Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambel, Luciana [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150644
Resumo: Para Adorno a educação é emancipatória quando é capaz de proporcionar aos indivíduos uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivem. Nesse sentido, em “Teoria da Semicultura”, de 1959, ao retomar alguns diagnósticos desenvolvidos juntamente com Horkheimer na “Dialética do Esclarecimento”, de 1947, observa que a sociedade contemporânea orientada pelo espírito dominante burguês do século XVIII acabou por obscurecer o sentido crítico presente no próprio conceito de esclarecimento, a exemplo da autonomia e da liberdade. A vigência da dimensão objetiva, adaptativa, segundo Adorno, obscureceu a realização da dimensão subjetiva ou crítica, do conceito, cujo resultado foi a ascensão de um indivíduo submisso, semiculto e incapaz de conduzir o seu destino. Assim destaca Adorno na “Teoria da Semicultura” que diante desse cenário faz-se necessário retomar o conceito de formação a partir do seu duplo caráter, isto é, tanto em sua dimensão objetiva quanto na subjetiva. Para ele, apegar a este e negar àquele significaria obscurecer o conceito de formação. Entende, nesse sentido, que é na tensão dialética entre os dois polos que é possível falar em educação emancipatória. Com efeito, como veremos ao longo dessa dissertação, para que tal questão seja possível torna-se necessário pensar a educação enquanto reflexão crítica, isto é, na condição daquela que possibilita ao indivíduo conduzir-se no mundo de modo consciente. Portanto, a educação enquanto emancipação em Adorno tem um caráter reflexivo crítico por isso suas imensas contribuições a formação de professores, na medida em que lhes possibilitaria uma análise crítica tanto da dimensão objetiva da atividade pedagógica quanto a sua dimensão subjetiva, permitindo-lhes assim uma reavaliação contínua da própria formação docente diante dos desafios do mundo atual.
id UNSP_c28b9ad0123a83e5ac33965704693859
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professoresEducation and emancipation in Adorno: contributions to teacher education RemoverEducaçãoEmancipaçãoProfessoresEducationEmancipationTeachersPara Adorno a educação é emancipatória quando é capaz de proporcionar aos indivíduos uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivem. Nesse sentido, em “Teoria da Semicultura”, de 1959, ao retomar alguns diagnósticos desenvolvidos juntamente com Horkheimer na “Dialética do Esclarecimento”, de 1947, observa que a sociedade contemporânea orientada pelo espírito dominante burguês do século XVIII acabou por obscurecer o sentido crítico presente no próprio conceito de esclarecimento, a exemplo da autonomia e da liberdade. A vigência da dimensão objetiva, adaptativa, segundo Adorno, obscureceu a realização da dimensão subjetiva ou crítica, do conceito, cujo resultado foi a ascensão de um indivíduo submisso, semiculto e incapaz de conduzir o seu destino. Assim destaca Adorno na “Teoria da Semicultura” que diante desse cenário faz-se necessário retomar o conceito de formação a partir do seu duplo caráter, isto é, tanto em sua dimensão objetiva quanto na subjetiva. Para ele, apegar a este e negar àquele significaria obscurecer o conceito de formação. Entende, nesse sentido, que é na tensão dialética entre os dois polos que é possível falar em educação emancipatória. Com efeito, como veremos ao longo dessa dissertação, para que tal questão seja possível torna-se necessário pensar a educação enquanto reflexão crítica, isto é, na condição daquela que possibilita ao indivíduo conduzir-se no mundo de modo consciente. Portanto, a educação enquanto emancipação em Adorno tem um caráter reflexivo crítico por isso suas imensas contribuições a formação de professores, na medida em que lhes possibilitaria uma análise crítica tanto da dimensão objetiva da atividade pedagógica quanto a sua dimensão subjetiva, permitindo-lhes assim uma reavaliação contínua da própria formação docente diante dos desafios do mundo atual.For Adorno education is emancipatory when it is able to provide individuals with a critical reflection on the society in which they live. In this sense, in 1959, “Theory of Semiculture” when he resumed some diagnoses developed with Horkheimer in the 1947 "“Dialética do Esclarecimento”, he observed that contemporary society guided by the dominant bourgeois spirit of the eighteenth century eventually obscured the critical sense present in the very concept of enlightenment, such as autonomy and freedom. The advent of the objective, adaptive dimension, according to Adorno, obscured the realization of the subjective or critical dimension of the concept, the result of which was