Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho30.htm http://hdl.handle.net/11449/148203 |
Resumo: | Para mudar o perfil educacional do País, tanto o governo federal como o estadual querem promover mudança no ensino fundamental e médio, eliminando problemas crônicos que vão desde a falta de verba à evasão escolar. Fiel, porém, ao ditado de que a melhor solução é combater o mal pela raiz, o setor público, entre outras medidas, dota as escolas com laboratórios e recursos de informática, visando à melhoria do ensino fundamental e médio. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa promissora uma vez que experiências de utilização de computadores como apoio ao ensino fundamental e médio já existem há muitos anos em vários países, com grande sucesso. Porém, não temos a ingenuidade de acreditar que apenas a presença de materiais e recursos de informática na escola represente mudanças na prática. Tais mudanças serão resultados de ações desencadeadas com o objetivo de superar alguns problemas que podem comprometer o sucesso desta iniciativa, destacando-se: a) Os professores do ensino fundamental e médio, em sua grande maioria, estão despreparados para fazer uso pleno dos recursos de informática; b) Apesar do crescente desenvolvimento de softwares educacionais ainda são raros os projetos de pesquisa sobre a utilização de computadores no ensino fundamental e médio e sobre a eficácia de materiais didáticos que, aproveitando os recursos do computador, tornam o processo ensino-aprendizagem mais agradável, dinâmico e motivador. A UNESP - Câmpus de Guaratinguetá tem procurado estabelecer junto às Delegacias de Ensino e Escolas Públicas da região ações visando enfrentar problemas revelados no ensino fundamental e médio. Essas ações têm contado com a participação do Núcleo de Ensino e do Pólo Computacional do Câmpus nos diversos cursos de capacitação e educação continuada, bem como atividades de pesquisas. Como exemplos recentes dessas iniciativas de Educação Continuada para docentes da R.O.E., citamos: "Ensino de Matemática no 1º grau" (para 35 professores), "Introdução à Informática" (10 turmas, para 165 professores), "Retomando a Geometria" ( 2 turmas para 70 professores), "Concepções Alternativas para o Estudo do Movimento" ( 35 professores), "Números"(35 professores), "Espaço, Grandezas e Medidas" (42 professores), "Simulações em Dinâmica e Conservação de Energia" (42 professores), "Simulações em Oscilações e Movimento Harmônico Simples" (40 professores), todos os cursos foram financiados pela Secretaria Estadual do Estado de São Paulo. Dentro do programa "Informática para Docentes", cumprindo convênio da UNESP com o governo estadual, docentes do Câmpus de Guaratinguetá, coordenados pelo Núcleo de Ensino, ministraram nas escolas estaduais cursos de 32 horas, atendendo a 84 professores. Estas iniciativas demonstraram o grande interesse dos docentes na utilização de computadores para aperfeiçoamento de suas atividades educacionais, permitindo adoção de novas técnicas de ensino que estimulam o processo ensino-aprendizagem. Em seus relatórios finais de cursos muitos professores declararam que: "O computador hoje é uma ferramenta de trabalho extremamente necessária ao convívio, como agente auxiliar em todas as tarefas que são usadas na sociedade. Na educação, no sentido de facilitar o ensino e aprendizado dos alunos e informatizar as rotinas manuais, a informática ajuda a desenvolver o raciocínio, através de programas ou uso de aplicativos, sendo muito utilizada para edições de textos, planilhas, servindo como um banco de informações de fácil acesso e alta rapidez para obtenção de respostas, permitindo economia de tempo e ganho de qualidade". O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá entende que atividades dessa natureza necessitam ser oferecidas regularmente, não só atendendo as solicitações apresentadas pelos professores da ROE, mas também porque os interessados são muitos, visto que as escolas da Rede Oficial estão sendo dotadas e equipadas com laboratórios e recursos de informática, e consequentemente precisam de usuários devidamente capacitados. Além do atendimento à Rede Oficial de Ensino, essas atividades refletiram na melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação do Câmpus da UNESP de Guaratinguetá, em especial no Curso de Licenciatura em Física, pois possibilitou envolvimento de alunos bolsistas em atividades de monitoria. As atividades de pesquisa e de educação continuada desenvolvidas junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP e da FUNDUNESP, têm nos revelado a importância da integração de trabalhos entre a Universidade e a Rede Oficial de Ensino, através de projetos que buscam a melhoria da metodologia de ensino pelo desenvolvimento de recursos técnicos de laboratórios experimentais, simulações computacionais, textos didáticos e de divulgação científica, melhoria da qualificação do corpo docente e na formação inicial do educador. Existe a necessidade de implantação de uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências Físicas e Matemáticas no ensino fundamental e médio. Não é possível à atividade docente limitar-se a expor a teoria para os alunos, é necessário favorecer um trabalho no qual os professores ao abordar questões de seu interesse dentro do conteúdo programático da disciplina, levem seus alunos a participar ativamente de discussões e pesquisas interdisciplinares, construindo seu conhecimento a partir de esquemas conceituais. Os estudantes não podem aprender Ciências isoladamente escutando o professor, eles necessitam relacionar os conceitos de Ciências com os seus próprios conceitos, adicionando suas experiências prévias. É muito útil para os estudantes relacionar a Ciência com sua vida de todos os dias, elevando a motivação e levando a questionamentos e discussões construtivistas, resultando num aprendizado significativo. A qualidade do ensino fundamental e médio é objeto constante de preocupação por parte de todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo educacional. A acentuada perda de qualidade decorrente da expansão desordenada do ensino e sua concomitante massificação têm levado invariavelmente a um decréscimo qualitativo na formação de recursos humanos. Então, é fundamental o fortalecimento do corpo docente. Este fortalecimento só será possível através de uma política traduzida não apenas pela elevação dos números dos professores, mas também por uma utilização mais intensa e abrangente dos métodos e técnicas de ensino pedagogicamente adequados, quanto à participação no desenvolvimento nacional, sob os aspectos político, social, econômico e estritamente educacional. A Universidade, nesta perspectiva, deve funcionar como instância crítica da realidade nacional, participando ativamente também como prestadora de serviços, auxiliando, propondo e implementando soluções exigidas pela sociedade. Para a melhoria do atendimento das necessidades de ensino, deverá existir um compromisso de trabalho cooperativo entre as escolas de ensino fundamental e médio, os Cursos de Magistério e os Cursos de Licenciatura. O Curso de Licenciatura não pode fugir de sua responsabilidade de formação de profissionais da educação. Não cabe a Universidade definir temas para aprimoramento dos docentes do ensino fundamental e médio. A realidade exige correção de rumo e cabe a estes docentes definirem suas deficiências. Concordamos que somente com a interação da Universidade com a Rede de Ensino Fundamental e Médio será possível o desenvolvimento de atividades que levem a atitudes efetivas para a melhoria da qualidade de ensino. O crescente interesse nas atividades junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá pelos docentes das escolas do município de Guaratinguetá e cidades vizinhas como Aparecida, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Lorena, Potim e Roseira é prova irrefutável que o professor está disposto a refletir em conjunto, a trocar experiências relativas aos problemas de ensino e aprendizagem e que está consciente da necessidade de um programa de educação continuada e de pesquisa, proporcionando a oportunidade de discutir e socializar o saber. O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá vem procurando cumprir seus objetivos e oferece elementos para efetivação de ações concretas com reflexos na postura do docente nas salas de aula, no funcionamento administrativo das escolas e no Curso de Licenciatura em Física, levando à melhoria do ensino da região. |
id |
