Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/202378 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor. |
id |
UNSP_c6260bf371a8f7209559dc6d92d12540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/202378 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividadeProdução AudiovisualCriatividadeInovaçãoPandemiaCovid-19Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor.Não recebi financiamentoVersão final do editorUnesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")Gradus EditoraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pessotto, Ana Heloiza VitaCarvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2021-01-16T01:10:06Z2021-01-16T01:10:06Z2020-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdf9786588496206http://hdl.handle.net/11449/20237810.46848/97868458497112785018730000-0002-6322-67740000-0001-8515-2457porMídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-17T15:50:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202378Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:48:25.154732Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
title |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
spellingShingle |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade Pessotto, Ana Heloiza Vita Produção Audiovisual Criatividade Inovação Pandemia Covid-19 |
title_short |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
title_full |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
title_fullStr |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
title_full_unstemmed |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
title_sort |
Audiovisual na pandemia: desafios, estratégias e criatividade |
author |
Pessotto, Ana Heloiza Vita |
author_facet |
Pessotto, Ana Heloiza Vita Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessotto, Ana Heloiza Vita Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Audiovisual Criatividade Inovação Pandemia Covid-19 |
topic |
Produção Audiovisual Criatividade Inovação Pandemia Covid-19 |
description |
Este artigo objetiva identificar as estratégias de produção audiovisual desenvolvidas durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19, entre março e setembro de 2020. As estratégias foram divididas em cinco tipos com base na forma como a obra foi produzida quanto à participação da equipe na captação/produção de imagens e na edição. São elas: produção individual em isolamento; produção colaborativa com contribuições individuais de forma remota; técnica de animação com trabalho não-presencial; colaborativa presencial seguindo os protocolos sanitários de segurança; colaborativa híbrida, com parte da equipe presencial e parte remota. Conclui-se que a pandemia, enquanto acontecimento histórico global, combinada aos fatores tecnológicos favoráveis e ao nível de flexibilidade do setor audiovisual é um período propício para a criatividade neste domínio. Reflete-se sobre a criatividade destas alternativas e a potencialidade de incorporação destas estratégicas pelo domínio Audiovisual validadas enquanto inovações por agentes legitimados no setor. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-20 2021-01-16T01:10:06Z 2021-01-16T01:10:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9786588496206 http://hdl.handle.net/11449/202378 10.46848/978684 5849711278501873 0000-0002-6322-6774 0000-0001-8515-2457 |
identifier_str_mv |
9786588496206 10.46848/978684 5849711278501873 0000-0002-6322-6774 0000-0001-8515-2457 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/202378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mídia, cultura inovativa e economia criativa em tempos pandêmicos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Gradus Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Gradus Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128704162824192 |