the rise of a submissive individual, half-full and incapable of leading his destiny. Thus Adorno points out in the "Theory of Semiculture" that before this scenario it is necessary to retake the concept of formation from its double character, that is, both in its objective and subjective dimensions. For him, to attach to this and deny it would mean obscuring the concept of formation. In this sense, he understands that it is in the dialectical tension between the two poles that it is possible to say in emancipatory education. Indeed, as we shall see throughout this dissertation, for such a question to be possible it becomes necessary to think of education as a critical reflection, that is, in the condition of that which enables the individual to conduct himself in the world in a conscious way. Therefore, education as an emancipation in Adorno has a critical reflexive character because of its immense contributions to the formation of teachers, insofar as it would allow them a critical analysis of both the objective dimension of the pedagogical activity and its subjective dimension, thus allowing them a Re-evaluation of teacher education itself in the face of the challenges of today's world.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zambel, Luciana [UNESP]2017-05-16T13:21:27Z2017-05-16T13:21:27Z2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15064400088580933004030079P22752243344158475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:53:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:53:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
Education and emancipation in Adorno: contributions to teacher education Remover
title Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
spellingShingle Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
Zambel, Luciana [UNESP]
Educação
Emancipação
Professores
Education
Emancipation
Teachers
title_short Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
title_full Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
title_fullStr Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
title_full_unstemmed Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
title_sort Educação e emancipação em Adorno: contribuições para a formação de professores
author Zambel, Luciana [UNESP]
author_facet Zambel, Luciana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambel, Luciana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Emancipação
Professores
Education
Emancipation
Teachers
topic Educação
Emancipação
Professores
Education
Emancipation
Teachers
description Para Adorno a educação é emancipatória quando é capaz de proporcionar aos indivíduos uma reflexão crítica sobre a sociedade em que vivem. Nesse sentido, em “Teoria da Semicultura”, de 1959, ao retomar alguns diagnósticos desenvolvidos juntamente com Horkheimer na “Dialética do Esclarecimento”, de 1947, observa que a sociedade contemporânea orientada pelo espírito dominante burguês do século XVIII acabou por obscurecer o sentido crítico presente no próprio conceito de esclarecimento, a exemplo da autonomia e da liberdade. A vigência da dimensão objetiva, adaptativa, segundo Adorno, obscureceu a realização da dimensão subjetiva ou crítica, do conceito, cujo resultado foi a ascensão de um indivíduo submisso, semiculto e incapaz de conduzir o seu destino. Assim destaca Adorno na “Teoria da Semicultura” que diante desse cenário faz-se necessário retomar o conceito de formação a partir do seu duplo caráter, isto é, tanto em sua dimensão objetiva quanto na subjetiva. Para ele, apegar a este e negar àquele significaria obscurecer o conceito de formação. Entende, nesse sentido, que é na tensão dialética entre os dois polos que é possível falar em educação emancipatória. Com efeito, como veremos ao longo dessa dissertação, para que tal questão seja possível torna-se necessário pensar a educação enquanto reflexão crítica, isto é, na condição daquela que possibilita ao indivíduo conduzir-se no mundo de modo consciente. Portanto, a educação enquanto emancipação em Adorno tem um caráter reflexivo crítico por isso suas imensas contribuições a formação de professores, na medida em que lhes possibilitaria uma análise crítica tanto da dimensão objetiva da atividade pedagógica quanto a sua dimensão subjetiva, permitindo-lhes assim uma reavaliação contínua da própria formação docente diante dos desafios do mundo atual.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16T13:21:27Z
2017-05-16T13:21:27Z
2017-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150644
000885809
33004030079P2
2752243344158475
url http://hdl.handle.net/11449/150644
identifier_str_mv 000885809
33004030079P2
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045257639624704