Os enigmas como instrumento para o desenvolvimento de autoconfiança e de atitudes positivas em relação à matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fabiana Chiericci
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153586
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o desenvolvimento de atitudes positivas e de autoconfiança, em relação à Matemática, em alunos do ensino fundamental I, 4º e 5º anos, por meio do uso de problemas não estruturados. Para solucionar esses problemas, que têm um perfil de enigma, os alunos em questão eram instigados a utilizar seus conhecimentos prévios, formulando questões e construindo a resolução em grupo, como um quebra-cabeça verbal. O fato de não possuir algoritmos prontos e acabados, faz com que esses problemas tragam um novo olhar do aluno para a disciplina de Matemática. E ainda, despertam a autoconfiança e as atitudes positivas por conseguirem solucionar problemas utilizando-se dos conhecimentos prévios adquiridos, ou seja, por encontrarem sentido nos conceitos matemáticos aprendidos. Essa pesquisa é de cunho quali-quantitativo que tem como eixo norteador o levantamento de dados, a compreensão de comportamentos, opiniões e expectativas e a análise da Escala de Atitudes da amostra utilizada. Através desta escala, foi possível considerar as atitudes positivas ou negativas de 16 alunos de uma escola pública estadual de ensino fundamental I da cidade de São Carlos em relação à disciplina. Considerando que o tempo foi breve e que cada indivíduo tem um tempo para ter seu insight, pode-se contemplar um resultado positivo, no qual constatamos um aumento de 31% para 75% dos alunos que passaram a ter atitudes positivas em relação à Matemática. Portanto, consideramos que há a necessidade de despertar no aluno sua autoconfiança e a atitudes positivas, o que pode contribuir para que tenham um melhor desempenho na disciplina.
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