Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151196
Resumo: O desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.
id UNSP_c90be00881ff082c7c3165a1f787b74c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151196
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulistaTraining x information: the ideology of the information society and its consequences in public education in the State of São PauloTecnologiaEducaçãoDialéticaSociedade da informaçãoSociedade do conhecimentoMarxismoPedagogia histórico-críticaO desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.Technological development operated by the contemporary capitalism is causing profound changes in the order of capital so that many thinkers suggest that we enter a new corporate structure that has as base material and symbolic information. According to this theoretical underpinning, traditional education, based on the transmission of knowledge by the teacher figure became obsolete before the sea of information available on the network and needs to be replaced by a competency model, which aims to empower individuals to use this information in everyday tasks. What the discourse of the information society neglects, despite the intention of part of its supporters are their political and ideological consequences that converge on the thesis that proclaim the "end of history" by removing the horizon, the prospects for a radical transformation of society. This work is dedicated to demystify contemporary technological discourse and its consequences for public education in the light of Marxist philosophy of technology, taking as object the Teacher Training Course of the Secretariat of the State of São Paulo Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]2017-07-26T16:33:52Z2017-07-26T16:33:52Z2017-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15119600088950033004056088P95446515762795697porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151196Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:55.861199Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
Training x information: the ideology of the information society and its consequences in public education in the State of São Paulo
title Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
spellingShingle Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]
Tecnologia
Educação
Dialética
Sociedade da informação
Sociedade do conhecimento
Marxismo
Pedagogia histórico-crítica
title_short Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
title_full Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
title_fullStr Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
title_full_unstemmed Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
title_sort Formação x informação: a ideologia da sociedade do conhecimento e suas consequências no ensino público paulista
author Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]
author_facet Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattosinho, Lucas Sá [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Dialética
Sociedade da informação
Sociedade do conhecimento
Marxismo
Pedagogia histórico-crítica
topic Tecnologia
Educação
Dialética
Sociedade da informação
Sociedade do conhecimento
Marxismo
Pedagogia histórico-crítica
description O desenvolvimento tecnológico operado pelo capitalismo contemporâneo vem causando transformações profundas na ordem do capital de modo que inúmeros pensadores sugerem que entramos numa nova organização societária que tem como base material e simbólica, a informação. Segundo esse esteio teórico, a educação tradicional, baseada na transmissão de conhecimentos pela figura do professor se tornou obsoleta diante do mar de informações disponíveis em rede, necessitando ser substituída por um modelo de competências, que visa capacitar os indivíduos para a utilização essas informações nas tarefas cotidianas. O que o discurso da sociedade da informação e do conhecimento omite, a despeito da intenção de parte de seus defensores, são as suas consequências político-ideológicas, que convergem para as teses que apregoam o “fim da história”, ao retirar do horizonte, as perspectivas de uma transformação radical da sociedade. O presente trabalho se dedica a desmitificar os discursos tecnológicos contemporâneos e suas consequências para a educação pública, à luz da filosofia marxista da tecnologia, tomando como objeto o Curso de Formação de Professores da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-26T16:33:52Z
2017-07-26T16:33:52Z
2017-05-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151196
000889500
33004056088P9
5446515762795697
url http://hdl.handle.net/11449/151196
identifier_str_mv 000889500
33004056088P9
5446515762795697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129496257134592