Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89841 |
Resumo: | A dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresas |
id |
UNSP_ca28d7aa4d48a6d1b883ff78026997b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89841 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresasDesenho industrialIdentidade visualVisual identitiesIndustrial designA dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresasThe main theme of this dissertation is the relations between the built environment and elements of corporate visual identities, especially within the context of spaces for trading and services for final user. Firstly, the review of literature approaches topics such as corporation identity and image, visual identity, environmental graphic design, reatil spaces' history, spatial perception and cognition, and some recent aspects of the economy. Therefore, the study's main objective is to discuss design and visual identity solutions, which can be applied on microenterprises' trade and services spaces. The analysis of questionnaires answered by a group of specialists (sample), as well as an organized interpretation of texs on the theme, made possible the identification of many design related aspects. These results were discussed based on the bibliography, focusing on the aplicability of design solutions in microenterprises' spaceCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Paula da Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP]2014-06-11T19:24:12Z2014-06-11T19:24:12Z2012-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis91 f. : il.application/pdfONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.http://hdl.handle.net/11449/89841000694659onofre_cel_me_bauru.pdf33004056082P049434840033651910000-0002-1510-7738Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:39:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89841Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:47.894433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
title |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
spellingShingle |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP] Desenho industrial Identidade visual Visual identities Industrial design |
title_short |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
title_full |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
title_fullStr |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
title_full_unstemmed |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
title_sort |
Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas |
author |
Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP] |
author_facet |
Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Landim, Paula da Cruz [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Onofre, Carlos Eduardo Lins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho industrial Identidade visual Visual identities Industrial design |
topic |
Desenho industrial Identidade visual Visual identities Industrial design |
description |
A dissertação tem como principal tema a relação entre o ambiente edificado e elementos de identidade visual de empresas, especialmente no contexto dos espaços de comércio e prestação de serviços voltados ao usuário final. Inicialmente uma revisão da literatura aborda tópicos como identidade e imagem corporativa, identidade visual, design gráfico, aplicado ao ambiente, histórico dos espaços de varejo, percepção e cognição ambiental, e alguns aspectos recentes da economia. Diante disso, é estabelecido como principal objetivo do trabalho discutir soluções de design e identidade visual aplicáveis aos espaços dos pontos de vendas ou prestação de serviços de microempresas. As análises de questionários respondidos por uma amostra de especialistas bem como a interpretação organizada de textos específicos sobre o tema possibilitaram a identificação de vários aspectos relacionados ao design. Estes resultados foram discutidos com base na bibliografia, dando-se atenção à aplicabilidade de soluções projetuais em espaços de microempresas |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-02 2014-06-11T19:24:12Z 2014-06-11T19:24:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012. http://hdl.handle.net/11449/89841 000694659 onofre_cel_me_bauru.pdf 33004056082P0 4943484003365191 0000-0002-1510-7738 |
identifier_str_mv |
ONOFRE, Carlos Eduardo Lins. Espaço e identidade visual: uma investigação sobre soluções de design para empresas. 2012. 91 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012. 000694659 onofre_cel_me_bauru.pdf 33004056082P0 4943484003365191 0000-0002-1510-7738 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
91 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128923398045696 |