O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155942
Resumo: Este artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito.
id UNSP_c5e185b1c7554b192cb28e76582fc750
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155942
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenhoThe drawing that provokes laughter: the drawing of humor in art classes as an incentive to the practice of drawingDesenho de humorDesenho infantilAprendizagem do desenhoPrática docenteHumor drawingChildren’s drawingDrawing learningTeaching practiceEste artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito.This article proposes the observation of how the humor drawing can be worked in the classroom with children and adolescents aiming at the symbolic development and the drawing itself. The study’s hypothesis is the incorporation of the language of graphic humor into the teaching-learning of the drawing from proposals to think, elaborate and create from references experienced through the appropriation of the graphic alphabet by the student. The intention is to provoke reflection on how much the incentive to draw, through an interactionist approach, enables and encourages the designer practice in a phase of possible blocking of the person’s graphic development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5629532Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]2018-09-10T17:28:35Z2018-09-10T17:28:35Z2018-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15594200090757941002016026P191506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:40.406045Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
The drawing that provokes laughter: the drawing of humor in art classes as an incentive to the practice of drawing
title O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
spellingShingle O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
Desenho de humor
Desenho infantil
Aprendizagem do desenho
Prática docente
Humor drawing
Children’s drawing
Drawing learning
Teaching practice
title_short O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
title_full O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
title_fullStr O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
title_full_unstemmed O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
title_sort O desenho que provoca o riso: o desenho de humor nas aulas de arte como incentivo à prática do desenho
author Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
author_facet Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mathias, Elisângela de Freitas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho de humor
Desenho infantil
Aprendizagem do desenho
Prática docente
Humor drawing
Children’s drawing
Drawing learning
Teaching practice
topic Desenho de humor
Desenho infantil
Aprendizagem do desenho
Prática docente
Humor drawing
Children’s drawing
Drawing learning
Teaching practice
description Este artigo propõe a observação de como o desenho de humor pode ser trabalhado em sala de aula com crianças e adolescentes visando o desenvolvimento simbólico e do desenho em si. O estudo tem como hipótese a incorporação da linguagem do humor gráfico ao ensino-aprendizagem do desenho a partir de propostas para pensar, elaborar e criar a partir de referências experimentadas através da apropriação do alfabeto gráfico por parte do aluno. A intenção é provocar a reflexão sobre o quanto o incentivo ao desenho, por meio de uma abordagem interacionista, possibilita e fomenta a prática desenhista numa fase de possível bloqueio do desenvolvimento gráfico do sujeito.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10T17:28:35Z
2018-09-10T17:28:35Z
2018-07-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/155942
000907579
41002016026P1
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/155942
identifier_str_mv 000907579
41002016026P1
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129515872845824