Da geografia de Colombo à geografia dos quilombos: uma proposta descolonial para a educação antirracista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Roberto da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250408
Resumo: Essa pesquisa apresenta elementos para construir novas perspectivas e referenciais para o ensino de Geografia no que se refere aos seus conteúdos, situações de aprendizagem e habilidades curriculares, especialmente ao tratar da formação territorial do Brasil ou da gênese do território brasileiro e suas fronteiras. Há diversos estudos sobre a formação territorial do Brasil e a complexidade do assunto se deve a fatos geográficos, históricos, econômicos, políticos e culturais presentes em nosso território. A partir de uma pesquisa bibliográfica, estudamos perspectivas que fazem a leitura descolonial e a crítica aos processos de colonização escravocrata, que foram a base para a formação territorial brasileira. O recorte temático de nossa pesquisa buscou, portanto, contribuir para com os estudos sobre os levantes populares e resistências da população negra contra o regime escravocrata colonial, em especial das lutas quilombolas, trazendo especialmente o histórico do Quilombo de Palmares (1595-1695). Espera-se com esta pesquisa, oferecer referências às práticas de ensino dos professores que se propõem a efetivar as leis nº 10.639 de 2003 e a nº 11.645 de 2008, formuladas para atender às políticas públicas de ações afirmativas para as populações de negros, indígenas e quilombolas, que lutam pelo direito de contar sua própria história na educação escolar. Nesse sentido, o estudo apresenta uma alternativa pedagógica de base crítica para o combate ao racismo na sociedade brasileira, a partir das práticas educacionais, particularmente no ensino de Geografia.
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