UNSP_c716867ceaf3f4c8a58183a427c657ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148203 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médioPara mudar o perfil educacional do País, tanto o governo federal como o estadual querem promover mudança no ensino fundamental e médio, eliminando problemas crônicos que vão desde a falta de verba à evasão escolar. Fiel, porém, ao ditado de que a melhor solução é combater o mal pela raiz, o setor público, entre outras medidas, dota as escolas com laboratórios e recursos de informática, visando à melhoria do ensino fundamental e médio. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa promissora uma vez que experiências de utilização de computadores como apoio ao ensino fundamental e médio já existem há muitos anos em vários países, com grande sucesso. Porém, não temos a ingenuidade de acreditar que apenas a presença de materiais e recursos de informática na escola represente mudanças na prática. Tais mudanças serão resultados de ações desencadeadas com o objetivo de superar alguns problemas que podem comprometer o sucesso desta iniciativa, destacando-se: a) Os professores do ensino fundamental e médio, em sua grande maioria, estão despreparados para fazer uso pleno dos recursos de informática; b) Apesar do crescente desenvolvimento de softwares educacionais ainda são raros os projetos de pesquisa sobre a utilização de computadores no ensino fundamental e médio e sobre a eficácia de materiais didáticos que, aproveitando os recursos do computador, tornam o processo ensino-aprendizagem mais agradável, dinâmico e motivador. A UNESP - Câmpus de Guaratinguetá tem procurado estabelecer junto às Delegacias de Ensino e Escolas Públicas da região ações visando enfrentar problemas revelados no ensino fundamental e médio. Essas ações têm contado com a participação do Núcleo de Ensino e do Pólo Computacional do Câmpus nos diversos cursos de capacitação e educação continuada, bem como atividades de pesquisas. Como exemplos recentes dessas iniciativas de Educação Continuada para docentes da R.O.E., citamos: "Ensino de Matemática no 1º grau" (para 35 professores), "Introdução à Informática" (10 turmas, para 165 professores), "Retomando a Geometria" ( 2 turmas para 70 professores), "Concepções Alternativas para o Estudo do Movimento" ( 35 professores), "Números"(35 professores), "Espaço, Grandezas e Medidas" (42 professores), "Simulações em Dinâmica e Conservação de Energia" (42 professores), "Simulações em Oscilações e Movimento Harmônico Simples" (40 professores), todos os cursos foram financiados pela Secretaria Estadual do Estado de São Paulo. Dentro do programa "Informática para Docentes", cumprindo convênio da UNESP com o governo estadual, docentes do Câmpus de Guaratinguetá, coordenados pelo Núcleo de Ensino, ministraram nas escolas estaduais cursos de 32 horas, atendendo a 84 professores. Estas iniciativas demonstraram o grande interesse dos docentes na utilização de computadores para aperfeiçoamento de suas atividades educacionais, permitindo adoção de novas técnicas de ensino que estimulam o processo ensino-aprendizagem. Em seus relatórios finais de cursos muitos professores declararam que: "O computador hoje é uma ferramenta de trabalho extremamente necessária ao convívio, como agente auxiliar em todas as tarefas que são usadas na sociedade. Na educação, no sentido de facilitar o ensino e aprendizado dos alunos e informatizar as rotinas manuais, a informática ajuda a desenvolver o raciocínio, através de programas ou uso de aplicativos, sendo muito utilizada para edições de textos, planilhas, servindo como um banco de informações de fácil acesso e alta rapidez para obtenção de respostas, permitindo economia de tempo e ganho de qualidade". O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá entende que atividades dessa natureza necessitam ser oferecidas regularmente, não só atendendo as solicitações apresentadas pelos professores da ROE, mas também porque os interessados são muitos, visto que as escolas da Rede Oficial estão sendo dotadas e equipadas com laboratórios e recursos de informática, e consequentemente precisam de usuários devidamente capacitados. Além do atendimento à Rede Oficial de Ensino, essas atividades refletiram na melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação do Câmpus da UNESP de Guaratinguetá, em especial no Curso de Licenciatura em Física, pois possibilitou envolvimento de alunos bolsistas em atividades de monitoria. As atividades de pesquisa e de educação continuada desenvolvidas junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP e da FUNDUNESP, têm nos revelado a importância da integração de trabalhos entre a Universidade e a Rede Oficial de Ensino, através de projetos que buscam a melhoria da metodologia de ensino pelo desenvolvimento de recursos técnicos de laboratórios experimentais, simulações computacionais, textos didáticos e de divulgação científica, melhoria da qualificação do corpo