A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belancieri, Valeska Petek [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155104
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878766.pdf
Resumo: This paper aims to describe how Institutional Advertising can contribute to creating and maintaining the Image of an organization. There are presented concepts related to Image and Institutional Communication, by bibliographic research in Communication and Public Relations field, as well as in Administration, Arts, Social Sciences and Marketing ones. Following, there is an example of their application through an organization chosen for the study: Johnson & Johnson. After presenting its management concepts and some brands, two pieces of advertisement are analyzed to understand Johnson's Baby Image positioning through time. The pieces were chosen due to their time gap (there are 23 years from the first one broadcasting to the second one) and the analysis criteria were Image, Text and Soundtrack categories. In short, the analysis signed that Johnson's Baby brand has maintained its positioning as a bond between mother and baby
id UNSP_c50105beda93ec383c5afeffb9587dc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155104
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & JohnsonRelações publicasPropagandaComunicaçãoCommunicationThis paper aims to describe how Institutional Advertising can contribute to creating and maintaining the Image of an organization. There are presented concepts related to Image and Institutional Communication, by bibliographic research in Communication and Public Relations field, as well as in Administration, Arts, Social Sciences and Marketing ones. Following, there is an example of their application through an organization chosen for the study: Johnson & Johnson. After presenting its management concepts and some brands, two pieces of advertisement are analyzed to understand Johnson's Baby Image positioning through time. The pieces were chosen due to their time gap (there are 23 years from the first one broadcasting to the second one) and the analysis criteria were Image, Text and Soundtrack categories. In short, the analysis signed that Johnson's Baby brand has maintained its positioning as a bond between mother and babyEste trabalho aborda como a Propaganda Institucional pode contribuir para a criação e manutenção da Imagem de uma organização. São apresentados conceitos relacionados à Imagem e à Comunicação Institucional, por meio de pesquisa bibliográfica da área de Comunicação e Relações Públicas, bem como em Administração, Artes, Ciências Sociais e Marketing. Em seguida, há um exemplo de aplicação dos mesmos por meio de uma organização escolhida para estudo: Johnson & Johnson. Após apresentação de seus conceitos de gestão e algumas marcas, são analisadas duas peças de propaganda de cunho institucional de modo a compreender a trajetória da Imagem da marca Johnson's Baby no tempo. As peças foram selecionadas devido ao seu intervalo temporal (há 23 anos desde a veiculação da primeira até a veiculação da segunda), e os critérios utilizados para análise foram as categorias de Imagem, Texto e Trilha Sonora. Em síntese, a análise sinalizou que a marca de produtos Johnson's Baby manteve seu posicionamento como elo da relação entre mãe e bebêUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bertolli Filho, Claudio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belancieri, Valeska Petek [UNESP]2018-08-30T18:20:08Z2018-08-30T18:20:08Z2015-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis95 f.application/pdfBELANCIERI, Valeska Petek. A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson. 2015. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.http://hdl.handle.net/11449/155104000878766http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878766.pdf06420226814082030000-0003-3584-9736Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:17:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155104Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:56:50.217589Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
title A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
spellingShingle A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
Belancieri, Valeska Petek [UNESP]
Relações publicas
Propaganda
Comunicação
Communication
title_short A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
title_full A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
title_fullStr A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
title_full_unstemmed A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
title_sort A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson
author Belancieri, Valeska Petek [UNESP]
author_facet Belancieri, Valeska Petek [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bertolli Filho, Claudio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Belancieri, Valeska Petek [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações publicas
Propaganda
Comunicação
Communication
topic Relações publicas
Propaganda
Comunicação
Communication
description This paper aims to describe how Institutional Advertising can contribute to creating and maintaining the Image of an organization. There are presented concepts related to Image and Institutional Communication, by bibliographic research in Communication and Public Relations field, as well as in Administration, Arts, Social Sciences and Marketing ones. Following, there is an example of their application through an organization chosen for the study: Johnson & Johnson. After presenting its management concepts and some brands, two pieces of advertisement are analyzed to understand Johnson's Baby Image positioning through time. The pieces were chosen due to their time gap (there are 23 years from the first one broadcasting to the second one) and the analysis criteria were Image, Text and Soundtrack categories. In short, the analysis signed that Johnson's Baby brand has maintained its positioning as a bond between mother and baby
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
2018-08-30T18:20:08Z
2018-08-30T18:20:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELANCIERI, Valeska Petek. A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson. 2015. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/155104
000878766
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878766.pdf
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
identifier_str_mv BELANCIERI, Valeska Petek. A gestão da imagem em comunicação institucional: uma análise de peças da Johnson & Johnson. 2015. 95 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2015.
000878766
0642022681408203
0000-0003-3584-9736
url http://hdl.handle.net/11449/155104
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-27/000878766.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129001900736512