Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119142
Resumo: A busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudado
id UNSP_c5c5587bd367532d621ec8bb61c68226
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119142
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?Biologia - Estudo e ensinoAnatomia humanaEnsino sobre o corpo humanoProjeto de extensãoPerspectiva sócio-culturalA busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudadoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]2015-03-23T15:16:32Z2015-03-23T15:16:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfFREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119142000645944freitas_ed_tcc_rcla.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:18:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:37:56.795502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
title Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
spellingShingle Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]
Biologia - Estudo e ensino
Anatomia humana
Ensino sobre o corpo humano
Projeto de extensão
Perspectiva sócio-cultural
title_short Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
title_full Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
title_fullStr Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
title_full_unstemmed Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
title_sort Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
author Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]
author_facet Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia - Estudo e ensino
Anatomia humana
Ensino sobre o corpo humano
Projeto de extensão
Perspectiva sócio-cultural
topic Biologia - Estudo e ensino
Anatomia humana
Ensino sobre o corpo humano
Projeto de extensão
Perspectiva sócio-cultural
description A busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudado
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:16:32Z
2015-03-23T15:16:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/119142
000645944
freitas_ed_tcc_rcla.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
identifier_str_mv FREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000645944
freitas_ed_tcc_rcla.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://hdl.handle.net/11449/119142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 27 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129098410622976