O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90984
Resumo: Nesta pesquisa desenvolvemos um trabalho que procurou contribuir para o desenvolvimento de um ensino de física permeado por aspectos relacionados à formação cidadã. Para tanto, elaboramos uma estratégia de ensino que procurou traduzir em situações educacionais concretas, o ensino para a cidadania, com o objetivo de investigar se compreensão da Primeira Lei de Newton por parte dos alunos, mediante uma interação dialógica entre alunos e professor, pode viabilizar a reflexão acerca da necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação de sua própria vida e de outras pessoas. Os resultados desta pesquisa mostraram que a abordagem dialógica promovida em sala de aula viabilizou a compreensão da 1ª Lei de Newton por parte de alguns alunos, e que essa compreensão propiciou a reflexão sobre a necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação da vida. Em relação á Física, os resultados obtidos na atividade avaliativa demonstraram que a estratégia de ensino foi significativa do ponto de vista da aprendizagem do conceito de Inércia, já que a maioria dos alunos obteve resultado satisfatório na avaliação escrita
id UNSP_c6cd71cbed06198b4de80ba384d5a06e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90984
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadoraFreire, Paulo, 1921-1997FisicaEnsinoMétodo de estudoInercia (Mecanica)PhysicsNesta pesquisa desenvolvemos um trabalho que procurou contribuir para o desenvolvimento de um ensino de física permeado por aspectos relacionados à formação cidadã. Para tanto, elaboramos uma estratégia de ensino que procurou traduzir em situações educacionais concretas, o ensino para a cidadania, com o objetivo de investigar se compreensão da Primeira Lei de Newton por parte dos alunos, mediante uma interação dialógica entre alunos e professor, pode viabilizar a reflexão acerca da necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação de sua própria vida e de outras pessoas. Os resultados desta pesquisa mostraram que a abordagem dialógica promovida em sala de aula viabilizou a compreensão da 1ª Lei de Newton por parte de alguns alunos, e que essa compreensão propiciou a reflexão sobre a necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação da vida. Em relação á Física, os resultados obtidos na atividade avaliativa demonstraram que a estratégia de ensino foi significativa do ponto de vista da aprendizagem do conceito de Inércia, já que a maioria dos alunos obteve resultado satisfatório na avaliação escritaIn this work, we developed an physics teaching strategy which sought to make possible the education for citizenship. Therefore, we establish the main objective to verify if the comprehension of the First Newton's Law by the students, through a dialogic interaction between students and teacher, can facilitate the reflection about the need to use the sent belts for the preservation of his own life and others. The results os this research showed that the dialogical approach promoted in the classroom enabled the understanding of the First Newton's Law by the students and that this understanding led these students to reflection on the need to use of set belts for the preservation of life. Regarding Physics, the results obtained in this test demonstrated that the teaching strategy was significant from the viewpoint of learning of the concept of Inertia, since the most of students obtained satisfactory result in the writing testUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2013-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis110 f. : il.application/pdfURIAS, Guilherme Muniz Pereira Chaves. O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora. 2013. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/90984000711593urias_gmpc_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:08:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90984Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:09.401995Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
title O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
spellingShingle O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]
Freire, Paulo, 1921-1997
Fisica
Ensino
Método de estudo
Inercia (Mecanica)
Physics
title_short O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
title_full O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
title_fullStr O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
title_full_unstemmed O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
title_sort O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora
author Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]
author_facet Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Urias, Guilherme Muniz Pereira Chaves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Fisica
Ensino
Método de estudo
Inercia (Mecanica)
Physics
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Fisica
Ensino
Método de estudo
Inercia (Mecanica)
Physics
description Nesta pesquisa desenvolvemos um trabalho que procurou contribuir para o desenvolvimento de um ensino de física permeado por aspectos relacionados à formação cidadã. Para tanto, elaboramos uma estratégia de ensino que procurou traduzir em situações educacionais concretas, o ensino para a cidadania, com o objetivo de investigar se compreensão da Primeira Lei de Newton por parte dos alunos, mediante uma interação dialógica entre alunos e professor, pode viabilizar a reflexão acerca da necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação de sua própria vida e de outras pessoas. Os resultados desta pesquisa mostraram que a abordagem dialógica promovida em sala de aula viabilizou a compreensão da 1ª Lei de Newton por parte de alguns alunos, e que essa compreensão propiciou a reflexão sobre a necessidade do uso do cinto de segurança para a preservação da vida. Em relação á Física, os resultados obtidos na atividade avaliativa demonstraram que a estratégia de ensino foi significativa do ponto de vista da aprendizagem do conceito de Inércia, já que a maioria dos alunos obteve resultado satisfatório na avaliação escrita
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-30
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv URIAS, Guilherme Muniz Pereira Chaves. O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora. 2013. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/90984
000711593
urias_gmpc_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv URIAS, Guilherme Muniz Pereira Chaves. O uso do cinto de segurança numa perspectiva do ensino de ciências problematizadora. 2013. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000711593
urias_gmpc_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128502965207040