O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Bruno Guaraldo de Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/190969
Resumo: Os leitores paulistas do início do século XX tiveram à sua disposição uma significativa oferta de livros sobre ioga. A Editora e Livraria d’O Pensamento, fundada em 1907, exerceu papel pioneiro na intermediação, tradução, edição e difusão destes livros, sendo a única editora especializada no ramo na cidade de São Paulo, e inaugurou, desta forma, o que se pode chamar de um mercado editorial de livros de ioga no Brasil. A Editora já contava, em 1920, com um extenso catálogo de livros espiritualistas e de ioga, uma rede de distribuição nacional via correspondência, tiragens anuais de pelo menos 25.000 exemplares ao todo, e além dos livros, publicava a revista mensal O Pensamento desde 1907, impressa ininterruptamente até a atualidade. Quais são os primeiros livros de ioga em São Paulo? Quem eram os autores e tradutores? Como foram difundidos? Como se inseriram no contexto do mercado editorial? Como pode ter se dado sua recepção e leitura? O objetivo desta dissertação é demonstrar como se deu o surgimento e a consolidação deste ramo no mercado editorial. Partindo da análise de fontes históricas e com base no “Circuito das Comunicações”, metodologia proposta por Robert Darnton, será defendida a hipótese de que os livros de ioga surgiram e se consolidaram no mercado através dos esforços de Antônio Olívio Rodrigues e seus associados na produção, difusão e criação de um público leitor cativo da ioga e do caráter eclético e cosmopolita de São Paulo durante a Belle Époque, onde um vertiginoso crescimento econômico e populacional, advindos do sucesso da economia cafeeira e da imigração em massa, gerou significativo aumento e diversificação da demanda por livros novos, cada vez mais exóticos e misteriosos, como, no caso desta dissertação, os livros de ioga.
id UNSP_c8ac6e2c4ec93806122948c92a9dc796
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/190969
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)The Guru made of Paper: ioga books in São Paulo's Belle Époque (1910-1925)História do LivroHistória da LeituraMercado EditorialIogaSão PauloHistory of the bookHistory of readingEditorial marketYogaOs leitores paulistas do início do século XX tiveram à sua disposição uma significativa oferta de livros sobre ioga. A Editora e Livraria d’O Pensamento, fundada em 1907, exerceu papel pioneiro na intermediação, tradução, edição e difusão destes livros, sendo a única editora especializada no ramo na cidade de São Paulo, e inaugurou, desta forma, o que se pode chamar de um mercado editorial de livros de ioga no Brasil. A Editora já contava, em 1920, com um extenso catálogo de livros espiritualistas e de ioga, uma rede de distribuição nacional via correspondência, tiragens anuais de pelo menos 25.000 exemplares ao todo, e além dos livros, publicava a revista mensal O Pensamento desde 1907, impressa ininterruptamente até a atualidade. Quais são os primeiros livros de ioga em São Paulo? Quem eram os autores e tradutores? Como foram difundidos? Como se inseriram no contexto do mercado editorial? Como pode ter se dado sua recepção e leitura? O objetivo desta dissertação é demonstrar como se deu o surgimento e a consolidação deste ramo no mercado editorial. Partindo da análise de fontes históricas e com base no “Circuito das Comunicações”, metodologia proposta por Robert Darnton, será defendida a hipótese de que os livros de ioga surgiram e se consolidaram no mercado através dos esforços de Antônio Olívio Rodrigues e seus associados na produção, difusão e criação de um público leitor cativo da ioga e do caráter eclético e cosmopolita de São Paulo durante a Belle Époque, onde um vertiginoso crescimento econômico e populacional, advindos do sucesso da economia cafeeira e da imigração em massa, gerou significativo aumento e diversificação da demanda por livros novos, cada vez mais exóticos e misteriosos, como, no caso desta dissertação, os livros de ioga.São Paulo’s reading public in the beginning of the XX century had at their disposal a significant offer of books about yoga. The Library and Publishing House “O Pensamento”, founded in 1907, played a major role in the mediation, traduction, edition and distribution of theses books, being the only specialized in the branch of yoga in São Paulo, starting what can be understood as an yoga editorial market in Brazil. The Publishing House “O Pensamento” already had, in 1920, an extensive catalogue of spiritualism books, about magic and yoga, a national distribution network through correspondence, yearly production of 25.000 books, not to mention a magazine, O Pensamento, which is being published initerruptly since 1907. What are the first books of yoga in São Paulo? Who were their authors