As palavras de rey como modelo funcional de prova psicométrica da memória imediata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Avelino Leonardo da [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Gibello, Juliana [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude114.htm
http://hdl.handle.net/11449/148353
Resumo: Introdução: A idéia tradicional da perda da memória em idosos parece estar desvinculada do fator idade, mas que é decorrente de problemas pré-existentes no cérebro ou de outros problemas como os do sistema circulatório ou de algum tipo de doença neurológica. Atualmente , há uma tendência em afirmar que, a memória pode ser modificada e desenvolvida pela experiência, podendo sofrer influência direta do aprendizado que , sendo um processo estimulativo, concorreria para o aparecimento de novas conexões entre os neurônios, facilitando assim, a transmissão dos impulsos nervosos , onde essas mudanças ocorrem. Objetivos: A pesquisa teve como objetivos, avaliar a memória imediata em alunos de diferentes séries de escolas públicas e particulares e em alunos do Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade e analisar a influência da escolaridade e aprendizado para a conservação dessa função cerebral. Métodos : Foram utilizados para a pesquisa, alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental , da 3ª Série do Ensino Médio, do 2º ano de Curso Superior e Alunos da Terceira Idade. Para avaliar a hipótese de que a escolaridade e o aprendizado são fatores essenciais para a conservação da memória imediata, foi aplicado aos participantes da pesquisa, o teste denominado “As palavras de Rey”, que consiste na leitura de l5 palavras retiradas de um texto previamente elaborado. A leitura das referidas palavras foi feita com intervalo de 1 minuto entre uma série e outra por 5 vezes. Após o final da leitura da última série, foi entregue aos participantes o texto elaborado, no qual eles deveriam assinalar as palavras que tinham ouvido e das quais se lembravam. Resultados: A análise dos dados mostrou que o desempenho dos alunos da 3ª Série do Ensino Médio foi em média, 22% superior ao dos alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental. Entre os alunos da 3ª Série do Ensino Médio e alunos do 2º ano de Curso Superior não houve diferença marcante. Em relação aos grupos da Terceira Idade, o grupo de maior escolaridade apresentou, em média, desempenho de 33% superior em relação ao de menor escolaridade, o que sugere a importância da escolaridade e conseqüentemente da estimulação para o desenvolvimento de funções cerebrais como a memória imediata.
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