O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91303
Resumo: Estudos recentes mostram que nem sempre é possível para o professor colocar suas crenças em prática. Tendo em vista tal perspectiva, nesta dissertação, parti do pressuposto que fatores contextuais são um dos grandes responsáveis pela dissonância entre as crenças e as práticas pedagógicas dos professores de línguas estrangeiras. Meus objetivos foram (a) explicitar e analisar minhas crenças e as da professora participante sobre o ensino de línguas estrangeiras; (b) detectar e analisar quais são nossas práticas pedagógicas; (c) por meio desse processo de interlocução, buscar possíveis relações entre o que acreditamos e o que fazemos em sala de aula; (d) produzir conhecimentos que possam contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa e para intervenções mais adequadas, segundo seus contextos de ensino. As perguntas que orientaram esta dissertação foram: (1) quais são as crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de duas professoras de língua inglesa da rede pública de ensino? (2) quais as possíveis relações que se estabelecem entre essas crenças e as práticas pedagógicas das duas participantes? O arcabouço teórico deste estudo se fundamenta em um conceito de língua como instrumento de interação e nos estudos sobre crenças. O arcabouço metodológico se fundamenta na Pesquisa Narrativa, por meio da qual escrevo textos de pesquisa, tentando tecer significados acerca de nossas crenças e práticas a partir do material documentário coletado - (a) as histórias de nossa prática pedagógica narradas por mim e pela professora participante, (b) encontros reflexivos, (c) entrevista semiestruturada, (d) filmagem de aulas e (e) observações de aulas. Baseada nos princípios da Hermenêutica, a análise do material documentário objetivou confrontar nossos discursos e ações como professoras de línguas...
id UNSP_c80b6b886f7b38c3524dd22c40069775
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91303
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicasLíngua inglesa - Estudo e ensinoLíngua inglesa - Formação de professoresLingua inglesa - Práticas pedagógicasBeliefsTeacher developmentTeaching of englishNarrative inquiryEstudos recentes mostram que nem sempre é possível para o professor colocar suas crenças em prática. Tendo em vista tal perspectiva, nesta dissertação, parti do pressuposto que fatores contextuais são um dos grandes responsáveis pela dissonância entre as crenças e as práticas pedagógicas dos professores de línguas estrangeiras. Meus objetivos foram (a) explicitar e analisar minhas crenças e as da professora participante sobre o ensino de línguas estrangeiras; (b) detectar e analisar quais são nossas práticas pedagógicas; (c) por meio desse processo de interlocução, buscar possíveis relações entre o que acreditamos e o que fazemos em sala de aula; (d) produzir conhecimentos que possam contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa e para intervenções mais adequadas, segundo seus contextos de ensino. As perguntas que orientaram esta dissertação foram: (1) quais são as crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de duas professoras de língua inglesa da rede pública de ensino? (2) quais as possíveis relações que se estabelecem entre essas crenças e as práticas pedagógicas das duas participantes? O arcabouço teórico deste estudo se fundamenta em um conceito de língua como instrumento de interação e nos estudos sobre crenças. O arcabouço metodológico se fundamenta na Pesquisa Narrativa, por meio da qual escrevo textos de pesquisa, tentando tecer significados acerca de nossas crenças e práticas a partir do material documentário coletado - (a) as histórias de nossa prática pedagógica narradas por mim e pela professora participante, (b) encontros reflexivos, (c) entrevista semiestruturada, (d) filmagem de aulas e (e) observações de aulas. Baseada nos princípios da Hermenêutica, a análise do material documentário objetivou confrontar nossos discursos e ações como professoras de línguas...Recent studies on teachers’ beliefs show that they are not necessarily expressed in their pedagogical practice. This dissertation is grounded on such perspective and on the presupposition that contextual factors are mainly responsible for the discontinuity between foreign language teachers’ beliefs and their work in the classroom. The objectives of this study were: (a) to make explicit and to analyze my own beliefs regarding foreign language teaching and those of my participant teacher; (b) to detect and to analyze our pedagogical practices; (c) by means of shared reflection, to search for possible relationships between what we believe in and what we do in our classrooms; (d) to produce knowledge as to contribute with the continuing development of teachers of English and adequate intervention in their respective teaching