História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236169 |
Resumo: | O Estágio Curricular Supervisionado IV, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu na Escola Estadual Profª Leonor da Silva Carramona, em São José do Rio Preto. Constituindo três etapas: produção da História em Quadrinhos, observação e regência. A História em Quadrinhos “COVID-19 - O inimigo invisível" que aborda sobre o vírus SARS-CoV-2, COVID-19 e seus sintomas e formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O período de observação permitiu a compreensão do nível de conhecimento dos alunos e a ambientação da comunidade escolar. No período de regência, foram ministradas cinco aulas para cada turma do 6º ao 9º ano, relacionadas a COVID-19. Abordando sobre bactérias, vírus, vacinas e sistema imune, suas diferenças, características, enfatizando sobre o SARS-CoV 2, com base na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, também foi realizada a leitura da História em Quadrinhos em conjunto com os alunos, para abordar de forma mais dinâmica as estruturas, processos e reações do organismo que acontecem durante a infecção por um vírus. Atualmente, com a pandemia da COVID-19, a propagação de informações falsas nas mídias sociais, conjuntamente com o desestímulo dos alunos a aprender sobre a temática, devido aos nomes e processos biológicos difíceis e baixa compreensão do que é esse parasita intracelular obrigatório, dificulta ainda mais a proteção da população, que não entende sobre o assunto. Consideramos que ao final do estágio as(os) alunas(os) sejam capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação. |
id |
UNSP_ca0314599f1f9a638602d2b8910f24f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/236169 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisívelComic Book: COVID-19 - The invisible enemyCovid-19BiologiaMaterial de apoioVírusComic BookBiologySupport materialO Estágio Curricular Supervisionado IV, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu na Escola Estadual Profª Leonor da Silva Carramona, em São José do Rio Preto. Constituindo três etapas: produção da História em Quadrinhos, observação e regência. A História em Quadrinhos “COVID-19 - O inimigo invisível" que aborda sobre o vírus SARS-CoV-2, COVID-19 e seus sintomas e formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O período de observação permitiu a compreensão do nível de conhecimento dos alunos e a ambientação da comunidade escolar. No período de regência, foram ministradas cinco aulas para cada turma do 6º ao 9º ano, relacionadas a COVID-19. Abordando sobre bactérias, vírus, vacinas e sistema imune, suas diferenças, características, enfatizando sobre o SARS-CoV 2, com base na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, também foi realizada a leitura da História em Quadrinhos em conjunto com os alunos, para abordar de forma mais dinâmica as estruturas, processos e reações do organismo que acontecem durante a infecção por um vírus. Atualmente, com a pandemia da COVID-19, a propagação de informações falsas nas mídias sociais, conjuntamente com o desestímulo dos alunos a aprender sobre a temática, devido aos nomes e processos biológicos difíceis e baixa compreensão do que é esse parasita intracelular obrigatório, dificulta ainda mais a proteção da população, que não entende sobre o assunto. Consideramos que ao final do estágio as(os) alunas(os) sejam capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação.Supervised Internship IV, mandatory at undergraduate level, is allowed in several areas of knowledge acording to the curricular structure from Biological Sciences course. Through the internship, the education professionals put together both theoretical studies with practical work in their graduation. In this context, the aim of this work is to produce a Comic Book magazine which will be used as support material in classes, making the content more dynamic to students, stimulating scientific knowledge. The developmnent of this study took place in State School “Teacher Leonor da Silva Carramona”, in São José do Rio Preto, in three steps: the production of the Comic Book, the observation and the teaching part. The Comic Book “COVID-19 - The Invisible Enemy”, which is about the virus SARS-CoV-2; COVID-19, its symptopms, ways of diagnosis and its reactions to the immune system. The observation period allowed the comprehension of the students’ level of knowledge and the ambiance of the school community. During the teaching period, five lessons were given to each class from the 6th to the 9th grade, related to COVID-19 and approaching bacterias; viruses; vaccines and the immune system, its differences and characteristics, emphasizing the SARS-CoV2, all based in the Common National Base Curriculum. Furthermore, the reading of the Comic Book was done in group with the students in a more dynamic way to approach the structures, the biological processess and the organism reactions during a virus infection. Nowadays, with the COVID-19 pandemic, the spreading of false information on social media together with the students’ discouragement when it comes to learning about the thematics, due to the names and difficult biological processes and low comprehension of what this mandatory intracellular parasite is, makes the protection of the population - who does not understand about this subject - even more difficult. We consider that, by the end of the internship, the students will be able to understand more about the characteristics of a virus, its propagation, the reactions of the immuune system in an infection and the importance of immunizationNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rahal, Paula [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garcia, Yasmin L. N. L.Neufeld, Ygor P.2022-08-16T20:19:03Z2022-08-16T20:19:03Z2022-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236169porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-16T06:21:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236169Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:29:55.851083Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível Comic Book: COVID-19 - The invisible enemy |
title |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
spellingShingle |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível Garcia, Yasmin L. N. L. Covid-19 Biologia Material de apoio Vírus Comic Book Biology Support material |
title_short |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
title_full |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
title_fullStr |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
title_full_unstemmed |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
title_sort |
História em Quadrinhos: COVID-19 - O inimigo invisível |
author |
Garcia, Yasmin L. N. L. |
author_facet |
Garcia, Yasmin L. N. L. Neufeld, Ygor P. |
author_role |
author |
author2 |
Neufeld, Ygor P. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rahal, Paula [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Yasmin L. N. L. Neufeld, Ygor P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Biologia Material de apoio Vírus Comic Book Biology Support material |
topic |
Covid-19 Biologia Material de apoio Vírus Comic Book Biology Support material |
description |
O Estágio Curricular Supervisionado IV, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu na Escola Estadual Profª Leonor da Silva Carramona, em São José do Rio Preto. Constituindo três etapas: produção da História em Quadrinhos, observação e regência. A História em Quadrinhos “COVID-19 - O inimigo invisível" que aborda sobre o vírus SARS-CoV-2, COVID-19 e seus sintomas e formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O período de observação permitiu a compreensão do nível de conhecimento dos alunos e a ambientação da comunidade escolar. No período de regência, foram ministradas cinco aulas para cada turma do 6º ao 9º ano, relacionadas a COVID-19. Abordando sobre bactérias, vírus, vacinas e sistema imune, suas diferenças, características, enfatizando sobre o SARS-CoV 2, com base na Base Nacional Comum Curricular. Além disso, também foi realizada a leitura da História em Quadrinhos em conjunto com os alunos, para abordar de forma mais dinâmica as estruturas, processos e reações do organismo que acontecem durante a infecção por um vírus. Atualmente, com a pandemia da COVID-19, a propagação de informações falsas nas mídias sociais, conjuntamente com o desestímulo dos alunos a aprender sobre a temática, devido aos nomes e processos biológicos difíceis e baixa compreensão do que é esse parasita intracelular obrigatório, dificulta ainda mais a proteção da população, que não entende sobre o assunto. Consideramos que ao final do estágio as(os) alunas(os) sejam capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16T20:19:03Z 2022-08-16T20:19:03Z 2022-01-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/236169 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/236169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129210211893248 |