Práticas colaborativas no trabalho com alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE): o cotidiano de uma escola polo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182538 |
Resumo: | A educação inclusiva é um grande desafio possível, pois demanda a (re)organização dos espaços escolares, formação de pessoal e compreensão dos processos de aprendizagem na diferença. Para que isso ocorra, é fundamental a parceria entre os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e a existência de diferentes modos de trabalho a fim de respeitar as diferenças. Fui vice-diretora da Escola Municipal Prof. Victorino Machado na rede municipal de ensino de Rio Claro/SP que é considerada polo da educação especial em decorrência do atendimento aos alunos PAEE, graças à competência de toda equipe que atua na escola. O trabalho que se apresenta objetiva compreender de que forma a estrutura organizativa da escola onde atuei possibilitou o trabalho com os alunos público-alvo da educação especial para a efetivação da proposta de educação verdadeiramente inclusiva. Socializo práticas desenvolvidas entre professores regentes, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e agentes educacionais, sujeitos que se responsabilizaram por elaborar e desenvolver projetos, atividades e materiais pedagógicos para alunos PAEE. Trata-se de pesquisa narrativa embasada nas formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, Benjamin e Ginzburg em que a partir das experiências concretas vividas no contexto escolar, toma a mesma como objeto de estudo, no caso específico desta pesquisa, para ampliar e sistematizar a importância de promover espaços coletivos para que os sujeitos sintam-se mais confiantes ao lidar com os alunos PAEE, superando situações que nem sempre percebem quando trabalham de forma independente, além de promover desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos na escola. Os dados foram produzidos a partir dos materiais existentes no universo escolar: Diário de Bordo dos professores (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado), Atas dos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo e Individual (HTPC e HTPI), Atas de reuniões de orientação, formação e avaliação, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos alunos PAEE, bem como registro avaliativo dos pais dos referidos alunos sobre o trabalho na escola onde consta o histórico dos mesmos, suas impressões sobre o desenvolvimento do filho e descrevem, especificamente, sobre o trabalho pedagógico (da professora do AEE, professores da sala regular, demais professores, agentes educacionais e núcleo gestor). Somam-se aos documentos referidos, meu caderno de registro cotidiano de vice-diretora, meu caderno de registro como pesquisadora, o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, e, registro reflexivo em que, tanto professores quanto agentes educacionais, foram convidados a discorrer sobre suas experiências junto aos alunos PAEE.A partir do estudo, as lições aprendidas estão em torno da importância da presença do aluno PAEE para que o ensino de toda turma seja qualificado, o benefício da inserção dos recursos da Tecnologia Assistiva para atender às necessidades e limitações do referido aluno, bem como a valorização do compromisso assumido pelos envolvidos para a aprendizagem de todos. Soma-se aos achados, a importância da formação continuada singular oferecida na referida escola por nela estarem inseridos os alunos público alvo da educação especial, a formação inicial e continuada da professora do AEE (específica em Educação Especial) e a busca por caminhos singulares em cada situação específica dos alunos da EM Prof. Victorino Machado a exemplo da rede municipal de ensino de Rio Claro. |
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Práticas colaborativas no trabalho com alunos Público-alvo da Educação Especial (PAEE): o cotidiano de uma escola poloCollaborative practices in working with students with disabilities: the daily life of a polo schoolEducação inclusivaAlunos PAEEPráticas colaborativasInclusive educationStudents with disabilitiesCollaborative practicesA educação inclusiva é um grande desafio possível, pois demanda a (re)organização dos espaços escolares, formação de pessoal e compreensão dos processos de aprendizagem na diferença. Para que isso ocorra, é fundamental a parceria entre os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e a existência de diferentes modos de trabalho a fim de respeitar as diferenças. Fui vice-diretora da Escola Municipal Prof. Victorino Machado na rede municipal de ensino de Rio Claro/SP que é considerada polo da educação especial em decorrência do atendimento aos alunos PAEE, graças à competência de toda equipe que atua na escola. O trabalho que se apresenta objetiva compreender de que forma a estrutura organizativa da escola onde atuei possibilitou o trabalho com os alunos público-alvo da educação especial para a efetivação da proposta de educação verdadeiramente inclusiva. Socializo práticas desenvolvidas entre professores regentes, professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e agentes educacionais, sujeitos que se responsabilizaram por elaborar e desenvolver projetos, atividades e materiais pedagógicos para alunos PAEE. Trata-se de pesquisa narrativa embasada nas formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, Benjamin e Ginzburg em que a partir das experiências concretas vividas no contexto escolar, toma a mesma como objeto de estudo, no caso específico desta pesquisa, para ampliar e sistematizar a importância de promover espaços coletivos para que os sujeitos sintam-se mais confiantes ao lidar com os alunos PAEE, superando situações que nem sempre percebem quando trabalham de forma independente, além de promover desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos