Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trentini, Liliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UPF
Texto Completo: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2130
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação na rede social Instagram da Johnson & Johnson Brasil que posicionam a marca como humanizada. A pesquisa se classifica como descritiva-qualitativa e teve como método para a construção teórica a Pesquisa Bibliográfica. O procedimento metodológico foi inspirado no método estudo de caso, operacionalizado pela Análise de Conteúdo. Para isso, destacaram-se 8 publicações do Instagram da Johnson & Johnson Brasil no período de maio até junho de 2021. O critério para a seleção das postagens baseou-se na relevância do conteúdo, sendo selecionadas por conveniência e julgamento. Como resultado obtido, observa-se que há evidências da prática com a teoria do Marketing 3.0 e das Lovemarks nas publicações analisadas, onde ficou evidenciado que os principais temas humanizados que a Johnson & Johnson utilizou, no período, dizem respeito a conteúdo social, cultural e ecológico, assim, transmitindo a humanização que gera valor para a marca.
id UPF_adc060bc87b208bf9d69139c2d4c3fb3
oai_identifier_str oai:localhost:riupf/2130
network_acronym_str UPF
network_name_str Repositório Institucional da UPF
repository_id_str 1610
spelling 2022-02-02T12:54:48Z2022-02-022022-02-02T12:54:48Z2021-12-07TRENTINI, Liliana. Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2130Submitted by Aline Rezende (alinerezende@upf.br) on 2022-02-02T12:54:48Z No. of bitstreams: 1 PF2021LilianaTrentin.pdf: 1956429 bytes, checksum: b20a3b366302e784d84ac3dcd6c28f7b (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-02T12:54:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021LilianaTrentin.pdf: 1956429 bytes, checksum: b20a3b366302e784d84ac3dcd6c28f7b (MD5) Previous issue date: 2021-12-07O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação na rede social Instagram da Johnson & Johnson Brasil que posicionam a marca como humanizada. A pesquisa se classifica como descritiva-qualitativa e teve como método para a construção teórica a Pesquisa Bibliográfica. O procedimento metodológico foi inspirado no método estudo de caso, operacionalizado pela Análise de Conteúdo. Para isso, destacaram-se 8 publicações do Instagram da Johnson & Johnson Brasil no período de maio até junho de 2021. O critério para a seleção das postagens baseou-se na relevância do conteúdo, sendo selecionadas por conveniência e julgamento. Como resultado obtido, observa-se que há evidências da prática com a teoria do Marketing 3.0 e das Lovemarks nas publicações analisadas, onde ficou evidenciado que os principais temas humanizados que a Johnson & Johnson utilizou, no período, dizem respeito a conteúdo social, cultural e ecológico, assim, transmitindo a humanização que gera valor para a marca.porUniversidade de Passo FundoUPFBrasilFaculdade de Artes e Comunicação - FACPublicidade PropagandaIdentidade e valor de marcaMarcas humanizadasLovemarksComunicação digitalRedes SociaisInstagramHumanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHermes, Lisiane Caroline RodriguesTrentini, Lilianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UPFinstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81855http://localhost:8080/bitstream/riupf/2130/2/license.txtf4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4cMD52ORIGINALPF2021LilianaTrentin.pdfPF2021LilianaTrentin.pdfTrabalho Final de Graduação Liliana Trentinapplication/pdf1956429http://localhost:8080/bitstream/riupf/2130/1/PF2021LilianaTrentin.pdfb20a3b366302e784d84ac3dcd6c28f7bMD51riupf/21302022-02-11 17:13:58.733oai:localhost: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Repositório InstitucionalPRIhttp://repositorio.upf.br/oai/requestopendoar:16102022-02-11T19:13:58Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
title Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
spellingShingle Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
Trentini, Liliana
Publicidade Propaganda
Identidade e valor de marca
Marcas humanizadas
Lovemarks
Comunicação digital
Redes Sociais
Instagram
title_short Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
title_full Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
title_fullStr Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
title_full_unstemmed Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
title_sort Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada
author Trentini, Liliana
author_facet Trentini, Liliana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.contributor.author.fl_str_mv Trentini, Liliana
contributor_str_mv Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade Propaganda
Identidade e valor de marca
Marcas humanizadas
Lovemarks
Comunicação digital
Redes Sociais
Instagram
topic Publicidade Propaganda
Identidade e valor de marca
Marcas humanizadas
Lovemarks
Comunicação digital
Redes Sociais
Instagram
description O presente estudo teve como objetivo analisar as estratégias de comunicação na rede social Instagram da Johnson & Johnson Brasil que posicionam a marca como humanizada. A pesquisa se classifica como descritiva-qualitativa e teve como método para a construção teórica a Pesquisa Bibliográfica. O procedimento metodológico foi inspirado no método estudo de caso, operacionalizado pela Análise de Conteúdo. Para isso, destacaram-se 8 publicações do Instagram da Johnson & Johnson Brasil no período de maio até junho de 2021. O critério para a seleção das postagens baseou-se na relevância do conteúdo, sendo selecionadas por conveniência e julgamento. Como resultado obtido, observa-se que há evidências da prática com a teoria do Marketing 3.0 e das Lovemarks nas publicações analisadas, onde ficou evidenciado que os principais temas humanizados que a Johnson & Johnson utilizou, no período, dizem respeito a conteúdo social, cultural e ecológico, assim, transmitindo a humanização que gera valor para a marca.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-02T12:54:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-02
2022-02-02T12:54:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TRENTINI, Liliana. Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2130
identifier_str_mv TRENTINI, Liliana. Humanização da marca: uma análise das estratégias de comunicação no perfil da Johnson & Johnson Brasil no Instagram que posicionam a marca como humanizada. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
url http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Passo Fundo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UPF
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Repositório Institucional da UPF
collection Repositório Institucional da UPF
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/bitstream/riupf/2130/2/license.txt
http://localhost:8080/bitstream/riupf/2130/1/PF2021LilianaTrentin.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f4e65a66a9c78bf84e99c734afe49b4c
b20a3b366302e784d84ac3dcd6c28f7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UPF - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798492624690085888