Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92310
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa ‘Infância e Educação’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta uma pesquisa-intervenção desenvolvida no ano de 2009, em um Centro de Convivência Infantil da UNESP, com um grupo de crianças de três a quatro anos de idade e teve como objetivos investigar se os contos de fadas contribuem para o uso dos elementos da narrativa pelas crianças de três a quatro anos de idade, e se o trabalho intencional com tais instrumentos favorece a construção das narrativas infantis. Essa pesquisa originou-se da inquietação perante a tendência de os contos de Fadas que, por não serem vistos como prática que pode auxiliar no processo de construção de narrativas infantis, não serem trabalhados intencionalmente, não serem privilegiados tempo e espaço para a narrativa oral das crianças. Para realização da pesquisa foram necessários dois momentos: o primeiro chamado de “Fase da observação”, realizado com a premissa de conhecer o grupo analisado e assim ser aceito por ele, visando...
id UNSP_c48503d04d2bc623393407f1840b698f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92310
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SPEducaçãoContos de fadasCrechesFairy talesStory tellingChildren narrativeChildren educationCrècheO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa ‘Infância e Educação’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta uma pesquisa-intervenção desenvolvida no ano de 2009, em um Centro de Convivência Infantil da UNESP, com um grupo de crianças de três a quatro anos de idade e teve como objetivos investigar se os contos de fadas contribuem para o uso dos elementos da narrativa pelas crianças de três a quatro anos de idade, e se o trabalho intencional com tais instrumentos favorece a construção das narrativas infantis. Essa pesquisa originou-se da inquietação perante a tendência de os contos de Fadas que, por não serem vistos como prática que pode auxiliar no processo de construção de narrativas infantis, não serem trabalhados intencionalmente, não serem privilegiados tempo e espaço para a narrativa oral das crianças. Para realização da pesquisa foram necessários dois momentos: o primeiro chamado de “Fase da observação”, realizado com a premissa de conhecer o grupo analisado e assim ser aceito por ele, visando...This research, related to the “Childhood and Education” investigation group, was developed in the Post-Graduation Program in Education of Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP. It describes an interventional-research which was performed in 2009 and involved a group of three/four-year-old children enrolled in the university Day Care. The investigation aimed to reinforce, among other important proposals, the role of children education pedagogical job in enhancing children’s oral narrative. Its starting point was the perception that fairy tales are neither intentionally used nor conceived as a tool in order to help children in their narrative construction process. Two steps were needed to develop the research: the first one, the observation stage, had the purpose of making the researcher familiar to the group as well as being accepted by them so the interactive moments could be observed as a support to the intervention itself. This second stage included seven meetings that always started with story telling, preceded by some explanation about the authors, and followed by the conversation time: a discussion concerning the tale by... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2010-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis140 f. : il.application/pdfRODRIGUES, Marinês Eugênia Alfredo. Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92310000628059rodrigues_mea_me_prud.pdf33004129044P65013993328814888Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:46:37.940927Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
title Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
spellingShingle Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
Educação
Contos de fadas
Creches
Fairy tales
Story telling
Children narrative
Children education
Crèche
title_short Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
title_full Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
title_fullStr Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
title_full_unstemmed Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
title_sort Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP
author Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
author_facet Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marinês Eugênia Alfredo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Contos de fadas
Creches
Fairy tales
Story telling
Children narrative
Children education
Crèche
topic Educação
Contos de fadas
Creches
Fairy tales
Story telling
Children narrative
Children education
Crèche
description O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa ‘Infância e Educação’, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP, apresenta uma pesquisa-intervenção desenvolvida no ano de 2009, em um Centro de Convivência Infantil da UNESP, com um grupo de crianças de três a quatro anos de idade e teve como objetivos investigar se os contos de fadas contribuem para o uso dos elementos da narrativa pelas crianças de três a quatro anos de idade, e se o trabalho intencional com tais instrumentos favorece a construção das narrativas infantis. Essa pesquisa originou-se da inquietação perante a tendência de os contos de Fadas que, por não serem vistos como prática que pode auxiliar no processo de construção de narrativas infantis, não serem trabalhados intencionalmente, não serem privilegiados tempo e espaço para a narrativa oral das crianças. Para realização da pesquisa foram necessários dois momentos: o primeiro chamado de “Fase da observação”, realizado com a premissa de conhecer o grupo analisado e assim ser aceito por ele, visando...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-30
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Marinês Eugênia Alfredo. Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92310
000628059
rodrigues_mea_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
identifier_str_mv RODRIGUES, Marinês Eugênia Alfredo. Quem conta um conto... os contos de fadas e as narrativas das crianças de uma creche de Presidente Prudente/SP. 2010. 140 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000628059
rodrigues_mea_me_prud.pdf
33004129044P6
5013993328814888
url http://hdl.handle.net/11449/92310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 140 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129551272771584