Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119142 |
Resumo: | A busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudado |
id |
UNSP_c5c5587bd367532d621ec8bb61c68226 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119142 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?Biologia - Estudo e ensinoAnatomia humanaEnsino sobre o corpo humanoProjeto de extensãoPerspectiva sócio-culturalA busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudadoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP]2015-03-23T15:16:32Z2015-03-23T15:16:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis27 f.application/pdfFREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/119142000645944freitas_ed_tcc_rcla.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-06T06:18:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119142Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:37:56.795502Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
title |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
spellingShingle |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP] Biologia - Estudo e ensino Anatomia humana Ensino sobre o corpo humano Projeto de extensão Perspectiva sócio-cultural |
title_short |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
title_full |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
title_fullStr |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
title_full_unstemmed |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
title_sort |
Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares? |
author |
Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP] |
author_facet |
Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Eduardo D'Annibale de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia - Estudo e ensino Anatomia humana Ensino sobre o corpo humano Projeto de extensão Perspectiva sócio-cultural |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Anatomia humana Ensino sobre o corpo humano Projeto de extensão Perspectiva sócio-cultural |
description |
A busca de compreensão da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos entre professores e alunos tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas a padrões de interação em sala de aula e suas consequências para o no contexto do ensino e da aprendizagem. Este trabalho sistematiza e analisa os conteúdos tratados, bem como as questões levantadas por uma monitora de um Projeto de Extensão em Anatomia Humana e alunos de ensino médio durante as atividades realizadas na bancada do sistema excretor-reprodutor em um laboratório de Anatomia Humana, além de identificar as classes de abordagens comunicativas presentes nessas interações. A ênfase em aspectos morfofisiológicos dos sistemas humanos, assim como a opção por um estilo de trabalho baseado na argumentação retórica, adotado pela monitora, renegou a um segundo plano tanto a interatividade quanto a dialogicidade como padrões de interação neste contexto estudado |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2015-03-23T15:16:32Z 2015-03-23T15:16:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. http://hdl.handle.net/11449/119142 000645944 freitas_ed_tcc_rcla.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Eduardo D'Annibale de. Laboratório de anatomia: um espaço para a construção de sentidos sobre o corpo humano pelos escolares?. 2011. 27 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. 000645944 freitas_ed_tcc_rcla.pdf 0804543782141182 0000-0002-6109-6830 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
27 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129098410622976 |