docente e na formação inicial do educador. Existe a necessidade de implantação de uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências Físicas e Matemáticas no ensino fundamental e médio. Não é possível à atividade docente limitar-se a expor a teoria para os alunos, é necessário favorecer um trabalho no qual os professores ao abordar questões de seu interesse dentro do conteúdo programático da disciplina, levem seus alunos a participar ativamente de discussões e pesquisas interdisciplinares, construindo seu conhecimento a partir de esquemas conceituais. Os estudantes não podem aprender Ciências isoladamente escutando o professor, eles necessitam relacionar os conceitos de Ciências com os seus próprios conceitos, adicionando suas experiências prévias. É muito útil para os estudantes relacionar a Ciência com sua vida de todos os dias, elevando a motivação e levando a questionamentos e discussões construtivistas, resultando num aprendizado significativo. A qualidade do ensino fundamental e médio é objeto constante de preocupação por parte de todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo educacional. A acentuada perda de qualidade decorrente da expansão desordenada do ensino e sua concomitante massificação têm levado invariavelmente a um decréscimo qualitativo na formação de recursos humanos. Então, é fundamental o fortalecimento do corpo docente. Este fortalecimento só será possível através de uma política traduzida não apenas pela elevação dos números dos professores, mas também por uma utilização mais intensa e abrangente dos métodos e técnicas de ensino pedagogicamente adequados, quanto à participação no desenvolvimento nacional, sob os aspectos político, social, econômico e estritamente educacional. A Universidade, nesta perspectiva, deve funcionar como instância crítica da realidade nacional, participando ativamente também como prestadora de serviços, auxiliando, propondo e implementando soluções exigidas pela sociedade. Para a melhoria do atendimento das necessidades de ensino, deverá existir um compromisso de trabalho cooperativo entre as escolas de ensino fundamental e médio, os Cursos de Magistério e os Cursos de Licenciatura. O Curso de Licenciatura não pode fugir de sua responsabilidade de formação de profissionais da educação. Não cabe a Universidade definir temas para aprimoramento dos docentes do ensino fundamental e médio. A realidade exige correção de rumo e cabe a estes docentes definirem suas deficiências. Concordamos que somente com a interação da Universidade com a Rede de Ensino Fundamental e Médio será possível o desenvolvimento de atividades que levem a atitudes efetivas para a melhoria da qualidade de ensino. O crescente interesse nas atividades junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá pelos docentes das escolas do município de Guaratinguetá e cidades vizinhas como Aparecida, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Lorena, Potim e Roseira é prova irrefutável que o professor está disposto a refletir em conjunto, a trocar experiências relativas aos problemas de ensino e aprendizagem e que está consciente da necessidade de um programa de educação continuada e de pesquisa, proporcionando a oportunidade de discutir e socializar o saber. O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá vem procurando cumprir seus objetivos e oferece elementos para efetivação de ações concretas com reflexos na postura do docente nas salas de aula, no funcionamento administrativo das escolas e no Curso de Licenciatura em Física, levando à melhoria do ensino da região.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEG), Departamento de Matemática, Guaratinguetá, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP]2017-01-18T15:46:12Z2017-01-18T15:46:12Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho30.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148203PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148203Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:05:56.664786Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
title |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
spellingShingle |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP] |
title_short |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
title_full |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
title_fullStr |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
title_sort |
Uma proposta para renovação educacional através da interação da universidade com a rede pública de ensino fundamental e médio |
