Forma literária e vida social na narrativa fantástica brasileira do século XIX: uma investigação à margem do cânone
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/250835 |
Resumo: | Esta tese se debruça sobre o problema da literatura fantástica brasileira do século XIX, concentrando-se especificamente no conto. A partir de um corpus selecionado, a abordagem de análise consiste em relacionar os procedimentos internos das narrativas com os aspectos da vida social que é plasmada na composição dos textos. Para esse fim, o método de leitura está embasado num conceito de fantástico resultante da combinação das principais discussões acerca desse fenômeno literário, que giram em torno das elaborações teóricas de Tzvetan Todorov, Irène Bessière, Remo Ceserani e David Roas. Partindo da percepção de que existe uma carência de trabalhos sistemáticos a respeito da narrativa fantástica brasileira nos estudos literários, essa abordagem pretendeu, portanto, delinear o desenvolvimento do conto fantástico oitocentista a fim de fornecer subsídios para uma compreensão mais ampla dos procedimentos narrativos ficcionais em sua relação com o imaginário brasileiro acerca da realidade que se constrói no século XIX. Como resultado da pesquisa, observou-se que o conto fantástico brasileiro oitocentista pode ser compreendido de uma perspectiva que permite reconhecer a existência de duas modalidades, que descrevemos ao longo da tese. A diferença entre essas duas modalidades se configura a partir de sua relação com a concepção da realidade e, por consequência disso, resulta em duas formas distintas de mimese. |
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Forma literária e vida social na narrativa fantástica brasileira do século XIX: uma investigação à margem do cânoneLiterary form and social life in the 19th century Brazilian fantastic narrative: an investigation on the canon's borderLiteratura fantásticaLiteratura brasileiraSéculo XIXFantastic literatureBrazilian literatureNineteenth centuryEsta tese se debruça sobre o problema da literatura fantástica brasileira do século XIX, concentrando-se especificamente no conto. A partir de um corpus selecionado, a abordagem de análise consiste em relacionar os procedimentos internos das narrativas com os aspectos da vida social que é plasmada na composição dos textos. Para esse fim, o método de leitura está embasado num conceito de fantástico resultante da combinação das principais discussões acerca desse fenômeno literário, que giram em torno das elaborações teóricas de Tzvetan Todorov, Irène Bessière, Remo Ceserani e David Roas. Partindo da percepção de que existe uma carência de trabalhos sistemáticos a respeito da narrativa fantástica brasileira nos estudos literários, essa abordagem pretendeu, portanto, delinear o desenvolvimento do conto fantástico oitocentista a fim de fornecer subsídios para uma compreensão mais ampla dos procedimentos narrativos ficcionais em sua relação com o imaginário brasileiro acerca da realidade que se constrói no século XIX. Como resultado da pesquisa, observou-se que o conto fantástico brasileiro oitocentista pode ser compreendido de uma perspectiva que permite reconhecer a existência de duas modalidades, que descrevemos ao longo da tese. A diferença entre essas duas modalidades se configura a partir de sua relação com a concepção da realidade e, por consequência disso, resulta em duas formas distintas de mimese.This thesis focuses on the problem of the nineteenth-century Brazilian fantastic literature, with specific attention to the short story. From a selected corpus, the analysis approach consists of relating the narratives internal procedures with the aspects of social life that is shaped in the composition of the texts. Thus, the reading method is based on a concept about the fantastic that results from a combination of the main discussions on that literary phenomenon, which revolve around the theoretical elaborations of Tzvetan Todorov, Irène Bessière, Remo Ceserani and David Roas. Therefore, from the perception that there is a lack of systematic work on the Brazilian fantastic narrative in literary studies, this approach intended to outline the development of the nineteenth century fantastic short story in order to provide subsidies for a broader understanding of fiction’s procedures in its relationship with the Brazilian imaginary about the reality built in that period. As a result, it was observed that the nineteenth-century Brazilian fantastic short story can be understood from a perspective that enables to notice the existence of two modalities, described throughout the thesis. The difference between the two modalities is due to their relationship with the conception of reality and, because of that, results in two different ways of mimesis.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Marcio Roberto [UNESP]Silva, Frederico Santiago da2023-10-03T18:13:37Z2023-10-03T18:13:37Z2023-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/250835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-18T13:23:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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