Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.
id UFSC_74503d68784aebf536cd160eee58717d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107301
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city brandingDesenho industrialDesenho graficoIdentidade visualMarca de produtosGestão de designMarketingTurismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.Esta dissertação apresenta um estudo sobre a participação de Design Gráfico no projeto de identidade visual das marcas turísticas de cidades. O foco recai sobre a coerência da visualidade gráfica da marca com relação ao posicionamento socioeconômico e cultural das cidades, como instâncias de empreendimentos turísticos. O estudo do posicionamento das marcas de cidades foi baseado no livro Competitive Identity (ANHOLT, 2007), também, em Anholt city branding index (2006) e nas atualizações parciais desse índice (ANHOLT, 2009 e 2011). Além disso, as marcas gráficas de 30 cidades e os respectivos dados sobre seu posicionamento, como empreendimentos turísticos, foram coletadas em websites oficiais das cidades na internet. Tendo como base essas 30 cidades com um a marca gráfica turística da cidade, foi proposta uma classificação visual dessas baseando-se em três principais categorias: Categorização conceitual; a Categorização cinético-sensorial; Categorização visual. Com base nessas informações e na classificação da visualidade das marcas gráficas pesquisadas, foi realizado um estudo comparado, visando estabelecer coerências entre a comunicação visual da marca gráfica e o posicionamento socioeconômico e cultural das cidades turísticas. Diante disso, apresentam-se em destaque as marcas das cidades São Paulo e Melbourne, como um exemplo nacional e outro internacional da criatividade gráfica aplicada e da coerência entre o posicionamento do empreendimento turístico e a identidade visual da marca. <br>Sousa, Richard Perassi Luiz deUniversidade Federal de Santa CatarinaCardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes2013-12-05T23:45:06Z2013-12-05T23:45:06Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il.application/pdf320033https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:16:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107301Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:16:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
title Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
spellingShingle Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes
Desenho industrial
Desenho grafico
Identidade visual
Marca de produtos
Gestão de design
Marketing
Turismo
title_short Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
title_full Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
title_fullStr Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
title_full_unstemmed Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
title_sort Design gráfico na construção da identidade visual da marca turística em city branding
author Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes
author_facet Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Richard Perassi Luiz de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Helder Antonio Teixeira Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho industrial
Desenho grafico
Identidade visual
Marca de produtos
Gestão de design
Marketing
Turismo
topic Desenho industrial
Desenho grafico
Identidade visual
Marca de produtos
Gestão de design
Marketing
Turismo
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T23:45:06Z
2013-12-05T23:45:06Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 320033
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301
identifier_str_mv 320033
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651982287667200