author |
Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Vera Lia Marcondes Criscuolo de [UNESP] |
description |
Para mudar o perfil educacional do País, tanto o governo federal como o estadual querem promover mudança no ensino fundamental e médio, eliminando problemas crônicos que vão desde a falta de verba à evasão escolar. Fiel, porém, ao ditado de que a melhor solução é combater o mal pela raiz, o setor público, entre outras medidas, dota as escolas com laboratórios e recursos de informática, visando à melhoria do ensino fundamental e médio. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa promissora uma vez que experiências de utilização de computadores como apoio ao ensino fundamental e médio já existem há muitos anos em vários países, com grande sucesso. Porém, não temos a ingenuidade de acreditar que apenas a presença de materiais e recursos de informática na escola represente mudanças na prática. Tais mudanças serão resultados de ações desencadeadas com o objetivo de superar alguns problemas que podem comprometer o sucesso desta iniciativa, destacando-se: a) Os professores do ensino fundamental e médio, em sua grande maioria, estão despreparados para fazer uso pleno dos recursos de informática; b) Apesar do crescente desenvolvimento de softwares educacionais ainda são raros os projetos de pesquisa sobre a utilização de computadores no ensino fundamental e médio e sobre a eficácia de materiais didáticos que, aproveitando os recursos do computador, tornam o processo ensino-aprendizagem mais agradável, dinâmico e motivador. A UNESP - Câmpus de Guaratinguetá tem procurado estabelecer junto às Delegacias de Ensino e Escolas Públicas da região ações visando enfrentar problemas revelados no ensino fundamental e médio. Essas ações têm contado com a participação do Núcleo de Ensino e do Pólo Computacional do Câmpus nos diversos cursos de capacitação e educação continuada, bem como atividades de pesquisas. Como exemplos recentes dessas iniciativas de Educação Continuada para docentes da R.O.E., citamos: "Ensino de Matemática no 1º grau" (para 35 professores), "Introdução à Informática" (10 turmas, para 165 professores), "Retomando a Geometria" ( 2 turmas para 70 professores), "Concepções Alternativas para o Estudo do Movimento" ( 35 professores), "Números"(35 professores), "Espaço, Grandezas e Medidas" (42 professores), "Simulações em Dinâmica e Conservação de Energia" (42 professores), "Simulações em Oscilações e Movimento Harmônico Simples" (40 professores), todos os cursos foram financiados pela Secretaria Estadual do Estado de São Paulo. Dentro do programa "Informática para Docentes", cumprindo convênio da UNESP com o governo estadual, docentes do Câmpus de Guaratinguetá, coordenados pelo Núcleo de Ensino, ministraram nas escolas estaduais cursos de 32 horas, atendendo a 84 professores. Estas iniciativas demonstraram o grande interesse dos docentes na utilização de computadores para aperfeiçoamento de suas atividades educacionais, permitindo adoção de novas técnicas de ensino que estimulam o processo ensino-aprendizagem. Em seus relatórios finais de cursos muitos professores declararam que: "O computador hoje é uma ferramenta de trabalho extremamente necessária ao convívio, como agente auxiliar em todas as tarefas que são usadas na sociedade. Na educação, no sentido de facilitar o ensino e aprendizado dos alunos e informatizar as rotinas manuais, a informática ajuda a desenvolver o raciocínio, através de programas ou uso de aplicativos, sendo muito utilizada para edições de textos, planilhas, servindo como um banco de informações de fácil acesso e alta rapidez para obtenção de respostas, permitindo economia de tempo e ganho de qualidade". O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá entende que atividades dessa natureza necessitam ser oferecidas regularmente, não só atendendo as solicitações apresentadas pelos professores da ROE, mas também porque os interessados são muitos, visto que as escolas da Rede Oficial estão sendo dotadas e equipadas com laboratórios e recursos de informática, e consequentemente precisam de usuários devidamente capacitados. Além do atendimento à Rede Oficial de Ensino, essas atividades refletiram na melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação do Câmpus da UNESP de Guaratinguetá, em especial no Curso de Licenciatura em Física, pois possibilitou envolvimento de alunos bolsistas em atividades de monitoria. As