Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93243
Resumo: Duas obras sobre o teatro engajado no Brasil dos anos 1970 são fundamentais, Calabar: O elogio da traição (escrita em 1973) de Chico Buarque e Ruy Guerra, e Gota d´água (1975) de Chico Buarque e Paulo Pontes. Nelas, percebe-se a dimensão assumida pelo diálogo entre arte e política num tempo em que o campo intelectual-artístico procurava se expressar apesar de sufocado pela vigília constante da censura oficial. Produzidas entre um curto espaço de tempo, as motivações estéticas e políticas dos autores, com pontos comuns e divergentes em cada obra, bem como os desdobramentos da veiculação no circuito social e da recepção são aqui discutidas. A apropriação do discurso nacional-popular, um tema tão caro às esquerdas nos anos 1960, em Calabar e Gota mereceu por nós maior destaque, com o registro de que, nos 70, os autores dialogavam com outro momento histórico, no qual os impasses da ditadura militar ensejavam problemáticas não mais sob a perspectiva da década anterior. Assim, buscamos, por meio do mapeamento das peças e da análise (poética) das músicas, discos, programas e artigos sobre as produções, dimensionar a arte engajada teatral das décadas de 1960 e 1970, com enfoque no projeto cultural de embate ao regime militar por intelectuais e artistas
id UNSP_c57f29173306a6a917ed5a117249cae1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93243
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'águaHistóriaTeatro e sociedadeTeatro - Aspectos políticosArte e sociedade - HistóriaArte e historia - BrasilBrasil - História - Séc. XXHistoryDuas obras sobre o teatro engajado no Brasil dos anos 1970 são fundamentais, Calabar: O elogio da traição (escrita em 1973) de Chico Buarque e Ruy Guerra, e Gota d´água (1975) de Chico Buarque e Paulo Pontes. Nelas, percebe-se a dimensão assumida pelo diálogo entre arte e política num tempo em que o campo intelectual-artístico procurava se expressar apesar de sufocado pela vigília constante da censura oficial. Produzidas entre um curto espaço de tempo, as motivações estéticas e políticas dos autores, com pontos comuns e divergentes em cada obra, bem como os desdobramentos da veiculação no circuito social e da recepção são aqui discutidas. A apropriação do discurso nacional-popular, um tema tão caro às esquerdas nos anos 1960, em Calabar e Gota mereceu por nós maior destaque, com o registro de que, nos 70, os autores dialogavam com outro momento histórico, no qual os impasses da ditadura militar ensejavam problemáticas não mais sob a perspectiva da década anterior. Assim, buscamos, por meio do mapeamento das peças e da análise (poética) das músicas, discos, programas e artigos sobre as produções, dimensionar a arte engajada teatral das décadas de 1960 e 1970, com enfoque no projeto cultural de embate ao regime militar por intelectuais e artistasTwo theatre performance about the engaged theater in 1970s Brazil are fundamental, Calabar: O elogio da traiçao (written in 1973) by Chico Buarque and Ruy Guerra, and Gota d´água (1975) by Chico Buarque and Paulo Pontes. In them, one realizes the extent assumed by the dialogue between art and politics at a time when the intellectual-artistic sought to express themselves though stifled by constant vigil of official censorship. Produced between a short time, the aesthetic and political motivations of the authors with common and divergent points in each work, as well as the consequences of the social circuit placement and reception are discussed. The appropriation of popular national discourse, a theme so dear to leftists in the 1960s, in Calabar and Gota d’água Last straw merited for us the most attention to the record that in 70, the authors dialogued with another historical moment in which the impasses of the dictatorship military will provide an opportunity for no more problematic from the perspective of the previous decade. Thus, we seek, through the mapping and analysis of the parts of the songs, albums, programs and articles about the productions, theatrical counteract engaged art of the 1970s to 60 by scaling the project of cultural clash with the military regime by intellectuals and artistsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Tania da Costa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]2014-06-11T19:26:22Z2014-06-11T19:26:22Z2013-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis216 f. : il.application/pdfSANTOS, Cláudia Regina dos. Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água. 2013. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2013.http://hdl.handle.net/11449/93243000726302santos_cr_dr_fran.pdf33004072013P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T18:37:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T18:37:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
title Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
spellingShingle Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]
História
Teatro e sociedade
Teatro - Aspectos políticos
Arte e sociedade - História
Arte e historia - Brasil
Brasil - História - Séc. XX
History
title_short Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
title_full Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
title_fullStr Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
title_full_unstemmed Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
title_sort Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água
author Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]
author_facet Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Tania da Costa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Regina dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História
Teatro e sociedade
Teatro - Aspectos políticos
Arte e sociedade - História
Arte e historia - Brasil
Brasil - História - Séc. XX
History
topic História
Teatro e sociedade
Teatro - Aspectos políticos
Arte e sociedade - História
Arte e historia - Brasil
Brasil - História - Séc. XX
History
description Duas obras sobre o teatro engajado no Brasil dos anos 1970 são fundamentais, Calabar: O elogio da traição (escrita em 1973) de Chico Buarque e Ruy Guerra, e Gota d´água (1975) de Chico Buarque e Paulo Pontes. Nelas, percebe-se a dimensão assumida pelo diálogo entre arte e política num tempo em que o campo intelectual-artístico procurava se expressar apesar de sufocado pela vigília constante da censura oficial. Produzidas entre um curto espaço de tempo, as motivações estéticas e políticas dos autores, com pontos comuns e divergentes em cada obra, bem como os desdobramentos da veiculação no circuito social e da recepção são aqui discutidas. A apropriação do discurso nacional-popular, um tema tão caro às esquerdas nos anos 1960, em Calabar e Gota mereceu por nós maior destaque, com o registro de que, nos 70, os autores dialogavam com outro momento histórico, no qual os impasses da ditadura militar ensejavam problemáticas não mais sob a perspectiva da década anterior. Assim, buscamos, por meio do mapeamento das peças e da análise (poética) das músicas, discos, programas e artigos sobre as produções, dimensionar a arte engajada teatral das décadas de 1960 e 1970, com enfoque no projeto cultural de embate ao regime militar por intelectuais e artistas
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
2014-06-11T19:26:22Z
2014-06-11T19:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Cláudia Regina dos. Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água. 2013. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/93243
000726302
santos_cr_dr_fran.pdf
33004072013P0
identifier_str_mv SANTOS, Cláudia Regina dos. Dramaturgia engajada no Brasil: as produções Calabar: O elogio da traição e Gota d'água. 2013. 216 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca, 2013.
000726302
santos_cr_dr_fran.pdf
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/93243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 216 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650128612950016