Alfabetização de jovens e adultos e pedagogia histórico-crítica: diálogos com o pensamento de Paulo Freire.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192271 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a alfabetização de jovens e adultos na perspectiva pedagógica histórico-crítica. A problemática desta pesquisa reside na busca de propostas pedagógicas aliadas a uma concepção crítica e dialética de alfabetização para jovens e adultos. Neste percurso foi feito o diálogo com o método Paulo Freire de alfabetização de adultos em sua versão original. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação a alfabetização, de modo a esclarecer suas aproximações e divergências, buscando incorporar por superação aspectos do método de Paulo Freire que possam contribuir para a construção de uma proposta de alfabetização histórico-crítica. Para contextualizar a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi feito um levantamento histórico e dos marcos legais da EJA no Brasil, reconhecendo as especificidades desta modalidade de ensino e o seu espaço dentro das políticas públicas. Sendo a alfabetização também objeto de estudo desta pesquisa, é feita uma análise crítica sobre a chamada “querela dos métodos” buscando a superação dialética dos principais métodos já existentes, identificando o que eles possuem de válido e os rearticulando em uma nova proposta na perspectiva histórico-crítica de alfabetização, onde alguns autores defendem a centralidade da palavra no ensino da escrita. É a partir desta ideia que se faz a aproximação com método Paulo Freire, que também parte da palavra para alfabetizar. A partir da conclusão desta pesquisa, a título de contribuição, são esboçadas atividades de alfabetização que possam contribuir didaticamente para essa área de ensino. |
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Alfabetização de jovens e adultos e pedagogia histórico-crítica: diálogos com o pensamento de Paulo Freire.Youth and adult literacy and historical-critical pedagogy: dialogues with the thought of Paulo Freire.Educação de jovens e adultosPedagogia histórico-críticaAlfabetizaçãoYouth and adult educationHistorical-critical pedagogyLiteracyEste trabalho versa sobre a alfabetização de jovens e adultos na perspectiva pedagógica histórico-crítica. A problemática desta pesquisa reside na busca de propostas pedagógicas aliadas a uma concepção crítica e dialética de alfabetização para jovens e adultos. Neste percurso foi feito o diálogo com o método Paulo Freire de alfabetização de adultos em sua versão original. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação a alfabetização, de modo a esclarecer suas aproximações e divergências, buscando incorporar por superação aspectos do método de Paulo Freire que possam contribuir para a construção de uma proposta de alfabetização histórico-crítica. Para contextualizar a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi feito um levantamento histórico e dos marcos legais da EJA no Brasil, reconhecendo as especificidades desta modalidade de ensino e o seu espaço dentro das políticas públicas. Sendo a alfabetização também objeto de estudo desta pesquisa, é feita uma análise crítica sobre a chamada “querela dos métodos” buscando a superação dialética dos principais métodos já existentes, identificando o que eles possuem de válido e os rearticulando em uma nova proposta na perspectiva histórico-crítica de alfabetização, onde alguns autores defendem a centralidade da palavra no ensino da escrita. É a partir desta ideia que se faz a aproximação com método Paulo Freire, que também parte da palavra para alfabetizar. A partir da conclusão desta pesquisa, a título de contribuição, são esboçadas atividades de alfabetização que possam contribuir didaticamente para essa área de ensino.This work deals with the literacy of youth and adults in the historical-critical pedagogical perspective. The problem of this research lies in the search for pedagogical proposals combined with a critical and dialectical conception of literacy for young people and adults. In this path, a dialogue was made with the Paulo Freire method of adult literacy in its original version. The objective of the dialogue was to establish the postulates of each pedagogical aspect in relation to literacy, in order to clarify their approximations and divergences, seeking to incorporate aspects of Paulo Freire's method that can contribute to the construction of a historical literacy proposal. -critical. To contextualize the Youth and Adult Education (EJA) teaching modality, a historical survey of the legal frameworks of EJA in Brazil is made, recognizing the specificities of this teaching modality and its space within public policies. Since literacy is also the object of study in this work, a critical analysis is made of the so-called “quarrel of methods” seeking to overcome the dialectic of the main existing methods, identifying what is valid and rearticulating them in a new proposed in the historical-critical perspective of literacy, where some authors defend the centrality of the word in the teaching of writing. It is from this idea that the Paulo Freire method is approached, which also starts from the word for literacy. From the conclusion of this research, as a contribution, literacy activities are outlined that can contribute didactically to this area of teaching.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Villela, Fábio Fernandes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godoy, Gabriel Minutti Bueno de2020-04-20T23:36:59Z2020-04-20T23:36:59Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19227100093012533004056091P088242003068136960000-0003-2855-1018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:20:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192271Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:18:57.094128Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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