and translators? How was the distribution? How did they fit in the editorial market context at the time? The objective of this work is to demonstrate how was the beginning and consolidation of this branch of the editorial market, starting from the analysis of historical sources. Based on “Communications’ Circuit”, methodology offered by Robert Darnton, the hypothesis that will be defended is that books about yoga arised and consolidated in editorial market through the efforts of Antonio Olívio Rodrigues and associates in the production, distribution and creation of a reading public of their own, in a very eclectic and cosmopolite São Paulo, during the Belle Époque, where a critical economical and populational growth, resulted from a successful coffee-based economy and mass immigration, generated a significant increase and diversification on the demands for new books, always more mysterious ones, like, in the case of this work, books about yoga.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Valéria dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Bruno Guaraldo de Paula2019-11-04T17:05:12Z2019-11-04T17:05:12Z2019-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19096900092662533004072013P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T18:37:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/190969Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:52.632401Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
The Guru made of Paper: ioga books in São Paulo's Belle Époque (1910-1925)
title O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
spellingShingle O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
Silveira, Bruno Guaraldo de Paula
História do Livro
História da Leitura
Mercado Editorial
Ioga
São Paulo
History of the book
History of reading
Editorial market
Yoga
title_short O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
title_full O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
title_fullStr O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
title_full_unstemmed O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
title_sort O Guru de Papel: livros de ioga na São Paulo da Belle Époque (1910-1925)
author Silveira, Bruno Guaraldo de Paula
author_facet Silveira, Bruno Guaraldo de Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Valéria dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Bruno Guaraldo de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv História do Livro
História da Leitura
Mercado Editorial
Ioga
São Paulo
History of the book
History of reading
Editorial market
Yoga
topic História do Livro
História da Leitura
Mercado Editorial
Ioga
São Paulo
History of the book
History of reading
Editorial market
Yoga
description Os leitores paulistas do início do século XX tiveram à sua disposição uma significativa oferta de livros sobre ioga. A Editora e Livraria d’O Pensamento, fundada em 1907, exerceu papel pioneiro na intermediação, tradução, edição e difusão destes livros, sendo a única editora especializada no ramo na cidade de São Paulo, e inaugurou, desta forma, o que se pode chamar de um mercado editorial de livros de ioga no Brasil. A Editora já contava, em 1920, com um extenso catálogo de livros espiritualistas e de ioga, uma rede de distribuição nacional via correspondência, tiragens anuais de pelo menos 25.000 exemplares ao todo, e além dos livros, publicava a revista mensal O Pensamento desde 1907, impressa ininterruptamente até a atualidade. Quais são os primeiros livros de ioga em São Paulo? Quem eram os autores e tradutores? Como foram difundidos? Como se inseriram no contexto do mercado editorial? Como pode ter se dado sua recepção e leitura? O objetivo desta dissertação é demonstrar como se deu o surgimento e a consolidação deste ramo no mercado editorial. Partindo da análise de fontes históricas e com base no “Circuito das Comunicações”, metodologia proposta por Robert Darnton, será defendida a hipótese de que os livros de ioga surgiram e se consolidaram no mercado através dos esforços de Antônio Olívio Rodrigues e seus associados na produção, difusão e criação de um público leitor cativo da ioga e do caráter eclético e cosmopolita de São Paulo durante a Belle Époque, onde um vertiginoso crescimento econômico e populacional, advindos do sucesso da economia cafeeira e da imigração em massa, gerou significativo aumento e diversificação da demanda por livros novos, cada vez mais exóticos e misteriosos, como, no caso desta dissertação, os livros de ioga.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04T17:05:12Z
2019-11-04T17:05:12Z
2019-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/190969
000926625
33004072013P0
url http://hdl.handle.net/11449/190969
identifier_str_mv 000926625
33004072013P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129251203874816