Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José Régio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91597 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre a produção dramática do presentista José Régio, observando a temática do sujeito duplo que se infiltra nas suas personagens, figuras que parecem viver sempre um mesmo drama: o drama da identidade. Constatamos que os protagonistas regianos encontram-se perturbados por não saberem quem realmente são e por não conseguirem compreender as suas angústias íntimas, que estão em constante conflito com suas aparências exteriores. Tais personagens sofrem com a sua dupla natureza (aparência e essência) que se materializa no palco e este acaba se tornando um espaço apropriado para uma luta interior. A investigação sobre o tema do indivíduo duplo acabou por constituir, enfim, o suporte para estudarmos a produção teatral do autor. Contudo, notamos a questão da duplicidade não se manifesta apenas no conflito íntimo das personagens, mas também no modo de composição teatral das peças de José Régio. Com a leitura da sua obra dramática notamos que os textos de Régio, em diálogo com outros textos da tradição literária, histórica e de cultura cristã, sugerem sentidos dúbios (duplos, no mínimo), sendo a intertextualidade o recurso usado pelo autor para a elaboração das suas peças... . |
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Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José RégioRégio, José, 1901-1969 - Crítica e interpretaçãoEstudos literáriosDramaturgiaIntertextualidadeTeatro portuguêsEsta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre a produção dramática do presentista José Régio, observando a temática do sujeito duplo que se infiltra nas suas personagens, figuras que parecem viver sempre um mesmo drama: o drama da identidade. Constatamos que os protagonistas regianos encontram-se perturbados por não saberem quem realmente são e por não conseguirem compreender as suas angústias íntimas, que estão em constante conflito com suas aparências exteriores. Tais personagens sofrem com a sua dupla natureza (aparência e essência) que se materializa no palco e este acaba se tornando um espaço apropriado para uma luta interior. A investigação sobre o tema do indivíduo duplo acabou por constituir, enfim, o suporte para estudarmos a produção teatral do autor. Contudo, notamos a questão da duplicidade não se manifesta apenas no conflito íntimo das personagens, mas também no modo de composição teatral das peças de José Régio. Com a leitura da sua obra dramática notamos que os textos de Régio, em diálogo com outros textos da tradição literária, histórica e de cultura cristã, sugerem sentidos dúbios (duplos, no mínimo), sendo a intertextualidade o recurso usado pelo autor para a elaboração das suas peças... .Universidade Estadual Paulista (Unesp)Junqueira, Renata Soares [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Amorim, Isabelle Regina de [UNESP]2014-06-11T19:25:24Z2014-06-11T19:25:24Z2006-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis154 f.application/pdfAMORIM, Isabelle Regina de. Uma poética da dualidade: identidade e intertextualidade no teatro de José Régio. 2006. 154 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara., 2006.http://hdl.handle.net/11449/91597000464324amorim_ir_me_arafcl.pdf33004030016P014352274624677000000-0002-7053-795XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:27:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:38:56.614367Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Esta dissertação de mestrado propõe uma reflexão sobre a produção dramática do presentista José Régio, observando a temática do sujeito duplo que se infiltra nas suas personagens, figuras que parecem viver sempre um mesmo drama: o drama da identidade. Constatamos que os protagonistas regianos encontram-se perturbados por não saberem quem realmente são e por não conseguirem compreender as suas angústias íntimas, que estão em constante conflito com suas aparências exteriores. Tais personagens sofrem com a sua dupla natureza (aparência e essência) que se materializa no palco e este acaba se tornando um espaço apropriado para uma luta interior. A investigação sobre o tema do indivíduo duplo acabou por constituir, enfim, o suporte para estudarmos a produção teatral do autor. Contudo, notamos a questão da duplicidade não se manifesta apenas no conflito íntimo das personagens, mas também no modo de composição teatral das peças de José Régio. Com a leitura da sua obra dramática notamos que os textos de Régio, em diálogo com outros textos da tradição literária, histórica e de cultura cristã, sugerem sentidos dúbios (duplos, no mínimo), sendo a intertextualidade o recurso usado pelo autor para a elaboração das suas peças... . |
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