Sequenciamento da produção em uma área de tratamento de superfície na indústria aeronáutica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191404 |
Resumo: | A programação da produção é uma questão muito importante em qualquer empresa de manufatura. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira mista para programar a produção de uma área de tratamento de superfície em uma empresa do setor aeronáutico. Uma breve descrição dos processos envolvidos é apresentada. Otimizar o planejamento diário da área de tratamento de superfície não é uma atividade simples, diversas restrições devem ser consideradas no modelo, como o tipo da liga de matéria-prima, a capacidade dos tanques e das gancheiras. Os resultados de planos diários de produção obtidos pelo modelo possuem a combinação ótima de produtos a serem fabricados utilizando os recursos disponíveis em sua capacidade máxima e por consequência aumentando a produtividade da área. Questões técnicas dos processos foram levadas em consideração como restrições uma vez que os produtos foram homologados junto aos fabricantes das aeronaves. Foram realizados experimentos com trinta instâncias reais e outras trinta com demanda acumulada. Os resultados alcançados pelo modelo proposto foram muito superiores quando comparados à prática da empresa, para se ter uma ideia, no período em que foi registrada a menor diferença, o modelo mostra que é possível produzir mais que o dobro do que a empresa produziu com os mesmos recursos, evidenciando que há capacidade produtiva disponível para absorver novos produtos junto aos clientes atuais e futuros. |
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Sequenciamento da produção em uma área de tratamento de superfície na indústria aeronáuticaSequencing of production in a surface treatment area in the aeronautical industryProgramação da produçãoDimensionamento de lotesProblema da mochilaTratamento de superfícieAnodização crômicaSchedulingLot sizingknapsack problemSurface treatmentChromic anodizingA programação da produção é uma questão muito importante em qualquer empresa de manufatura. Neste trabalho, foi desenvolvido um modelo de programação linear inteira mista para programar a produção de uma área de tratamento de superfície em uma empresa do setor aeronáutico. Uma breve descrição dos processos envolvidos é apresentada. Otimizar o planejamento diário da área de tratamento de superfície não é uma atividade simples, diversas restrições devem ser consideradas no modelo, como o tipo da liga de matéria-prima, a capacidade dos tanques e das gancheiras. Os resultados de planos diários de produção obtidos pelo modelo possuem a combinação ótima de produtos a serem fabricados utilizando os recursos disponíveis em sua capacidade máxima e por consequência aumentando a produtividade da área. Questões técnicas dos processos foram levadas em consideração como restrições uma vez que os produtos foram homologados junto aos fabricantes das aeronaves. Foram realizados experimentos com trinta instâncias reais e outras trinta com demanda acumulada. Os resultados alcançados pelo modelo proposto foram muito superiores quando comparados à prática da empresa, para se ter uma ideia, no período em que foi registrada a menor diferença, o modelo mostra que é possível produzir mais que o dobro do que a empresa produziu com os mesmos recursos, evidenciando que há capacidade produtiva disponível para absorver novos produtos junto aos clientes atuais e futuros.Production scheduling is a very important issue in any manufacturing company. In this work, a mixed integer linear programming model was developed to program the production of a surface treatment area in an aeronautical company. A brief description of the processes involved is presented. Optimizing the daily planning of the surface treatment area is not a simple activity, several constraints must be considered in the model, such as the type of raw material alloy, the capacity of the tanks and the glaciers. The results of daily production plans obtained by the model have the optimal combination of products to be manufactured using available resources at their maximum capacity and consequently increasing the area productivity. Technical issues of the processes were taken into consideration as restrictions since the products were homologated with the aircraft manufacturers. Experiments are performed with thirty real instances and another thirty with accumulated demand. The results achieved by the proposed model were much higher when compared to the company's practice, so as to have an idea, in the period when the smallest difference was registered, the model shows that it is possible to produce more than double what the company produced with same resources, showing that there is production capacity available to absorb new products with current and future customers.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luche, José Roberto Dale [UNESP]Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schmidt, Paulo Alberto Misfeldt2020-01-22T17:22:49Z2020-01-22T17:22:49Z2019-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19140400092847833004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191404Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:33:49.526661Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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