O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155942 |
Resumo: | Este artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito. |
id |
UNSP_c5e185b1c7554b192cb28e76582fc750 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155942 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenhoThe drawing that provokes laughter: the drawing of humor in art classes as an incentive to the practice of drawingDesenho de humorDesenho infantilAprendizagem do desenhoPrática docenteHumor drawingChildren’s drawingDrawing learningTeaching practiceEste artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito.This article proposes the observation of how the humor drawing can be worked in the classroom with children and adolescents aiming at the symbolic development and the drawing itself. The study’s hypothesis is the incorporation of the language of graphic humor into the teaching-learning of the drawing from proposals to think, elaborate and create from references experienced through the appropriation of the graphic alphabet by the student. The intention is to provoke reflection on how much the incentive to draw, through an interactionist approach, enables and encourages the designer practice in a phase of possible blocking of the person’s graphic development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5629532Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]2018-09-10T17:28:35Z2018-09-10T17:28:35Z2018-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15594200090757941002016026P191506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:40.406045Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho The drawing that provokes laughter: the drawing of humor in art classes as an incentive to the practice of drawing |
title |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
spellingShingle |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP] Desenho de humor Desenho infantil Aprendizagem do desenho Prática docente Humor drawing Children’s drawing Drawing learning Teaching practice |
title_short |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
title_full |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
title_fullStr |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
title_full_unstemmed |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
title_sort |
O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho |
author |
Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP] |
author_facet |
Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho de humor Desenho infantil Aprendizagem do desenho Prática docente Humor drawing Children’s drawing Drawing learning Teaching practice |
topic |
Desenho de humor Desenho infantil Aprendizagem do desenho Prática docente Humor drawing Children’s drawing Drawing learning Teaching practice |
description |
Este artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10T17:28:35Z 2018-09-10T17:28:35Z 2018-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/155942 000907579 41002016026P1 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155942 |
identifier_str_mv |
000907579 41002016026P1 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129515872845824 |