Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessotto, Ana Heloiza Vita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202378
Resumo: Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.
id UNSP_c6260bf371a8f7209559dc6d92d12540
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202378
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividadeProdução AudiovisualCriatividadeInovaçãoPandemiaCovid-19Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.Não recebi financiamentoVersão final do editorUnesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")Gradus EditoraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pessotto, Ana Heloiza VitaCarvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2021-01-16T01:10:06Z2021-01-16T01:10:06Z2020-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdf9786588496206http://hdl.handle.net/11449/20237810.46848/97868458497112785018730000-0002-6322-67740000-0001-8515-2457porMídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-17T15:50:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:25.154732Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
title Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
spellingShingle Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
Pessotto, Ana Heloiza Vita
Produção Audiovisual
Criatividade
Inovação
Pandemia
Covid-19
title_short Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
title_full Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
title_fullStr Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
title_full_unstemmed Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
title_sort Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
author Pessotto, Ana Heloiza Vita
author_facet Pessotto, Ana Heloiza Vita
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessotto, Ana Heloiza Vita
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Audiovisual
Criatividade
Inovação
Pandemia
Covid-19
topic Produção Audiovisual
Criatividade
Inovação
Pandemia
Covid-19
description Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-20
2021-01-16T01:10:06Z
2021-01-16T01:10:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9786588496206
http://hdl.handle.net/11449/202378
10.46848/978684
5849711278501873
0000-0002-6322-6774
0000-0001-8515-2457
identifier_str_mv 9786588496206
10.46848/978684
5849711278501873
0000-0002-6322-6774
0000-0001-8515-2457
url http://hdl.handle.net/11449/202378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gradus Editora
publisher.none.fl_str_mv Gradus Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128704162824192