Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013. |
id |
UFSC_74503d68784aebf536cd160eee58717d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107301 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city brandingDesenho industrialDesenho graficoIdentidade visualMarca de produtosGestão de designMarketingTurismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.Esta dissertação apresenta um estudo sobre a participação de Design Gráfico no projeto de identidade visual das marcas turísticas de cidades. O foco recai sobre a coerência da visualidade gráfica da marca com relação ao posicionamento socioeconômico e cultural das cidades, como instâncias de empreendimentos turísticos. O estudo do posicionamento das marcas de cidades foi baseado no livro Competitive Identity (ANHOLT, 2007), também, em Anholt city branding index (2006) e nas atualizações parciais desse índice (ANHOLT, 2009 e 2011). Além disso, as marcas gráficas de 30 cidades e os respectivos dados sobre seu posicionamento, como empreendimentos turísticos, foram coletadas em websites oficiais das cidades na internet. Tendo como base essas 30 cidades com um a marca gráfica turística da cidade, foi proposta uma classificação visual dessas baseando-se em três principais categorias: Categorização conceitual; a Categorização cinético-sensorial; Categorização visual. Com base nessas informações e na classificação da visualidade das marcas gráficas pesquisadas, foi realizado um estudo comparado, visando estabelecer coerências entre a comunicação visual da marca gráfica e o posicionamento socioeconômico e cultural das cidades turísticas. Diante disso, apresentam-se em destaque as marcas das cidades São Paulo e Melbourne, como um exemplo nacional e outro internacional da criatividade gráfica aplicada e da coerência entre o posicionamento do empreendimento turístico e a identidade visual da marca. <br>Sousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes2013-12-05T23:45:06Z2013-12-05T23:45:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il.application/pdf320033https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:16:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107301Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:16:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
title |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
spellingShingle |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes Desenho industrial Desenho grafico Identidade visual Marca de produtos Gestão de design Marketing Turismo |
title_short |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
title_full |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
title_fullStr |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
title_full_unstemmed |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
title_sort |
Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding |
author |
Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes |
author_facet |
Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Richard Perassi Luiz de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho industrial Desenho grafico Identidade visual Marca de produtos Gestão de design Marketing Turismo |
topic |
Desenho industrial Desenho grafico Identidade visual Marca de produtos Gestão de design Marketing Turismo |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T23:45:06Z 2013-12-05T23:45:06Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
320033 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301 |
identifier_str_mv |
320033 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
127 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651982287667200 |