Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Perozzi da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero, Pimenta, Juliana Carla Fleiria, Duci, Juliana Rossi, Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
http://hdl.handle.net/11449/125367
Resumo: This article aims to discuss and reflect on the contributions of the Critical Theory of Society called for the field of education in times of increasing technological development. Therefore, we look to the works of three authors exponents of Critical Theory: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse, highlighting the reflections and analyzes of these authors and using them as input in the educational field. The selfreflective and self-education is conceived in its potential to overcome the conditions of domination that remain in our society increasingly technified and supposedly democratic. Thus, the educational praxis think it seems like something urgent and necessary to be broken with certain conditions that keeps our potential to barbarism.
id UNSP_c87841870345b3a14a984c7d2f654826
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125367
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológicaCritical theory of society: a look at education in times of technological societyCritical TheoryEducationTechnologyWalter BenjaminTheodor W. AdornoHerbert MarcuseTeoria CriticaEducaçãoTecnologiaThis article aims to discuss and reflect on the contributions of the Critical Theory of Society called for the field of education in times of increasing technological development. Therefore, we look to the works of three authors exponents of Critical Theory: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse, highlighting the reflections and analyzes of these authors and using them as input in the educational field. The selfreflective and self-education is conceived in its potential to overcome the conditions of domination that remain in our society increasingly technified and supposedly democratic. Thus, the educational praxis think it seems like something urgent and necessary to be broken with certain conditions that keeps our potential to barbarism.O presente artigo pretende discutir e refletir sobre as contribuições da chamada Teoria Crítica da Sociedade para o campo da educação em tempos de crescente desenvolvimento tecnológico. Para tanto, voltamos o olhar para as obras de três autores expoentes da Teoria Crítica: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno e Herbert Marcuse, destacando as reflexões e análises desses autores e utilizando-as como subsídio no campo educativo. A educação autorreflexiva e autocrítica é pensada em seu potencial para a superação das condições de dominação que permanecem em nossa sociedade, cada vez mais tecnificada e pretensamente democrática. Desse modo, pensar a práxis educativa se afigura como algo urgente e necessário para que se rompa com certas condições que mantêm nosso potencial à barbárie.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, CEP 14800900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Unesp - Campus de Araraquara, Jardim Quitandinha, CEP 14800900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Faculdade Orígenes Lessa (Facol)Silveira, Bruno Perozzi daStefanuto, Jéssica Raquel RodegueroPimenta, Juliana Carla FleiriaDuci, Juliana RossiLastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]2015-07-15T18:28:59Z2015-07-15T18:28:59Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article164-178application/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, n. 1, p. 164-178, 2013.2178-4612http://hdl.handle.net/11449/125367ISSN2178-4612-2013-18-01-164-178.pdf2752243344158475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporConjectura: Filosofia e Educacaoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-07T06:28:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125367Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-07T06:28:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
Critical theory of society: a look at education in times of technological society
title Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
spellingShingle Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
Silveira, Bruno Perozzi da
Critical Theory
Education
Technology
Walter Benjamin
Theodor W. Adorno
Herbert Marcuse
Teoria Critica
Educação
Tecnologia
title_short Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
title_full Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
title_fullStr Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
title_full_unstemmed Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
title_sort Teoria crítica da sociedade: um olhar sobre a educação em tempos de sociedade tecnológica
author Silveira, Bruno Perozzi da
author_facet Silveira, Bruno Perozzi da
Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Pimenta, Juliana Carla Fleiria
Duci, Juliana Rossi
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_role author
author2 Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Pimenta, Juliana Carla Fleiria
Duci, Juliana Rossi
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Faculdade Orígenes Lessa (Facol)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruno Perozzi da
Stefanuto, Jéssica Raquel Rodeguero
Pimenta, Juliana Carla Fleiria
Duci, Juliana Rossi
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Critical Theory
Education
Technology
Walter Benjamin
Theodor W. Adorno
Herbert Marcuse
Teoria Critica
Educação
Tecnologia
topic Critical Theory
Education
Technology
Walter Benjamin
Theodor W. Adorno
Herbert Marcuse
Teoria Critica
Educação
Tecnologia
description This article aims to discuss and reflect on the contributions of the Critical Theory of Society called for the field of education in times of increasing technological development. Therefore, we look to the works of three authors exponents of Critical Theory: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno and Herbert Marcuse, highlighting the reflections and analyzes of these authors and using them as input in the educational field. The selfreflective and self-education is conceived in its potential to overcome the conditions of domination that remain in our society increasingly technified and supposedly democratic. Thus, the educational praxis think it seems like something urgent and necessary to be broken with certain conditions that keeps our potential to barbarism.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:59Z
2015-07-15T18:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, n. 1, p. 164-178, 2013.
2178-4612
http://hdl.handle.net/11449/125367
ISSN2178-4612-2013-18-01-164-178.pdf
2752243344158475
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2046
http://hdl.handle.net/11449/125367
identifier_str_mv Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 18, n. 1, p. 164-178, 2013.
2178-4612
ISSN2178-4612-2013-18-01-164-178.pdf
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Conjectura: Filosofia e Educacao
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 164-178
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965547374313472