A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214980 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros. |
id |
UNSP_c7997381927237fff0a02d1df4af642b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/214980 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCCThe transdisciplinarity of circus knowledge in High School: a dialogue with BNCCCircoEducação EscolarProposta CurricularTransdisciplinaridadeCircusSchool EducationCurriculumTransdisciplinaryA presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros.This master thesis, through a qualitative research of case study, unites with other studies that propose circus activities at school as an enriching experience, for students as well as for teachers. Reflecting upon the circus activities as a counterpart (by stimulating creativity, self-knowledge, movement, collaborative effort, etc.) to the traditional way of teaching, available in the majority of schools today. If the circus activities are used in a critical and non-technical way, it allows the students a different view upon the school’s environment and a new perception about themselves. This thesis aims to develop the proposition of a transdisciplinar action for High School students, in which the circus activities are the main tool of learning. As a result, lesson plans of each subject were developed and enhanced by interviews with specialized faculty. We present the transdisciplinary project through lesson plans, whereas we use the abilities of BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as, nowadays, this is the document that dictates the school’s curriculum, although we have our critics to BNCC. As a way of assisting in the faculty’s instrumentalisation, some games were schematized and organized in charts.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPQ: 133862/2020-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Macari, Isabel de Almeida Telles2021-11-04T13:30:02Z2021-11-04T13:30:02Z2021-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21498033004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214980Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:28.751789Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC The transdisciplinarity of circus knowledge in High School: a dialogue with BNCC |
title |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
spellingShingle |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC Macari, Isabel de Almeida Telles Circo Educação Escolar Proposta Curricular Transdisciplinaridade Circus School Education Curriculum Transdisciplinary |
title_short |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
title_full |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
title_fullStr |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
title_full_unstemmed |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
title_sort |
A transdisciplinaridade dos saberes circenses no Ensino Médio: um diálogo com a BNCC |
author |
Macari, Isabel de Almeida Telles |
author_facet |
Macari, Isabel de Almeida Telles |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Favaro, Denise Maria Margonari [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macari, Isabel de Almeida Telles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circo Educação Escolar Proposta Curricular Transdisciplinaridade Circus School Education Curriculum Transdisciplinary |
topic |
Circo Educação Escolar Proposta Curricular Transdisciplinaridade Circus School Education Curriculum Transdisciplinary |
description |
A presente dissertação de Mestrado, a partir de uma pesquisa qualitativa e de estudo de caso, une-se a outros trabalhos que propõem a atividade circense em ambiente escolar como uma prática enriquecedora, tanto para alunos quanto docentes. Pensamos nas atividades circenses como uma contrapartida (ao estimular a criatividade, o autoconhecimento, o movimento, o trabalho em conjunto, etc.) ao ensino tradicional presente na maioria das escolas, visto que a prática circense trabalhada de forma crítica e não tecnicista possibilita um outro olhar sobre o ambiente escolar e do próprio praticante sobre ele mesmo. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma ação transdisciplinar para o Ensino Médio, na qual a atividade circense é utilizada como ferramenta pedagógica. Como resultado, planos de aula de cada disciplina foram elaborados e aprimorados por meio de entrevistas com docentes especializados. Apresentamos o projeto transdisciplinar a partir destes planos de aula, ao passo que utilizamos as habilidades presentes na BNCC, uma vez que, atualmente, este é o documento que dita o currículo das escolas, apesar de nossas críticas. Como uma forma de auxiliar na instrumentalização de docentes das escolas básicas, alguns jogos foram esquematizados e organizados em quadros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-04T13:30:02Z 2021-11-04T13:30:02Z 2021-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/214980 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/214980 |
identifier_str_mv |
33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129237306048512 |