Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomazini, Aline Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244292
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.
id UNSP_c3fe80d7f12626dbb1c71e7d4f9f9875
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244292
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum CurricularSexuality education: a documentary study of the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum BaseEducação em sexualidadeSexualidadeGêneroBNCCO presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Marilia Frassetto de [UNESP]Tomazini, Aline Dias2023-06-30T16:41:15Z2023-06-30T16:41:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:06:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:34.617012Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
Sexuality education: a documentary study of the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base
title Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
Tomazini, Aline Dias
Educação em sexualidade
Sexualidade
Gênero
BNCC
title_short Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
title_full Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
title_sort Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
author Tomazini, Aline Dias
author_facet Tomazini, Aline Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Célia Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Araújo, Marilia Frassetto de [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomazini, Aline Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em sexualidade
Sexualidade
Gênero
BNCC
topic Educação em sexualidade
Sexualidade
Gênero
BNCC
description O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-06-30T16:41:15Z
2023-06-30T16:41:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244292
url http://hdl.handle.net/11449/244292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128485581914112