A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Livia Marsari [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144992
Resumo: Diante da recente expansão do ensino Superior de Moda no Brasil e sua regulamentação, a prática educativa procura adequar-se às novas necessidades e reorganizar estratégias no intuito de adaptar-se as atuais diretrizes. A apropriação de conteúdos do Design no ensino da Moda traz à academia necessidades e possibilidades de ajustes de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, a Programação Visual, conteúdo inerente ao Design, pode trazer contribuições efetivas no processo de desenvolvimento do vestuário e no planejamento das informações para a produção e comercialização desses produtos. A concepção de projetos visuais no âmbito da Moda pode ser auxiliada ainda por algumas especialidades do Design como: o Design Gráfico, Design de Superfície e o Design da Informação, que também se utilizam dos fundamentos da Programação Visual. Pautado nessas observações, esta pesquisa tem por objetivo delinear diretrizes de ensino que reúna conhecimentos da Programação Visual com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação ao projeto de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação teórico-prática de raciocínio indutivo, dividida em Pesquisa Teórica e Pesquisa de Campo. Como desfecho foi estabelecida uma proposta de Diretrizes de ensino para cursos superiores de Moda baseada nos fundamentos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação para aplicar às necessidades dos projetos visuais constatadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda.
id UNSP_c25e3ac84e45962a0d832bb6ca9a010e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144992
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino SuperiorVisual programming in the fashion product development process: a teaching proposal for Higher EducationDesign de ModaProjetos visuaisDiretrizes de ensinoCursos superiores de ModaFashion DesignVisual ProjectsTeaching methodHigher courses of FashionDiante da recente expansão do ensino Superior de Moda no Brasil e sua regulamentação, a prática educativa procura adequar-se às novas necessidades e reorganizar estratégias no intuito de adaptar-se as atuais diretrizes. A apropriação de conteúdos do Design no ensino da Moda traz à academia necessidades e possibilidades de ajustes de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, a Programação Visual, conteúdo inerente ao Design, pode trazer contribuições efetivas no processo de desenvolvimento do vestuário e no planejamento das informações para a produção e comercialização desses produtos. A concepção de projetos visuais no âmbito da Moda pode ser auxiliada ainda por algumas especialidades do Design como: o Design Gráfico, Design de Superfície e o Design da Informação, que também se utilizam dos fundamentos da Programação Visual. Pautado nessas observações, esta pesquisa tem por objetivo delinear diretrizes de ensino que reúna conhecimentos da Programação Visual com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação ao projeto de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação teórico-prática de raciocínio indutivo, dividida em Pesquisa Teórica e Pesquisa de Campo. Como desfecho foi estabelecida uma proposta de Diretrizes de ensino para cursos superiores de Moda baseada nos fundamentos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação para aplicar às necessidades dos projetos visuais constatadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda.Before the recent expansion of the High fashion education in Brazil and its regulation, the educational practice seeks suit new needs and reorganizing strategies in order to adapt to these new guidelines. The appropriation of design content in the teaching of Fashion brings the academic needs and possibilities for adjustments to their techniques and processes. In view of this joint, Visual Programming, content inherent in the Design, can bring effective contributions in the clothing development process and planning information for the production and marketing of these products. The design of visual projects under Fashion can be aided also by some specialties like design: Graphic Design, Surface Design and Information Design, which also used the fundamentals of Visual Programming. Guided by these observations, this research aims to outline teaching guidelines gather knowledge of Visual Programming in order to adapt and incorporate fundamentals and methods of Graphic Design, Surface Design and Information Design to fashion product design. Therefore, there was a theoretical and practical research of inductive reasoning, divided in Theoretical Research and Field Research. As outcome was established a proposal of teaching Guidelines for higher education courses in Fashion based on the fundamentals of Graphic Design, Design Surface and Design of Information to apply to the needs of visual projects identified in development of fashion products.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]Rossi, Marco AntonioUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Livia Marsari [UNESP]2016-12-05T11:58:57Z2016-12-05T11:58:57Z2016-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14499200087667533004056082P047601731472892707274244401032242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:32:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144992Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:27:32.104778Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
Visual programming in the fashion product development process: a teaching proposal for Higher Education
title A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
spellingShingle A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
Pereira, Livia Marsari [UNESP]
Design de Moda
Projetos visuais
Diretrizes de ensino
Cursos superiores de Moda
Fashion Design
Visual Projects
Teaching method
Higher courses of Fashion
title_short A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
title_full A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
title_fullStr A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
title_full_unstemmed A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
title_sort A programação visual no processo de desenvolvimento de produto de moda: uma proposta didática para o Ensino Superior
author Pereira, Livia Marsari [UNESP]
author_facet Pereira, Livia Marsari [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
Rossi, Marco Antonio
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Livia Marsari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Moda
Projetos visuais
Diretrizes de ensino
Cursos superiores de Moda
Fashion Design
Visual Projects
Teaching method
Higher courses of Fashion
topic Design de Moda
Projetos visuais
Diretrizes de ensino
Cursos superiores de Moda
Fashion Design
Visual Projects
Teaching method
Higher courses of Fashion
description Diante da recente expansão do ensino Superior de Moda no Brasil e sua regulamentação, a prática educativa procura adequar-se às novas necessidades e reorganizar estratégias no intuito de adaptar-se as atuais diretrizes. A apropriação de conteúdos do Design no ensino da Moda traz à academia necessidades e possibilidades de ajustes de suas técnicas e processos. Tendo em vista essa articulação, a Programação Visual, conteúdo inerente ao Design, pode trazer contribuições efetivas no processo de desenvolvimento do vestuário e no planejamento das informações para a produção e comercialização desses produtos. A concepção de projetos visuais no âmbito da Moda pode ser auxiliada ainda por algumas especialidades do Design como: o Design Gráfico, Design de Superfície e o Design da Informação, que também se utilizam dos fundamentos da Programação Visual. Pautado nessas observações, esta pesquisa tem por objetivo delinear diretrizes de ensino que reúna conhecimentos da Programação Visual com o propósito de adaptar e incorporar fundamentos e métodos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação ao projeto de produtos de moda. Para tanto, realizou-se uma investigação teórico-prática de raciocínio indutivo, dividida em Pesquisa Teórica e Pesquisa de Campo. Como desfecho foi estabelecida uma proposta de Diretrizes de ensino para cursos superiores de Moda baseada nos fundamentos do Design Gráfico, Design de Superfície e Design da Informação para aplicar às necessidades dos projetos visuais constatadas no processo de desenvolvimento de produtos de moda.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-05T11:58:57Z
2016-12-05T11:58:57Z
2016-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144992
000876675
33004056082P0
4760173147289270
7274244401032242
url http://hdl.handle.net/11449/144992
identifier_str_mv 000876675
33004056082P0
4760173147289270
7274244401032242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129204063043584