Folclore ecológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143534 |
Resumo: | A história da humanidade contemporânea está sendo marcada, entre vários aspectos, por dois que concernem à soberania de cada nação: A degradação do meio ambiente regional e a perda da cultura popular. A educação ambiental é vista como estratégia uma vez que visa à manutenção da diversidade cultural e à ampliação dos conhecimentos sobre o ambiente. No Brasil, Ministério da Educação organizou os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), com temas transversais que abordam, inclusive, questões culturais e ambientais, visando auxiliar os professores na discussão de assuntos que antes eram silenciados nos currículos escolares. Considerando esta proposta dos PCNs e o fato de que as estórias folclóricas, aparentemente despretensiosas, burilam a mente inconsciente das crianças, elaborou-se um projeto a ser desenvolvido com alunos de 2ªs séries do ensino fundamental. Objetivou-se a contação de estórias folclóricas à discussão de questões relativas ao meio ambiente. Considerando que nosso folclore é rico em lendas de origem indígena e, portanto, apresentam uma variedade de personagens e cenários úteis ao atendimento dos propósitos do projeto, propôs-se atividades que incluíram a contação de lendas e a confecção de histórias em quadrinhos. Após as crianças cantarem músicas folclóricas, no início de cada atividade, iniciava-se a contação da lenda selecionada. Ao final, eram feitas discussões sobre os personagens e cenários apresentados, enfatizando-se os aspectos físicos do meio no qual a estória se desenrolara, bem como os comportamentos e a importância dos seres vivos nela envolvidos, finalizando com uma reflexão sobre o papel do ser humano no ambiente e sobre o impacto das atividades antrópicas no planeta. A avaliação foi feita através da análise de desenhos produzidos pelas crianças - os quais evidenciavam suas visões do mundo - e das respostas que emitiram a um questionamento que procurava interpretar suas preocupações e avaliar as soluções por elas propostas, para os problemas ambientais. O projeto foi concluído com a produção de uma história em quadrinhos, na qual as crianças utilizaram alguns dos personagens característicos das lendas. Esta atividade permitiu verificar quais personagens foram mais significativos, como e onde foram representados e que destinos foram dados a eles, pelas crianças. Também foi proposta uma simulação de interação entre personagens (animais), diante de um agente perturbador do meio (ser humano), para observar a reação das crianças, foi verificado que a punição ou castigo para o homem, nesta situação, foi o comportamento comum. |
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