Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/244292 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final. |
id |
UNSP_c3fe80d7f12626dbb1c71e7d4f9f9875 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/244292 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum CurricularSexuality education: a documentary study of the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum BaseEducação em sexualidadeSexualidadeGêneroBNCCO presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Célia Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Marilia Frassetto de [UNESP]Tomazini, Aline Dias2023-06-30T16:41:15Z2023-06-30T16:41:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:06:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244292Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:14:34.617012Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular Sexuality education: a documentary study of the National Curriculum Parameters and the Common National Curriculum Base |
title |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular Tomazini, Aline Dias Educação em sexualidade Sexualidade Gênero BNCC |
title_short |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Educação em sexualidade: um estudo documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular |
author |
Tomazini, Aline Dias |
author_facet |
Tomazini, Aline Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rossi, Célia Regina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) Araújo, Marilia Frassetto de [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomazini, Aline Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em sexualidade Sexualidade Gênero BNCC |
topic |
Educação em sexualidade Sexualidade Gênero BNCC |
description |
O presente trabalho objetivou analisar e comparar a temática Educação em Sexualidade nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular, buscando verificar as mudanças e possíveis avanços e retrocessos. Para isso, foi realizada uma leitura analítica dos documentos, a fim de compreender como cada um trata a temática da Educação em Sexualidade. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho documental de natureza qualitativa para, então, compreender como se deu o processo de mudança entre os documentos. Os resultados apontam que os Parâmetros Curriculares Nacionais, apesar de defender uma sexualidade biológica e preventiva, foi o marco da discussão do tema no âmbito escolar, onde esse foi tratado de maneira integral, enquanto a Base Nacional Comum Curricular apresentou caráter conservador de retrocesso ao retirar a discussão de gênero e suas relações do seu texto final. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2023-06-30T16:41:15Z 2023-06-30T16:41:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/244292 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/244292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128485581914112 |