na escola. Os dados foram produzidos a partir dos materiais existentes no universo escolar: Diário de Bordo dos professores (da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado), Atas dos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo e Individual (HTPC e HTPI), Atas de reuniões de orientação, formação e avaliação, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos alunos PAEE, bem como registro avaliativo dos pais dos referidos alunos sobre o trabalho na escola onde consta o histórico dos mesmos, suas impressões sobre o desenvolvimento do filho e descrevem, especificamente, sobre o trabalho pedagógico (da professora do AEE, professores da sala regular, demais professores, agentes educacionais e núcleo gestor). Somam-se aos documentos referidos, meu caderno de registro cotidiano de vice-diretora, meu caderno de registro como pesquisadora, o Projeto Político Pedagógico da Unidade Educacional, e, registro reflexivo em que, tanto professores quanto agentes educacionais, foram convidados a discorrer sobre suas experiências junto aos alunos PAEE.A partir do estudo, as lições aprendidas estão em torno da importância da presença do aluno PAEE para que o ensino de toda turma seja qualificado, o benefício da inserção dos recursos da Tecnologia Assistiva para atender às necessidades e limitações do referido aluno, bem como a valorização do compromisso assumido pelos envolvidos para a aprendizagem de todos. Soma-se aos achados, a importância da formação continuada singular oferecida na referida escola por nela estarem inseridos os alunos público alvo da educação especial, a formação inicial e continuada da professora do AEE (específica em Educação Especial) e a busca por caminhos singulares em cada situação específica dos alunos da EM Prof. Victorino Machado a exemplo da rede municipal de ensino de Rio Claro.Inclusive education is a great challenge because it demands the (re) organization of school spaces, staff training and understanding of learning processes in different aspects. For this to happen, the partnership between the professionals involved in the learning process of the target public education students (PAEE) and the existence of different ways of working in order to respect the differences is fundamental. I was deputy director of the Municipal School Prof. Victorino Machado in the municipal network of education of Rio Claro / SP that is considered pole of the special education as a result of the attendance to the students with disabilities, thanks to the competence of all the team that works in the school. The present work aims to understand how the organizational structure of the school where I worked enabled the work with the target public of the special education for the realization of the truly inclusive education proposal. Socialized practices developed between teachers, teacher of the Specialized Educational Assistance (AEE) and educational agents, subjects who were responsible for structure and developing projects, activities and educational materials for PAEE students. It is narrative research based on the theoretical formulations of Mikhail Bakhtin, Benjamin and Ginzburg in which, from the concrete experiences lived in the school context, it takes the same like object of study, in the specific case of this research, to amplify and systematize the importance of promoting collective spaces so that the subjects feel more confident when dealing with the students with disabilities, overcoming situations that do not always perceive when they work independently, besides promoting personal and professional development of all those involved in the school. The data were produced from the materials that exist in the school universe: Teacher's Diaries (Early Childhood Education, Elementary Education and Specialized Educational Attendance), Minutes of Collective and Individual Pedagogical Working Hours (HTPC and HTPI), Minutes of orientation meetings, training and evaluation, Individual Development Plan (PDI) of the PAEE students, as well as evaluation of the parents of the referred students on the work in the school where the history of the students, their impressions on the development of the child, specifically, on the pedagogical work (of the ESA teacher, teachers of the regular classroom, other teachers, educational agents and core manager). In addition to the mentioned documents, my daily register of deputy director, my registration book as a researcher, the Political Project Pedagogical Educational Unit, and a reflective register in which both teachers and educational agents were invited to discuss their experiences with the PAEE students. From the study, the lessons learned are based on the importance of the presence of the PAEE student so that the teaching of each class is qualified, the benefit of the insertion of the Assistive Technology resources to attend to the needs and limitations of said student, as well as the of the commitment made by those involved in the learning of all. In addition to the findings, the importance of the singular continuing education offered in this school is included because it includes the students with disabilities, the initial and continued formation of the ESA teacher (specific in Special Education) and the search for singular paths in each specific situation of the students of EM Prof. Victorino Machado, like the Rio Claro municipal school system.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosalen, Patrícia Cristina2019-07-15T18:09:04Z2019-07-15T18:09:04Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18253800091847933004137064P25879357007917808porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-20T06:10:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:11:12.811669Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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