atividades de pesquisa e de educação continuada desenvolvidas junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UNESP e da FUNDUNESP, têm nos revelado a importância da integração de trabalhos entre a Universidade e a Rede Oficial de Ensino, através de projetos que buscam a melhoria da metodologia de ensino pelo desenvolvimento de recursos técnicos de laboratórios experimentais, simulações computacionais, textos didáticos e de divulgação científica, melhoria da qualificação do corpo docente e na formação inicial do educador. Existe a necessidade de implantação de uma nova estratégia de ensino, de natureza construtivista, enfatizando a aprendizagem significativa de conceitos relevantes para o ensino de Ciências Físicas e Matemáticas no ensino fundamental e médio. Não é possível à atividade docente limitar-se a expor a teoria para os alunos, é necessário favorecer um trabalho no qual os professores ao abordar questões de seu interesse dentro do conteúdo programático da disciplina, levem seus alunos a participar ativamente de discussões e pesquisas interdisciplinares, construindo seu conhecimento a partir de esquemas conceituais. Os estudantes não podem aprender Ciências isoladamente escutando o professor, eles necessitam relacionar os conceitos de Ciências com os seus próprios conceitos, adicionando suas experiências prévias. É muito útil para os estudantes relacionar a Ciência com sua vida de todos os dias, elevando a motivação e levando a questionamentos e discussões construtivistas, resultando num aprendizado significativo. A qualidade do ensino fundamental e médio é objeto constante de preocupação por parte de todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos no processo educacional. A acentuada perda de qualidade decorrente da expansão desordenada do ensino e sua concomitante massificação têm levado invariavelmente a um decréscimo qualitativo na formação de recursos humanos. Então, é fundamental o fortalecimento do corpo docente. Este fortalecimento só será possível através de uma política traduzida não apenas pela elevação dos números dos professores, mas também por uma utilização mais intensa e abrangente dos métodos e técnicas de ensino pedagogicamente adequados, quanto à participação no desenvolvimento nacional, sob os aspectos político, social, econômico e estritamente educacional. A Universidade, nesta perspectiva, deve funcionar como instância crítica da realidade nacional, participando ativamente também como prestadora de serviços, auxiliando, propondo e implementando soluções exigidas pela sociedade. Para a melhoria do atendimento das necessidades de ensino, deverá existir um compromisso de trabalho cooperativo entre as escolas de ensino fundamental e médio, os Cursos de Magistério e os Cursos de Licenciatura. O Curso de Licenciatura não pode fugir de sua responsabilidade de formação de profissionais da educação. Não cabe a Universidade definir temas para aprimoramento dos docentes do ensino fundamental e médio. A realidade exige correção de rumo e cabe a estes docentes definirem suas deficiências. Concordamos que somente com a interação da Universidade com a Rede de Ensino Fundamental e Médio será possível o desenvolvimento de atividades que levem a atitudes efetivas para a melhoria da qualidade de ensino. O crescente interesse nas atividades junto ao Núcleo de Ensino de Guaratinguetá pelos docentes das escolas do município de Guaratinguetá e cidades vizinhas como Aparecida, Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Cunha, Lorena, Potim e Roseira é prova irrefutável que o professor está disposto a refletir em conjunto, a trocar experiências relativas aos problemas de ensino e aprendizagem e que está consciente da necessidade de um programa de educação continuada e de pesquisa, proporcionando a oportunidade de discutir e socializar o saber. O Núcleo de Ensino de Guaratinguetá vem procurando cumprir seus objetivos e oferece elementos para efetivação de ações concretas com reflexos na postura do docente nas salas de aula, no funcionamento administrativo das escolas e no Curso de Licenciatura em Física, levando à melhoria do ensino da região. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2017-01-18T15:46:12Z 2017-01-18T15:46:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho30.htm http://hdl.handle.net/11449/148203 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho30.htm http://hdl.handle.net/11449/148203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129490065293312 |