contexts. The research questions that guided my inquiry were the following: (a) what are the beliefs regarding the teaching/learning processes of two public schools teachers of English? (b) what possible relationships can be traced between the beliefs and the pedagogical practice of both participants? The theoretical framework of this study is grounded on a concept of language as an instrument of interaction and on the studies about teachers’ beliefs. The methodological framework draws on the principles of Narrative Inquiry in which I write research texts trying to weave meanings about our beliefs and practices based on the documentary materials that were collected – a) the stories that were told by me and my participant; (b) reflective conversations; (c) semi-structured interviews; (d) video-taped classes; and (e) classroom observation. The analysis of the documentary material was based on hermeneutic principles and aimed at confronting our discourses and actions as foreign language teachers...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]2014-06-11T19:25:17Z2014-06-11T19:25:17Z2008-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis161 f.application/pdfOLIVEIRA, Roberta Marafon Rodrigues de. O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91303000559490oliveira_rmr_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:11:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91303Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
title O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
spellingShingle O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Práticas pedagógicas
Beliefs
Teacher development
Teaching of english
Narrative inquiry
title_short O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
title_full O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
title_fullStr O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
title_sort O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas
author Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
author_facet Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Roberta Marafon Rodrigues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Práticas pedagógicas
Beliefs
Teacher development
Teaching of english
Narrative inquiry
topic Língua inglesa - Estudo e ensino
Língua inglesa - Formação de professores
Lingua inglesa - Práticas pedagógicas
Beliefs
Teacher development
Teaching of english
Narrative inquiry
description Estudos recentes mostram que nem sempre é possível para o professor colocar suas crenças em prática. Tendo em vista tal perspectiva, nesta dissertação, parti do pressuposto que fatores contextuais são um dos grandes responsáveis pela dissonância entre as crenças e as práticas pedagógicas dos professores de línguas estrangeiras. Meus objetivos foram (a) explicitar e analisar minhas crenças e as da professora participante sobre o ensino de línguas estrangeiras; (b) detectar e analisar quais são nossas práticas pedagógicas; (c) por meio desse processo de interlocução, buscar possíveis relações entre o que acreditamos e o que fazemos em sala de aula; (d) produzir conhecimentos que possam contribuir para a formação continuada de professores de língua inglesa e para intervenções mais adequadas, segundo seus contextos de ensino. As perguntas que orientaram esta dissertação foram: (1) quais são as crenças sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira de duas professoras de língua inglesa da rede pública de ensino? (2) quais as possíveis relações que se estabelecem entre essas crenças e as práticas pedagógicas das duas participantes? O arcabouço teórico deste estudo se fundamenta em um conceito de língua como instrumento de interação e nos estudos sobre crenças. O arcabouço metodológico se fundamenta na Pesquisa Narrativa, por meio da qual escrevo textos de pesquisa, tentando tecer significados acerca de nossas crenças e práticas a partir do material documentário coletado - (a) as histórias de nossa prática pedagógica narradas por mim e pela professora participante, (b) encontros reflexivos, (c) entrevista semiestruturada, (d) filmagem de aulas e (e) observações de aulas. Baseada nos princípios da Hermenêutica, a análise do material documentário objetivou confrontar nossos discursos e ações como professoras de línguas...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-17
2014-06-11T19:25:17Z
2014-06-11T19:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Roberta Marafon Rodrigues de. O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91303
000559490
oliveira_rmr_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv OLIVEIRA, Roberta Marafon Rodrigues de. O ensino de lingua estrangeira (inglês): as relações entre as crenças e as práticas pedagógicas. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000559490
oliveira_rmr_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128217024823296