INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Matheus Sergio de Barros da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BARBOSA, Magda Ribeiro de França
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2077
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da legislação em vigor no Estado do Paraná no que se refere ao papel do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) com ênfase para o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro autista (TEA). Conjuntamente analisar as ações que podem ser desenvolvidas pelas instituições que pretendem fazer a inclusão dos educandos com transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. A pesquisa é relevante uma vez que investigará aspectos concernentes à inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo na escola no ensino comum, como evidenciar a importância do trabalho colaborativo entre PAEE e professor do ensino comum e encaminhar o trabalho educativo contemplando mudanças no currículo, metodologias, adaptações e flexibilizações curriculares, parceria com outros profissionais da área da saúde, a integração entre o aluno, sua família, entre outros, para assim atender a contento o educando, oportunizando que aprenda e se desenvolva. Espera-se com essa pesquisa, evidenciar que, dentre as questões fundamentais para que a inclusão de fato se efetive na escola de ensino comum, destaca-se a importância do trabalho do PAEE (professor de apoio educacional especializado) cuja finalidade é romper barreiras relacionadas ao preconceito, estigmas, discriminação do aluno com TGD, bem como, pensar em práticas pedagógicas que atendam às áreas prejudicadas, como, a comunicação, a socialização, buscando a minimização dos comportamentos que interferem no aprendizado e na inserção social, evidenciando sempre as potencialidades do educando e não as limitações presentes no momento. Também oferecer subsídios teóricos-práticos aos professores que atuam como PAEE para melhor encaminhar o trabalho no contexto escolar.
id UNICESU-1_ceaedd305311c379841677bd39051d1a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2077
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)TEA (Transtorno do espectro autista)Trabalho colaborativoPAEEInclusãoA presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da legislação em vigor no Estado do Paraná no que se refere ao papel do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) com ênfase para o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro autista (TEA). Conjuntamente analisar as ações que podem ser desenvolvidas pelas instituições que pretendem fazer a inclusão dos educandos com transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. A pesquisa é relevante uma vez que investigará aspectos concernentes à inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo na escola no ensino comum, como evidenciar a importância do trabalho colaborativo entre PAEE e professor do ensino comum e encaminhar o trabalho educativo contemplando mudanças no currículo, metodologias, adaptações e flexibilizações curriculares, parceria com outros profissionais da área da saúde, a integração entre o aluno, sua família, entre outros, para assim atender a contento o educando, oportunizando que aprenda e se desenvolva. Espera-se com essa pesquisa, evidenciar que, dentre as questões fundamentais para que a inclusão de fato se efetive na escola de ensino comum, destaca-se a importância do trabalho do PAEE (professor de apoio educacional especializado) cuja finalidade é romper barreiras relacionadas ao preconceito, estigmas, discriminação do aluno com TGD, bem como, pensar em práticas pedagógicas que atendam às áreas prejudicadas, como, a comunicação, a socialização, buscando a minimização dos comportamentos que interferem no aprendizado e na inserção social, evidenciando sempre as potencialidades do educando e não as limitações presentes no momento. Também oferecer subsídios teóricos-práticos aos professores que atuam como PAEE para melhor encaminhar o trabalho no contexto escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T20:43:53Z2019-08-21T20:43:53Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2077porSILVA, Matheus Sergio de Barros daBARBOSA, Magda Ribeiro de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T18:30:59Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2077Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T18:30:59Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
title INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
spellingShingle INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
SILVA, Matheus Sergio de Barros da
TEA (Transtorno do espectro autista)
Trabalho colaborativo
PAEE
Inclusão
title_short INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
title_full INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
title_fullStr INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
title_full_unstemmed INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
title_sort INCLUSÃO DO ALUNO COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA) NO ESTADO DO PARANÁ: O PAPEL DO PROFESSOR DE APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (PAEE)
author SILVA, Matheus Sergio de Barros da
author_facet SILVA, Matheus Sergio de Barros da
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author_role author
author2 BARBOSA, Magda Ribeiro de França
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Matheus Sergio de Barros da
BARBOSA, Magda Ribeiro de França
dc.subject.por.fl_str_mv TEA (Transtorno do espectro autista)
Trabalho colaborativo
PAEE
Inclusão
topic TEA (Transtorno do espectro autista)
Trabalho colaborativo
PAEE
Inclusão
description A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise da legislação em vigor no Estado do Paraná no que se refere ao papel do Professor de Apoio Educacional Especializado (PAEE) com ênfase para o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro autista (TEA). Conjuntamente analisar as ações que podem ser desenvolvidas pelas instituições que pretendem fazer a inclusão dos educandos com transtornos globais do desenvolvimento. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir de livros, revistas/periódicos especializados, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. A pesquisa é relevante uma vez que investigará aspectos concernentes à inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo na escola no ensino comum, como evidenciar a importância do trabalho colaborativo entre PAEE e professor do ensino comum e encaminhar o trabalho educativo contemplando mudanças no currículo, metodologias, adaptações e flexibilizações curriculares, parceria com outros profissionais da área da saúde, a integração entre o aluno, sua família, entre outros, para assim atender a contento o educando, oportunizando que aprenda e se desenvolva. Espera-se com essa pesquisa, evidenciar que, dentre as questões fundamentais para que a inclusão de fato se efetive na escola de ensino comum, destaca-se a importância do trabalho do PAEE (professor de apoio educacional especializado) cuja finalidade é romper barreiras relacionadas ao preconceito, estigmas, discriminação do aluno com TGD, bem como, pensar em práticas pedagógicas que atendam às áreas prejudicadas, como, a comunicação, a socialização, buscando a minimização dos comportamentos que interferem no aprendizado e na inserção social, evidenciando sempre as potencialidades do educando e não as limitações presentes no momento. Também oferecer subsídios teóricos-práticos aos professores que atuam como PAEE para melhor encaminhar o trabalho no contexto escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T20:43:53Z
2019-08-21T20:43:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2077
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098717273653248