Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Chelsea Maria de Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243896
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo comparar os pontos de convergências e de divergências entre o Sistema Nacional de Avaliação, em larga escala da educação básica – da Argentina avaliação ONE/APRENDER e do Brasil Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, no período entre 1990 e 2021. Adotou-se o procedimento metodológico de Educação Comparada das quatro etapas (descrição, interpretação, justaposição e comparação) de Bereday e, para melhor compreensão das categorias comparadas elencadas – início, objetivo, público-alvo, participação, área do conhecimento avaliada, critério, devolutiva, responsável, elaboração da avaliação e site da avaliação nacional – aplicou-se o quadro de Berg-Schlosser na comparação simultânea. Os resultados, em ambos os países, são respaldados por legislações quanto à sistematização dessa avaliação, bem como a responsabilidade principal, a respeito do Sistema Nacional de Avaliação, cabe ao órgão máximo da educação – para a Argentina é o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e para o Brasil é Ministério da Educação. Por fim, constatamos que os Sistemas Nacionais de Avaliação são sistemas mais semelhantes (convergentes) e com resultados semelhantes, embora contendo semelhanças significativas, não se pode dizer que existe igualdade no contexto da política avaliativa em larga escala entre a Argentina e o Brasil.
id UNSP_c263883a46cb410539ee87f1775b0447
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/243896
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de AvaliaçãoArgentina and Brazil: a comparative of National Education Assessment SystemEducação comparadaSistema Nacional de EnsinoSistema Nacional de AvaliaçãoSAEBONE/APRENDERComparative educationNational System of EducationNational Education Assessment SystemA presente pesquisa teve como objetivo comparar os pontos de convergências e de divergências entre o Sistema Nacional de Avaliação, em larga escala da educação básica – da Argentina avaliação ONE/APRENDER e do Brasil Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, no período entre 1990 e 2021. Adotou-se o procedimento metodológico de Educação Comparada das quatro etapas (descrição, interpretação, justaposição e comparação) de Bereday e, para melhor compreensão das categorias comparadas elencadas – início, objetivo, público-alvo, participação, área do conhecimento avaliada, critério, devolutiva, responsável, elaboração da avaliação e site da avaliação nacional – aplicou-se o quadro de Berg-Schlosser na comparação simultânea. Os resultados, em ambos os países, são respaldados por legislações quanto à sistematização dessa avaliação, bem como a responsabilidade principal, a respeito do Sistema Nacional de Avaliação, cabe ao órgão máximo da educação – para a Argentina é o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e para o Brasil é Ministério da Educação. Por fim, constatamos que os Sistemas Nacionais de Avaliação são sistemas mais semelhantes (convergentes) e com resultados semelhantes, embora contendo semelhanças significativas, não se pode dizer que existe igualdade no contexto da política avaliativa em larga escala entre a Argentina e o Brasil.This research has the purpose to compare the points of convergence and divergence between the National Education Assessment System, on a large scale of basic education – in Argentina, the ONE/APRENDER and in Brazil, the National Basic Education Assessment System, between 1990 and 2021. Utilizing the procedure methodological of Comparative Education of the four stages (description, interpretation, juxtaposition, and comparison) of Bereday and, for a better understanding of the listed compared categories - beginning, objective, stakeholders, participation, area of knowledge evaluated, criterion, feedback, person in charge, elaboration of the evaluation and website of the national evaluation – the Berg-Schlosser framework was applied in the simultaneous comparison. The results, in both countries, are supported by legislation regarding the systematization of this evaluation, as well as the main responsibility, regarding the National Evaluation System, lies with the highest education body - for Argentina it is the Ministry of Education, Science and Technology and for Brazil it is the Ministry of Education. Finally, we found that the National Assessment Systems are more similar (convergent) systems and with similar results, although containing significant similarities, it cannot be said that there is equality in the context of the large-scale assessment policy between Argentina and Brazil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Chelsea Maria de Campos2023-06-02T17:30:29Z2023-06-02T17:30:29Z2023-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Chelsea Maria de Campos. Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.http://hdl.handle.net/11449/24389633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243896Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
Argentina and Brazil: a comparative of National Education Assessment System
title Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
spellingShingle Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
Martins, Chelsea Maria de Campos
Educação comparada
Sistema Nacional de Ensino
Sistema Nacional de Avaliação
SAEB
ONE/APRENDER
Comparative education
National System of Education
National Education Assessment System
title_short Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
title_full Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
title_fullStr Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
title_full_unstemmed Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
title_sort Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação
author Martins, Chelsea Maria de Campos
author_facet Martins, Chelsea Maria de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Chelsea Maria de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação comparada
Sistema Nacional de Ensino
Sistema Nacional de Avaliação
SAEB
ONE/APRENDER
Comparative education
National System of Education
National Education Assessment System
topic Educação comparada
Sistema Nacional de Ensino
Sistema Nacional de Avaliação
SAEB
ONE/APRENDER
Comparative education
National System of Education
National Education Assessment System
description A presente pesquisa teve como objetivo comparar os pontos de convergências e de divergências entre o Sistema Nacional de Avaliação, em larga escala da educação básica – da Argentina avaliação ONE/APRENDER e do Brasil Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, no período entre 1990 e 2021. Adotou-se o procedimento metodológico de Educação Comparada das quatro etapas (descrição, interpretação, justaposição e comparação) de Bereday e, para melhor compreensão das categorias comparadas elencadas – início, objetivo, público-alvo, participação, área do conhecimento avaliada, critério, devolutiva, responsável, elaboração da avaliação e site da avaliação nacional – aplicou-se o quadro de Berg-Schlosser na comparação simultânea. Os resultados, em ambos os países, são respaldados por legislações quanto à sistematização dessa avaliação, bem como a responsabilidade principal, a respeito do Sistema Nacional de Avaliação, cabe ao órgão máximo da educação – para a Argentina é o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e para o Brasil é Ministério da Educação. Por fim, constatamos que os Sistemas Nacionais de Avaliação são sistemas mais semelhantes (convergentes) e com resultados semelhantes, embora contendo semelhanças significativas, não se pode dizer que existe igualdade no contexto da política avaliativa em larga escala entre a Argentina e o Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-02T17:30:29Z
2023-06-02T17:30:29Z
2023-04-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Chelsea Maria de Campos. Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
http://hdl.handle.net/11449/243896
33004110040P5
identifier_str_mv MARTINS, Chelsea Maria de Campos. Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/243896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128175291498496