donated to COLUNI in which it appears: texts with suggestions for exploration of classroom activities, list of materials and procedures for the production of experimental kits; Kits in sufficient numbers for demonstrations or work in groups of students; videosAlmeida, Lucia da Cruz deMansur, Newton Luiz PiresBruno, RuthFernandes, Mariana Pereira2018-04-11T19:14:08Z2018-04-11T19:14:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6213http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T17:28:35Zoai:app.uff.br:1/6213Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-18T17:28:35Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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