Modos de funcionamento da linguagem na criança com Transtorno do Espetro Autista: um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança entre 5 e 6;8 anos
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/243331 |
Resumo: | O quadro de características, relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), descreve algumas alterações que influenciam qualitativamente nos domínios da comunicação/interação social e do padrão de comportamento. No âmbito da comunicação, especialmente, encontram se crianças com diferentes níveis de desenvolvimento linguístico, desde aquelas que se expressam por uma linguagem bem formulada, até as que apresentam singularidades mais expressivas, manifestando-se por ecolalia, ou situando-se no que é caracterizado como mutismo, ou seja, ausência de linguagem (APA, 2014; SCHMIDT, 2017). Tendo em vista essa última condição, isto é, de crianças que apresentam dificuldades mais expressivas na manifestação da linguagem, é que se inscreve esse trabalho. Sendo assim, tem-se por objetivo, olhar para os dados de Gu (5 a 6;8 anos), uma criança autista que se expressa por vocalizações, balbucios e gestos, para analisar os modos de funcionamento de sua linguagem durante a interação dialógica. Partindo do princípio de que a criança está na linguagem e comunica-se por seus atos, meios gestuais e produção vocal, observa-se quais recursos multimodais ela mobiliza durante a interação, na qual se destacam também o papel do adulto e do contexto nesse processo. Para tanto, fundamentamo-nos em uma abordagem dialógico-discursiva e multimodal (DEL RÉ; DE PAULA; MENDONÇA, 2014 a e b; DEL RÉ; HILÁRIO; VIEIRA, 2021), de base bakhtiniana (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017), pela qual investigamos a constituição de aspectos como dialogismo, alteridade, discursividade, interação e responsividade na comunicação dessa criança. Interessa-nos observar, em conjunto a essas noções, os recursos multimodais como gestos, produção vocal e direcionamento do olhar, partes de uma mesma matriz de produção cognitiva (MCNEILL, 1985, 2000, 2006; KENDON, 1988, 1996, 2000, 2016; CAVALCANTE, 2008; ÁVILA-NÓBREGA, 2010), que emergem em cenas de Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2019). Esta última premissa, que compreende a sincronia entre criança, adulto e um objeto ou tópico de atenção, será observada, principalmente, consoante o viés dado por Ávila Nóbrega (2017), ao entender que, na dinâmica da comunicação, essas relações envolvem um Engajamento Conjunto, construído colaborativamente entre os parceiros da interação. Ademais, por essas ações ocorrerem em cenas do cotidiano familiar, assumem importância as noções sobre formatos – atividades rotinizadas, cuja composição mais estabilizada fornece regularidades para a compreensão e desenvolvimento da linguagem (BRUNER, 1984, 1997, 2007). Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo e longitudinal, cujo corpus é composto por gravações de vídeo, realizadas bimestralmente, em situações de interação familiar. Os resultados de nossas análises demonstram que as ações comunicativas da criança precisam ser interpretadas a partir de uma mescla de componentes multimodais, formando um envelope multimodal (ÁVILA NÓBREGA, 2010), e que sua participação no processo dialógico se faz por ações responsivas que demonstram sua inserção na linguagem. |
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Modos de funcionamento da linguagem na criança com Transtorno do Espetro Autista: um olhar dialógico-discursivo e multimodal para os dados de uma criança entre 5 e 6;8 anosModes of language functioning in children with Autistic Spectrum Disorder: a dialogical-discursive and multimodal look at data from a child between 5 and 6;8 years oldTranstorno do Espectro AutistaMultimodalidadeResponsividadeAtenção ConjuntaAutism Spectrum DisorderMultimodalityResponsivenessJoint AttentionO quadro de características, relacionado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), descreve algumas alterações que influenciam qualitativamente nos domínios da comunicação/interação social e do padrão de comportamento. No âmbito da comunicação, especialmente, encontram se crianças com diferentes níveis de desenvolvimento linguístico, desde aquelas que se expressam por uma linguagem bem formulada, até as que apresentam singularidades mais expressivas, manifestando-se por ecolalia, ou situando-se no que é caracterizado como mutismo, ou seja, ausência de linguagem (APA, 2014; SCHMIDT, 2017). Tendo em vista essa última condição, isto é, de crianças que apresentam dificuldades mais expressivas na manifestação da linguagem, é que se inscreve esse trabalho. Sendo assim, tem-se por objetivo, olhar para os dados de Gu (5 a 6;8 anos), uma criança autista que se expressa por vocalizações, balbucios e gestos, para analisar os modos de funcionamento de sua linguagem durante a interação dialógica. Partindo do princípio de que a criança está na linguagem e comunica-se por seus atos, meios gestuais e produção vocal, observa-se quais recursos multimodais ela mobiliza durante a interação, na qual se destacam também o papel do adulto e do contexto nesse processo. Para tanto, fundamentamo-nos em uma abordagem dialógico-discursiva e multimodal (DEL RÉ; DE PAULA; MENDONÇA, 2014 a e b; DEL RÉ; HILÁRIO; VIEIRA, 2021), de base