O ensino do esporte na educação física escolar: saberes e experiência que emergem em uma prática de ensino libertadora/emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luis Carlos [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255767
Resumo: Esta dissertação se desenvolve a partir de inquietações referentes ao ensino do esporte dentro da escola, sobretudo a superação de um ensino pautado apenas em vieses biológicos e métodos tecnicista que acabam por resultar em um ensino acrítico, que culminam na objetificação de educandos e educandas que dele participam, além de excluir os menos habilidosos e habilidosas. Contrapondo a esse modelo de ensino do esporte, esta dissertação defende um ensino em busca da liberdade e emancipação do educando e da educanda. Para tanto aventa uma proposição educativa para o ensino do esporte amparado pela Pedagogia da Libertação de Paulo Freire, que por sua vez se encontra sob o guarda-chuva das teorias pedagógico-críticas, que em 1980 proporcionaram uma série de críticas à educação tradicional a qual o ensino do esporte de forma tecnicista estava pautado, portanto tem como objetivo problematizar o ensino do esporte dentro do ambiente escolar, em busca de verificar quais processos de ensino e aprendizagem podem emergir de um ensino esportivo libertador e emancipatório. A Pedagogia da Libertação de Paulo Freire contrapõe-se ao ensino que é centrado no educador e na educadora, que o educando e educanda tem uma atuação passiva no processo, que o educador e a educadora é quem sabe e o educando e educanda quem não sabe, cabendo ao educador e a educadora transmitir e depositar esses conhecimentos, enquanto o educando e educanda apenas tem a função de arquivá-los, educação essa que Paulo Freire denomina de bancária. Para que ocorra a contraposição dessa educação, Paulo Freire propõe a educação dialógica e problematizadora. Assim, o educador propõe alguns princípios e conceitos-chave, que serão utilizados na nossa proposição educativa, sendo eles: Práxis, diálogo, conscientização; autonomia e síntese cultural. Usamos estes princípios como suleadores para a problematização dos temas geradores que foram identificados mediante uma investigação dos conhecimentos prévios dos educandos e educandas denominada por Paulo Freire de “saber de experiência feito”. Os temas geradores encontrados foram: esporte e gênero; definição de esporte e técnica esportiva. Os processos de ensino e aprendizagem que emergiram das problematizações destes temas geradores, podemos resumidamente considerar: conscientização; alteridade; compromisso/ responsabilidade; respeito, autonomia e empatia. Ao final o estudo demostrou que um ensino do esporte que subverta a lógica da modernidade em busca de uma liberdade e emancipação dos educandos e das educandas pode proporcionar processos de ensino e aprendizagem que em um ensino bancário, técnico-instrumental seja pouco provável acontecer.
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spelling O ensino do esporte na educação física escolar: saberes e experiência que emergem em uma prática de ensino libertadora/emancipatóriaTeaching sport in school physical education: knouledge and experience that emerge in a liberating/emancipatory teaching practiceEducação física escolarEsporte escolarEducação para liberdade/emancipaçãoProcessos de ensino e aprendizagemPedagogia freirianaSchool physical educationSchool sportEducation for freedom/emancipationEducational processesFreirian pedagogyEsta dissertação se desenvolve a partir de inquietações referentes ao ensino do esporte dentro da escola, sobretudo a superação de um ensino pautado apenas em vieses biológicos e métodos tecnicista que acabam por resultar em um ensino acrítico, que culminam na objetificação de educandos e educandas que dele participam, além de excluir os menos habilidosos e habilidosas. Contrapondo a esse modelo de ensino do esporte, esta dissertação defende um ensino em busca da liberdade e emancipação do educando e da educanda. Para tanto aventa uma proposição educativa para o ensino do esporte amparado pela Pedagogia da Libertação de Paulo Freire, que por sua vez se encontra sob o guarda-chuva das teorias pedagógico-críticas, que em 1980 proporcionaram uma série de críticas à educação tradicional a qual o ensino do esporte de forma tecnicista estava pautado, portanto tem como objetivo problematizar o ensino do esporte dentro do ambiente escolar, em busca de verificar quais processos de ensino e aprendizagem podem emergir de um ensino esportivo libertador e emancipatório. A Pedagogia da Libertação de Paulo Freire contrapõe-se ao ensino que é centrado no educador e na educadora, que o educando e educanda tem uma atuação passiva no processo, que o educador e a educadora é quem sabe e o educando e educanda quem não sabe, cabendo ao educador e a educadora transmitir e depositar esses conhecimentos, enquanto o educando e educanda apenas tem a função de arquivá-los, educação essa que Paulo Freire denomina de bancária. Para que ocorra a contraposição dessa educação, Paulo Freire propõe a educação dialógica e problematizadora. Assim, o educador propõe alguns princípios e conceitos-chave, que serão utilizados na nossa proposição educativa, sendo eles: Práxis, diálogo, conscientização; autonomia e síntese cultural. Usamos estes princípios como suleadores para a problematização dos temas geradores que foram identificados mediante uma investigação dos conhecimentos prévios dos educandos e educandas denominada por Paulo Freire de “saber de experiência feito”. Os temas geradores encontrados foram: esporte e gênero; definição de esporte e técnica esportiva. Os processos de ensino e aprendizagem que emergiram das problematizações destes temas geradores, podemos resumidamente considerar: conscientização; alteridade; compromisso/ responsabilidade; respeito, autonomia e empatia. Ao final o estudo demostrou que um ensino do esporte que subverta a lógica da modernidade em busca de uma liberdade e emancipação dos educandos e das educandas pode proporcionar processos de ensino e aprendizagem que em um ensino bancário, técnico-instrumental seja pouco provável acontecer.This dissertation develops itself from concerns regarding the teaching of sport within schools, above all going beyond the teaching based only on biological biases and technical methods resulting in uncritical teaching, focusing on students who participate in them, also considering the exclusion of the less skilled. As a counterpoint to this model of teaching sports, this dissertation defends teaching in search of the freedom and emancipation of the student. In this way, this research suggests a pedagogical-critical theories to teach sport by Paulo Freire’s Theory, which in 1980 provided a series of criticisms of the traditional education in which the teaching of sport in a technical way was based. Paulo Freire's Pedagogy of Liberation is opposed to teaching that is centered on the educator, that the student has a passive role in the process, that the educator is the one who knows and the student is the one who does not know, and it is up to the educator to transmit and deposit this knowledge, while the student is only responsible for archiving it, a process Paulo Freire calls banking. For the opposition to this education to occur, Paulo Freire proposes dialogical and problematizing education. Thus, the educator proposes some key principles and concepts, some of them used in our educational proposition for teaching sport, namely: Praxis, dialogue, awareness; autonomy and cultural synthesis. We use these principles as guides to problematize the generating themes that were identified through an investigation of students' prior knowledge called by Paulo Freire “knowledge from experience”. The generating themes found were sport and gender, definition of sport and sports technique. The educational processes that emerged from the problematization of these generating themes can be briefly considered: awareness; alterity; commitment/responsibility; respect, autonomy, and empathy. Finally, the study demonstrated that teaching sports that subverts the logic of modernity in search of freedom and emancipation for students can provide educational processes that are unlikely to occur in traditional teaching.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]Costa, Luis Carlos [UNESP]2024-05-27T19:35:59Z2024-05-27T19:35:59Z2024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/2557674179804410463335porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-28T06:05:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255767Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:44:37.417214Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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