A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macari, Isabel de Almeida Telles
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214980
Resumo: A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.
id UNSP_c7997381927237fff0a02d1df4af642b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214980
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCCThe transdisciplinarity of circus knowledge in High School: a dialogue with BNCCCircoEducação EscolarProposta CurricularTransdisciplinaridadeCircusSchool EducationCurriculumTransdisciplinaryA presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.This master thesis, through a qualitative research of case study, unites with other studies that propose circus activities at school as an enriching experience, for students as well as for teachers. Reflecting upon the circus activities as a counterpart (by stimulating creativity, self-knowledge, movement, collaborative effort, etc.) to the traditional way of teaching, available in the majority of schools today. If the circus activities are used in a critical and non-technical way, it allows the students a different view upon the school’s environment and a new perception about themselves. This thesis aims to develop the proposition of a transdisciplinar action for High School students, in which the circus activities are the main tool of learning. As a result, lesson plans of each subject were developed and enhanced by interviews with specialized faculty. We present the transdisciplinary project through lesson plans, whereas we use the abilities of BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as, nowadays, this is the document that dictates the school’s curriculum, although we have our critics to BNCC. As a way of assisting in the faculty’s instrumentalisation, some games were schematized and organized in charts.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPQ: 133862/2020-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macari, Isabel de Almeida Telles2021-11-04T13:30:02Z2021-11-04T13:30:02Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21498033004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:28.751789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
The transdisciplinarity of circus knowledge in High School: a dialogue with BNCC
title A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
spellingShingle A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
Macari, Isabel de Almeida Telles
Circo
Educação Escolar
Proposta Curricular
Transdisciplinaridade
Circus
School Education
Curriculum
Transdisciplinary
title_short A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
title_full A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
title_fullStr A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
title_full_unstemmed A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
title_sort A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
author Macari, Isabel de Almeida Telles
author_facet Macari, Isabel de Almeida Telles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Macari, Isabel de Almeida Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Educação Escolar
Proposta Curricular
Transdisciplinaridade
Circus
School Education
Curriculum
Transdisciplinary
topic Circo
Educação Escolar
Proposta Curricular
Transdisciplinaridade
Circus
School Education
Curriculum
Transdisciplinary
description A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-04T13:30:02Z
2021-11-04T13:30:02Z
2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214980
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/214980
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129237306048512