bakhtiniana (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017), pela qual investigamos a constituição de aspectos como dialogismo, alteridade, discursividade, interação e responsividade na comunicação dessa criança. Interessa-nos observar, em conjunto a essas noções, os recursos multimodais como gestos, produção vocal e direcionamento do olhar, partes de uma mesma matriz de produção cognitiva (MCNEILL, 1985, 2000, 2006; KENDON, 1988, 1996, 2000, 2016; CAVALCANTE, 2008; ÁVILA-NÓBREGA, 2010), que emergem em cenas de Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2019). Esta última premissa, que compreende a sincronia entre criança, adulto e um objeto ou tópico de atenção, será observada, principalmente, consoante o viés dado por Ávila Nóbrega (2017), ao entender que, na dinâmica da comunicação, essas relações envolvem um Engajamento Conjunto, construído colaborativamente entre os parceiros da interação. Ademais, por essas ações ocorrerem em cenas do cotidiano familiar, assumem importância as noções sobre formatos – atividades rotinizadas, cuja composição mais estabilizada fornece regularidades para a compreensão e desenvolvimento da linguagem (BRUNER, 1984, 1997, 2007). Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, de cunho qualitativo e longitudinal, cujo corpus é composto por gravações de vídeo, realizadas bimestralmente, em situações de interação familiar. Os resultados de nossas análises demonstram que as ações comunicativas da criança precisam ser interpretadas a partir de uma mescla de componentes multimodais, formando um envelope multimodal (ÁVILA NÓBREGA, 2010), e que sua participação no processo dialógico se faz por ações responsivas que demonstram sua inserção na linguagem.The table of characteristics, related to Autism Spectrum Disorder (ASD), describes some alterations that qualitatively influence the domains of communication/social interaction and behavior pattern. Especially in the field of communication, there are children with different levels of linguistic development, from those who express themselves through a well-formulated language, to those who present more expressive singularities, manifesting themselves through echolalia, or situating themselves in what is characterized as mutism, that is, absence of language (APA, 2014; SCHMIDT, 2017). In view of this last condition, this is, of children who have more expressive difficulties in expressing language, this work is situated. Therefore, the objective is to look at the data of Gu (from 5 to 6;8 years old), an autistic child who expresses himself through vocalizations, babbling and gestures, in order to analyze the ways of functioning of his language during the dialogic interaction. Assuming that the child is in language and communicates through his actions, gestures and vocal production, it is observed which multimodal resources he mobilizes during the interaction, in which the role of the adult and the context in this process are also highlighted. Therefore, this research is based on a dialogical-discursive and multimodal approach (DEL RÉ; DE PAULA; MENDONÇA, 2014 a and b; DEL RÉ; HILÁRIO; VIEIRA, 2021), based on Bakhtinian theory (BAKHTIN, 2011; VOLÓCHINOV, 2017), through which we investigated the constitution of aspects such as dialogism, otherness, discourse, interaction and responsiveness in this child's communication. We are interested in observing, together with these notions, multimodal resources such as gestures, vocal production and gaze direction, parts of the same cognitive production matrix (MCNEILL, 1985, 2000, 2006; KENDON, 1988, 1996, 2000, 2016 ; CAVALCANTE, 2008; ÁVILA-NÓBREGA, 2010), which emerge in scenes of Joint Attention (TOMASELLO, 2019). This last premise, which involves the synchrony between child, adult and an object or topic of attention, will be observed, mainly, according to the bias given by Ávila Nóbrega (2017), understanding that, in the dynamics of communication, these relationships involve an Engagement Set, built collaboratively between the interaction partners. Furthermore, because these actions occur in everyday family scenes, notions about formats – routinized activities, whose more stabilized composition provides regularities for language understanding and development – are important (BRUNER, 1984, 1997, 2007). Methodologically, this research is configured as a case study, of a qualitative and longitudinal nature, whose corpus is composed of video recordings, recorded every two months, in situations of family interaction. The results of our analyzes demonstrate that the child's communicative actions need to be interpreted from a mix of multimodal components, forming a multimodal envelope (ÁVILA-NÓBREGA, 2010), and their participation in the dialogical process is done through responsive actions that demonstrate its insertion in the language.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Del Ré, Alessandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Canonico, Silvia Aparecida2023-05-09T19:29:13Z2023-05-09T19:29:13Z2022-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24333133004030009P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:06:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:10:57.372231Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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