Alfabetização de jovens e adultos e pedagogia histórico-crítica: diálogos com o pensamento de Paulo Freire.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Gabriel Minutti Bueno de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192271
Resumo: Este trabalho versa sobre a alfabetização de jovens e adultos na perspectiva pedagógica histórico-crítica. A problemática desta pesquisa reside na busca de propostas pedagógicas aliadas a uma concepção crítica e dialética de alfabetização para jovens e adultos. Neste percurso foi feito o diálogo com o método Paulo Freire de alfabetização de adultos em sua versão original. O objetivo do diálogo foi o de estabelecer os postulados de cada vertente pedagógica em relação a alfabetização, de modo a esclarecer suas aproximações e divergências, buscando incorporar por superação aspectos do método de Paulo Freire que possam contribuir para a construção de uma proposta de alfabetização histórico-crítica. Para contextualizar a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi feito um levantamento histórico e dos marcos legais da EJA no Brasil, reconhecendo as especificidades desta modalidade de ensino e o seu espaço dentro das políticas públicas. Sendo a alfabetização também objeto de estudo desta pesquisa, é feita uma análise crítica sobre a chamada “querela dos métodos” buscando a superação dialética dos principais métodos já existentes, identificando o que eles possuem de válido e os rearticulando em uma nova proposta na perspectiva histórico-crítica de alfabetização, onde alguns autores defendem a centralidade da palavra no ensino da escrita. É a partir desta ideia que se faz a aproximação com método Paulo Freire, que também parte da palavra para alfabetizar. A partir da conclusão desta pesquisa, a título de contribuição, são esboçadas atividades de alfabetização que possam contribuir didaticamente para essa área de ensino.
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