Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151196 |
Resumo: | O desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. |
id |
UNSP_c90be00881ff082c7c3165a1f787b74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151196 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulistaTraining x information: the ideology of the information society and its consequences in public education in the State of São PauloTecnologiaEducaçãoDialéticaSociedade da informaçãoSociedade do conhecimentoMarxismoPedagogia histórico-críticaO desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.Technological development operated by the contemporary capitalism is causing profound changes in the order of capital so that many thinkers suggest that we enter a new corporate structure that has as base material and symbolic information. According to this theoretical underpinning, traditional education, based on the transmission of knowledge by the teacher figure became obsolete before the sea of information available on the network and needs to be replaced by a competency model, which aims to empower individuals to use this information in everyday tasks. What the discourse of the information society neglects, despite the intention of part of its supporters are their political and ideological consequences that converge on the thesis that proclaim the "end of history" by removing the horizon, the prospects for a radical transformation of society. This work is dedicated to demystify contemporary technological discourse and its consequences for public education in the light of Marxist philosophy of technology, taking as object the Teacher Training Course of the Secretariat of the State of São Paulo Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]2017-07-26T16:33:52Z2017-07-26T16:33:52Z2017-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15119600088950033004056088P95446515762795697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151196Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:55.861199Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista Training x information: the ideology of the information society and its consequences in public education in the State of São Paulo |
title |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
spellingShingle |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista Mattosinho, Lucas Sá [UNESP] Tecnologia Educação Dialética Sociedade da informação Sociedade do conhecimento Marxismo Pedagogia histórico-crítica |
title_short |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
title_full |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
title_fullStr |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
title_full_unstemmed |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
title_sort |
Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista |
author |
Mattosinho, Lucas Sá [UNESP] |
author_facet |
Mattosinho, Lucas Sá [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mattosinho, Lucas Sá [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação Dialética Sociedade da informação Sociedade do conhecimento Marxismo Pedagogia histórico-crítica |
topic |
Tecnologia Educação Dialética Sociedade da informação Sociedade do conhecimento Marxismo Pedagogia histórico-crítica |
description |
O desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26T16:33:52Z 2017-07-26T16:33:52Z 2017-05-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151196 000889500 33004056088P9 5446515762795697 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151196 |
identifier_str_mv |
000889500 33004056088P9 5446515762795697 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129496257134592 |